A praia de Porto de Galinhas, localizada na região metropolitana de Recife (PE), é um dos lugares mais bonitos do país, despertando o interesse de turistas de dentro e de fora do Brasil. E, desde ontem, esse cenário paradisíaco é o endereço de diretores e dirigentes das Unimeds, que participam da 48ª edição Convenção Nacional Unimed. Representantes do cooperativismo brasileiro, como o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e o coordenador do Centro de Agronegócio da FGV/EESP e embaixador especial da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) para o cooperativismo mundial, Roberto Rodrigues, também participam do evento, realizado pela Central Nacional Unimed e Seguros Unimed.

A convenção, na qual estão sendo debatidas questões como inovação, soluções em saúde suplementar, o cenário econômico brasileiro, e perspectivas para o cooperativismo médico, começou nesta terça-feira (25) e termina na quinta, dia 27/9. Neste ano, o tema do evento é Somos Unimed. SomosCoop.

Segundo o presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin, o Sistema OCB tem sido um parceiro muito forte da Unimed, do ramo saúde como um todo. “Temos tido um apoio muito importante do Sescoop, por meio dos seus vários programas, ao longo dos últimos anos. É um grande trabalho de aprimoramento, de capacitação, garantindo qualidade à gestão das nossas cooperativas”, avalia a liderança.

Hoje de manhã, Renato Nobile e Roberto Rodrigues participaram do painel que apresentou aos presentes o Movimento SomosCoop, iniciativa do Sistema OCB que estimula a valorização do orgulho de fazer parte do cooperativismo e a sensibilização da sociedade brasileira sobre a importância de se reconhecer a contribuição social e econômica das cooperativas do país, bem como sua capacidade de transformação, por meio da geração de trabalho, emprego renda.

“O Sistema OCB criou o movimento SomosCoop para reforçar o conceito do cooperativismo e os benefícios do nosso modelo econômico. Temos como prioridade vidas humanas. Esse é o nosso maior diferencial, nosso maior patrimônio!”, define Orestes Pullin.

Para o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, o SomosCoop é um movimento que vem para dar força ao que as cooperativas já realizam, com o objetivo claro de dar visibilidade às iniciativas transformadoras e, acima de tudo, aos benefícios que o cooperativismo é capaz de apresentar. “O Sistema Unimed tem sido um apoiador importantíssimo, abraçando a causa, levando o SomosCoop em seus eventos, produtos e serviços. Vamos, juntos, mostrar para o Brasil nossa força, os benefícios de ser coop, e a felicidade que geramos”, reforça.

Na parte da tarde, os cooperados e executivos da Unimed debateram questões ligadas às boas práticas de gestão, governança, compliance, relacionamento com o cooperado, desenvolvimento profissional, revisão de processos, intercooperação e participaram, também, da apresentação de iniciativas de sucesso que podem ocorrer em outras partes do país. Dentre os exemplos, está a criação de um fundo imobiliário para a construção de um hospital e, também, as estratégias de ações preventivas para reduzir a judicialização.