COOP abraça movimento SomosCoop

Como colaborador e cooperado, você faz parte não apenas da Coop, a maior cooperativa de consumo da América Latina, mas integra um modelo econômico diferenciado que soma 13 milhões de brasileiros. Apesar dessa grandeza toda, muita gente por aí não se dá conta de que boa parte daquilo que consome – desde serviços até produtos de primeira necessidade ou itens de alto valor agregado – foi produzida, transportada ou comercializada por uma das 6.665 cooperativas de diversos ramos que geram 377 mil empregos. Você sabia, por exemplo, que as gôndolas das Coop estão abastecidas com vários produtos de cooperativas, fabricados por gente como a gente? A linguiça Aurora, a mais famosa do churrasco, é apenas uma delas. Num âmbito maior, talvez desconheça também que metade de tudo o que é produzido no campo tem, de alguma forma, a participação de uma cooperativa agropecuária. Que em 564 cidades do país, as cooperativas de crédito são as únicas instituições financeiras para o atendimento das comunidades. Que na área da saúde, o cooperativismo interliga 28 milhões de brasileiros aos profissionais da área médica.   SOMOSCOOP O cooperativismo é forte, sim. Gera trabalho, renda e dignidade porque está comprometido com as comunidades onde está inserido. Para que toda essa força seja conhecida e reconhecida, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) lançou o SomosCoop. "Trata-se de movimento para valorizar quem já faz parte de uma cooperativa e, também, para estimular a sociedade a descobrir como a cooperação pode transformar o mundo num lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos", justifica Daniela Lemke, gerente de Comunicação Social do Sistema OCB. Para alcançar a proposta de valor, a OCB criou peças gráficas do movimento para identificar os produtos e as pessoas que abraçam a causa. A Coop já está engajada na causa, com a comunicação visual do SomosCoop estampada nas paredes do Centro Administrativo, em Santo André, e das salas de relacionamento das unidades frequentadas por cooperados e colaboradores, segundo adiantou Luciana Benteo, analista de Responsabilidade Social. Esse é o primeiro passo, mas muito mais ainda precisa ser feito, segundo a gerente da OCB, para que as pessoas percebam que cooperar vale a pena. Até 2025, a meta é que o cooperativismo seja reconhecido por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados. "A adesão das cooperativas tem sido positiva, o que já mostra o quanto podemos ir longe se formos juntos", ressalta a gerente de Comunicação Social da OCB. Você, colaborador, também é peça fundamental na divulgação do modelo econômico que integra. No seu trabalho, procure divulgar o cooperativismo aos cooperados e clientes que circulam pelas unidades. Faça o mesmo entre amigos e familiares. Muitos deles, apesar de frequentarem a Coop regularmente, podem sequer saber a diferença entre uma cooperativa de consumo e um supermercado tradicional. De acordo com a assessora da OCB, pesquisa realizada em 2014 mostrou que muitos brasileiros não só desconheciam o cooperativismo como, algumas vezes, até o confundiam com outros modelos econômicos. Levantar a bandeira do cooperativismo é fazer escolhas conscientes na hora de consumir algum produto, optando pela cooperação. Tem mais. Conheça tudo sobre o movimento pelo site www.somos.coop.br. Lá você vai encontrar também uma websérie especial que conta a história de gente que viu a vida mudar, para melhor, depois de conhecer o cooperativismo. São histórias de gente de verdade inspirada a trabalhar por um mundo melhor.   Fonte: Revista Isto É Coop (jan/19)

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