Diante da tendência de fortalecimento desse consumo mais consciente e responsável, o carimbo SomosCoop é uma ótima forma de atrair esse novo consumidor, oferecendo-lhe a oportunidade de optar por produtos e serviços que carregam em si princípios mais justos.

De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em todo o País, existem atualmente 6,6 mil instituições cooperativas reunindo mais de 13 milhões de cooperados e atuando nos mais diversos setores econômicos. E agora, os produtos e serviços dessas cooperativas já podem ser reconhecidos por todos os brasileiros por meio do carimbo SomosCoop. Lançado recentemente pelo Movimento SomosCoop, o carimbo serve para sinalizar desde os produtos cooperativos agropecuários até os automóveis de uma cooperativa de transporte, por exemplo. Só que, além dessa função de identificação, o carimbo SomosCoop também ajuda a mostrar a força do cooperativismo. E ainda tem a vantagem de atrair um novo perfil de consumidor, que tende a ter mais autonomia sobre suas escolhas, mais engajado com questões tecnológicas, sociais e ambientais.

Por que usar o carimbo SomosCoop? A força de qualquer marca está relacionada à sua presença e ao seu reconhecimento. Portanto, quanto mais as cooperativas brasileiras utilizarem o carimbo SomosCoop, mais fácil fica para o consumidor reconhecer esse símbolo e melhor se demonstra a força do movimento cooperativista. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, comenta: “Nós já conhecemos o perfil desse novo consumidor, é por isso que lançamos o carimbo do movimento SomosCoop, para que as cooperativas brasileiras apliquem em seus produtos ou serviços. Assim, com esse engajamento, poderemos demonstrar, rapidamente, à sociedade a capacidade do cooperativismo em transformar o mundo em um lugar mais justo e equilibrado”.


COMO USAR A IDENTIDADE

O carimbo SomosCoop pode ser aproveitado por cooperativas de todos os ramos, seja para aplicação em produtos manufaturados por cooperativas ou para ajudar a identificar serviços cooperativos. Pode ser usado em uniformes, espaços físicos, em automóveis de cooperativas de transporte, em peças de comunicação com o consumidor, etc. O movimento SomosCoop disponibiliza o carimbo em versão compacta, com tagline e com QR Code. As cooperativas devidamente registradas e regulares podem acessar o site do movimento SomosCoop, para baixar o manual de aplicação e ter acesso a outras informações relativas ao uso do carimbo.

www.somos.coop.br

(Fonte: Revista Goiás Cooperativo ano 5º – nº29 – abril/maio/2019)