x

Ciclo virtuoso do coop

O coop é sustentável desde que foi criado, e gera um ciclo virtuoso de desenvolvimento que começa com as pessoas, passa para a comunidade, beneficia a economia e ajuda a melhorar todo o planeta. Quer ver? 

PASSO 1 
PLANTIO – Todo fim de mês, a Marta — uma pequena produtora rural que vive na mesma cidade que você — repassa parte do leite que produz para uma coop, da qual ela é associada. Esta cooperativa cuida de todo o processo de industrialização e transformação desse leite em iogurte, queijo e outros derivados. A coop dá suporte para a Marta e para os outros cooperados, para que seus produtos cheguem ao mercado da melhor forma possível. 

PASSO 2
PRIMEIROS FRUTOS – Quando vai ao supermercado, você compra um pedaço de queijo produzido com o leite da Marta. Esse dinheiro — somado ao de todo mundo que compra dessa coop — remunera Marta de forma justa, é aplicado em serviços que a ajudam a produzir mais e a manter o negócio da cooperativa saudável. Além disso, a coop apoia programas de responsabilidade socioambiental na sua cidade. Com o tempo, os ganhos da Marta aumentam, ela decide aumentar a produção e contrata mais duas pessoas para ajudá-la na fazenda. Com a certeza de que terão dinheiro no bolso, esses trabalhadores passam a consumir mais e matriculam os filhos em escolas melhores. A Marta ganha, a cooperativa ganha e toda a comunidade também. 

PASSO 3
COLHEITA – Com a economia local aquecida, você e seus vizinhos começam a comprar mais. A cooperativa de leite cresce, Marta começa a ganhar mais, o número de empregos na região aumenta e o dinheiro que a coop reserva para investir na comunidade aumenta na mesma proporção. Com isso, a qualidade de vida de toda a população também aumenta e, ao descobrirem os benefícios do coop, mais pessoas se unem para abrir novas cooperativas.  

Vale destacar que a história de Marta fala de uma cooperativa do agronegócio, mas ela pode ser adaptada a todos os tipos de cooperativas, nos mais diferentes setores da economia. Afinal, onde tem coop, tem desenvolvimento sustentável para toda comunidade.   

O mais legal de tudo isso é que o ciclo virtuoso do coop se renova e se expande sempre, trazendo mais prosperidade e oportunidade para todos os envolvidos!