Márcio Lopes de Freitas*

 

As cooperativas transformam realidades. Elas geram trabalho, renda, dignidade e felicidade em todos os cantos do país. Sabe por quê? Porque estão comprometidas com as comunidades onde se localizam. Costumo dizer que as cooperativas materializam aquilo que, para o cooperativismo, é o mais importante: a atuação focada em pessoas. E isso ocorre quando elas colocam em prática os princípios e os valores que fazem da cooperação o jeito mais humanizado de fechar negócios e de criar um ambiente onde todos ganham.

O cooperativismo, portanto, é um jeito de trabalhar diferenciado e é isso que torna as cooperativas empresas únicas, distintas de centenas de milhares de estabelecimentos focados no lucro pelo lucro e não no lucro pelas pessoas, como se o ter fosse mais importante que o ser.

E é exatamente esse jeito diferente de gerar resultados, cuidando das pessoas e preservando os recursos naturais que precisa ser reconhecido pela sociedade. É por isso que nós, do Sistema OCB, lançamos o movimento SomosCoop, que busca despertar a consciência das pessoas para a importância do cooperativismo e gerar orgulho naqueles que abraçam a causa.

Seu principal objetivo é conectar cooperativas, cooperados e a sociedade em torno de uma única causa: construir um Brasil mais justo, equilibrado e com mais oportunidades para todos, unindo desenvolvimento econômico e social, somando forças e compartilhando resultados. E é por acreditar nessa proposta diferenciada que trabalhamos diariamente, afinal torcemos não só pelo crescimento do cooperativismo no Brasil, mas pelo próprio Brasil.

Hoje, somos mais de 13 milhões de brasileiros que trabalham, no presente, por um país do futuro. E não estamos sozinhos. Temos dados que mostram o quanto já conseguimos fazer desse lema uma realidade. As nossas cooperativas têm uma contribuição importante na produção agropecuária nacional. Praticamente 50% de tudo o que é produzido no campo brasileiro, passa de alguma forma por uma cooperativa agropecuária.

O cooperativismo também o setor que garante inclusão e educação financeira a milhões de pessoas no país. Para se ter uma ideia, em 564 municípios brasileiros as cooperativas de crédito são as únicas instituições financeiras presentes.

E os benefícios do negócio cooperativo não se restringem somente aos setores agropecuário e financeiro. Fazemos o mesmo em muitas outras áreas. Na saúde, por exemplo, garantimos atendimento de qualidade para 28 milhões de brasileiros, contribuindo, também, com a ida de profissionais da área médica para os rincões do país.

Essa já é uma realidade nacional, mas sabemos que podemos ir muito mais longe para beneficiar um número maior de brasileiros. E é justamente por isso que apresento o movimento SomosCoop, que vai mostrar a toda a sociedade o que é o cooperativismo, seu jeito diferente de fazer negócios, seus valores e filosofia.

A nossa missão agora é fazer do SomosCoop um movimento conhecido de Norte a Sul do país. E quando digo que essa missão é nossa, incluo cada cooperado brasileiro, que acredita e trabalha pelo desenvolvimento do nosso Brasil. Sua participação – cooperado – é fundamental e começa agora, afinal, todo grande movimento tem um ponto de partida e, no caso do SomosCoop, o início de tudo é você!

Com sua ajuda, seu orgulho e sentimento de pertencimento, tenho certeza de que poderemos, juntos, mostrar ao Brasil, a força e a capacidade transformadora do cooperativismo, especialmente neste ano em que o seu voto tem o poder de mudar o destino do país. É hora de reafirmarmos o trabalho que fazemos em prol do que acreditamos! É hora de arregaçarmos as mangas e começarmos, hoje, como protagonistas, a construir o amanhã promissor que sonhamos… e merecemos!

Afinal de contas, o futuro é cooperativista e a moeda que a nova geração quer é exatamente o que temos de mais fundamental a oferecer: a confiança, fruto da união e da arte do ‘fazer juntos’. É isso que a sociedade contemporânea deseja. E é isso que, com certeza, as cooperativas brasileiras fazem muito bem.

Então, convido todos aqueles que já conhecem os benefícios do cooperativismo para, juntos, fazermos barulho e mostrarmos a cooperação como alternativa para cuidar das pessoas e da economia. Com o SomosCoop, vamos deixar claro a toda a população brasileira que as relações de ganha-ganha são possíveis, sim, e podem ser colocadas em prática hoje mesmo. Venha com a gente, SomosCoop!

* Márcio Lopes de Freitas é presidente do Sistema OCB