x

Onde estamos?

O coop está em todos os lugares, bem perto de você, cuidando do desenvolvimento sustentável da sua comunidade, embora nem sempre você perceba. Quer ver?  

O coop está em boa parte dos alimentos que chega à sua mesa. Do feijão ao peixe; do café ao vinho. Dos vegetais orgânicos ao pernil da ceia de Natal. Metade de toda a produção do agro brasileiro passa pelo coop.

Nosso jeito especial de ser também faz diferença na saúde, cuidando do bem-estar de milhares de brasileiros. Oferecemos medicina de ponta em hospitais e clínicas de referência, espalhados por todo o país. Temos um jeito diferente de cuidar das pessoas: somos mais humanos, mais cuidadosos e mais atentos ao que elas precisam.

Quando o assunto é dinheiro, a gente dá até aula (literalmente falando). Uma cooperativa de crédito oferece tudo o que um banco tradicional tem, com a mesma segurança, mas de um jeito diferente. As condições são melhores, os benefícios são maiores e você ainda recebe participação nos resultados, que são as chamadas sobras. Trocando em miúdos, em vez de cliente, você vira dono de uma instituição financeira, com muito crédito na praça.

Quer mais?  

O coop está na estrada, nos rios, nos lagos, nas praias e até no ar, fazendo com excelência o transporte de passageiros e cargas. 

Estamos levando internet e eletricidade para o campo, e somos referência na geração de energia solar — um jeito sustentável e econômico de iluminar a vida das pessoas, com uma infraestrutura focada tanto em gerar valor para o consumidor quanto em preservar o meio ambiente.  

O coop também abre as portas do mercado de trabalho para milhares de profissionais que buscam por um jeito diferente de ganhar a vida, com mais propósito, mais oportunidades e mais reconhecimento. E além de gerar trabalho e renda, ainda damos aos mais ousados a chance de empreender de um jeito diferente: priorizando a justiça, a colaboração, as pessoas e a responsabilidade social. 

Para completar, fomos os precursores das compras coletivas, garantindo melhores preços e condições de pagamento ao consumidor, dentro de um modelo de consumo consciente que é bom tanto para quem compra quanto para quem produz.

Viu porque o coop faz muito e faz bem? 

Agora que você já sabe que estamos por toda parte, atentos ao desenvolvimento sustentável do país, fique ligado! 

Porque onde tem coop, tem um jeito diferente de cuidar do mundo! 

7 ramos a serviço do Brasil 

O coop está presente em todos os setores da economia, mas para fins de organização, as cooperativas brasileiras foram segmentadas em 7 ramos. Confira:

Agropecuário — reúne as cooperativas relacionadas às atividades de agricultura, pecuária, extrativismo, pesca, agroindústria e ensino técnico de produção rural. 

Consumo — este ramo viabiliza a compra conjunta de produtos e também de serviços, por isso, inclui cooperativas formadas por pais e alunos (que contratam serviços de educação) e pessoas interessadas em turismo e lazer. A ideia é somar o poder de compra de um grupo de pessoas para aumentar seu poder de negociação, obtendo menores preços e maiores benefícios.   

Crédito — oferece os mesmos serviços de outras instituições financeiras, como cartão de crédito, financiamento, consórcio, plano de previdência privada, e são também reguladas pelo Banco Central do Brasil. Qual a diferença? As cooperativas de crédito melhores taxas e condições de pagamento para os cooperados. E vale destacar: em centenas de municípios brasileiros, elas são a única instituição financeira presente.   

Infraestrutura — engloba cooperativas que oferecem atividades relacionadas a energia elétrica, irrigação, telefonia, telecomunicações, saneamento básico, infraestrutura rodoviária e ferroviária, construção civil e habitação. É um ramo que qualidade de vida e desenvolvimento econômico para todos os cantos do país, principalmente para as regiões mais distantes. 

Trabalho, produção de bens e serviços — aqui, encontramos as cooperativas formadas profissionais que se unem para criar seu próprio negócio, com exceção de médicos, dentistas e profissionais de Saúde, que contam com um ramo específico.  Integram esse setor as cooperativas de educação (fundada por professores), mineração, artesanato, reciclagem e muito mais.  

Transporte — inclui todas as cooperativas que trabalham com transporte de passageiro — seja individual ou coletivo — ou de cargas. A única exigência é de que a posse ou propriedade do veículo seja do cooperado.  Fazem parte deste ramo as cooperativas de táxi, moto, van, ônibus, caminhão ou turismo, desde que estas realizem serviços de transporte de passageiros.