Uma Mão Lava a Outra

Cooperativa pernambucana cria lavatório móvel a partir de material reciclado para prevenir contaminação por coronavírus

Farol Conteúdo
11/08/2020

No município de Barreiros, no interior de Pernambuco, uma cooperativa resolveu ajudar no combate à Covid-19 unindo duplamente a conscientização tanto pelo lado da higiene quanto do meio ambiente. Para atingir esse objetivo, a Cooperativa de Trabalho Agrícola, Assistência Técnica e Serviços (Cooates) construiu um lavatório móvel a partir de material reciclado como pneus usados. O objetivo? Garantir ao sertanejo acesso fácil à higiene das mãos, com água, sabão líquido e papel toalha.

“A ideia surgiu da própria necessidade. A gente observou que no município estava tendo muita gente no comércio e não tinha nenhum local público onde as pessoas pudessem higienizar as mãos. Foi pensando nisso que a gente resolveu criar um lavatório usando materiais recicláveis, pensando na questão ambiental também. Um espaço que atendesse a comunidade e tivesse um apelo social, do ponto de vista da proteção ambiental”, explicou o presidente da cooperativa, José Cláudio Silva.

O lavatório fica no centro da cidade onde as pessoas mais transitam, em frente a uma farmácia — loja com a qual a Cooates fez uma parceria para a cessão do ponto de água para o abastecimento da bomba d’água, do sabonete líquido e do papel toalha.

A estimativa é que cerca de três mil pessoas tiveram acesso ao lavatório da Cooates, instalado no início de maio.

Nossa ideia era ajudar na diminuição da Covid-19 por meio da lavagem das mãos, criando hábitos de higiene que a pessoa pode levar para casa e ampliar no dia a dia, e fazendo um alerta também para a necessidade de cuidarmos do meio ambiente”, destacou o presidente da Cooates, 

A cooperativa — que tem atuação nas áreas de assistência técnica e extensão rural, qualificação profissional, reflorestamento e agroecologia — já prepara mais dois lavatórios móveis: um a pedido da igreja local e outro a pedido da igreja de Tamandaré.

Crédito: Facebook Cooates


Ficha técnica

Idealizadora: Cooperativa de Trabalho Agrícola, Assistência Técnica e Serviços (Cooates)

Estado: Pernambuco

Ramo: Trabalho, Produção de Bens e Serviços

ODS atingidos:


Esta matéria foi escrita por Lilian Beraldo e será publicada na próxima edição da revista Saber Cooperar. Aguardem!