Amiga das Águas

Cooperativa manauara faz mutirão voluntário de limpeza do Rio Amazonas desde 2014, ajudando a preservar a maior riqueza da região: as águas

Farol Conteúdo
21/07/2020

O Rio Amazonas é largo e profundo como o mar. E é daquela imensidão de água que centenas de ribeirinhos retiram o necessário para viver. Desde cedo, eles aprendem a viver da pesca, do turismo e do transporte de pessoas. E desde cedo, aprendem a amar o rio. Por isso, a Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial (Coop-Acamdaf) organiza há seis anos o recolhimento voluntário de lixos e outros resíduos do Amazonas e de seus afluentes. 

“No início, pouquíssimas pessoas nos ajudaram a limpar o rio, mas com o passar do tempo, começamos a receber ajuda de mais voluntários, e a nossa ação foi crescendo”, explica Adones Custódio, líder cooperativista. Desde 2014, os 56 barqueiros da cooperativa já ajudaram a recolher 20 toneladas de lixo do Amazonas. 

A ação de limpeza das águas da cooperativa é realizada uma vez por ano, durante as comemorações do Dia C  Na ocasião,  também são distribuídas mudas de plantas para incentivar a população a cuidar da natureza. Além disso, durante todo o ano, a Coop-Acamdaf disponibiliza  algumas embarcações para recolher o lixo das casas flutuantes. A coleta é feita duas vezes por semana.

Custódio explica que o trabalho é árduo, mas vale a pena.

 Eu tenho mais de 60 anos e a maioria dos cooperados tem mais ou menos a minha idade. Mesmo assim, sempre arrumo um tempinho durante o trabalho para recolher o lixo das embarcações, das casas e do rio.  Faço isso pensando nos meus netos, nas outras gerações que virão depois de mim e também precisam conhecer a grandeza do Amazonas”. 

E você? O que tem feito para ajudar o meio ambiente? Conta sua história para gente! Basta mandar um e-mail para comunicacao@sistemaocb.coop.br


ENTENDA O IMPACTO DESSA AÇÃO

Nome da cooperativa: Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial do Estado: do Amazonas

Diferencial: a retirada de lixos dos rios e das casas de ribeirinhos é um projeto voluntário da cooperativa e comprova o amor de cada barqueiro ao rio Amazonas e à comunidade onde vivem. 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que a Cooperárvore ajuda a cumprir 


Esta matéria foi escrita por Guaíra Flor e está publicada na Edição 23 da revista Saber Cooperar. Baixe aqui a íntegra da publicação


 

Leia outras notícias da revista Saber Cooperar

  • 2020 © Somos Coop. Todos os direitos reservados.