Em 2019, tem novidade nas premiações realizadas pelo Sistema OCB. 2018 foi ano do Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano. Agora, é a vez do reconhecimento por Excelência em Gestão, que agora passa a se chamar: Prêmio SomosCoop – Excelência em Gestão. Sim, as duas premiações carregam o mesmo nome, mas cada uma guardando suas características originais.

Elas acontecem em anos alternados: anos pares, Melhores do Ano; anos ímpares, Excelência em Gestão. E 2019 é o ano de reconhecer as cooperativas brasileiras – participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) – que se destacam por sua gestão e governança. Aquelas cooperativas que pensam hoje o cooperativismo de amanhã.

A primeira novidade no Prêmio SomosCoop – Excelência em Gestão (além do nome e logomarca) é a possibilidade de cooperativas singulares e também Centrais e Federações se inscreverem. Além disso, foram criadas duas categorias distintas para avaliar: cooperativas que são reguladas (pelo Banco Central ou pela ANS) e cooperativas que não são.

Outro avanço, importante, é que o questionário Governança, que as cooperativas precisam preencher no PDGC, está muito mais robusto e completo. “Uma demonstração do crescimento que nossas cooperativas têm demonstrado. O programa está em constante adaptação para acompanhar esse desenvolvimento”, comenta a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela.

As inscrições estão abertas e vão até 30 de abril. Para saber mais informações sobre o prêmio, acesse o site: http://excelencia.premiosomoscoop.coop.br/. A cerimônia de premiação ocorrerá em outubro, em Brasília.