Economia circular

Totalmente sustentável, uma cooperativa espanhola desenvolveu um jeito inovador para reduzir descartes desnecessários de plásticos

Farol Conteúdo
11/08/2022

COOPERATIVA CÀMARA ARROSSERA DEL MONTSIÀ — ESPANHA

Prêmio de Bioeconomia e Circularidade — Projeto Oryzite
—————————————————————————————————————————————————

Inventar uma alternativa ao plástico feita à base da casca de arroz em uma estratégia de produção de economia circular levou a cooperativa Càmara Arrossera del Montsià, da Espanha, a receber o prêmio de Bioeconomia e Circularidade.


Após mais de uma década em pesquisas, a cooperativa chegou ao Oryzite, nome dado a um produto biodegradável que pode ser incorporado a qualquer produto termoplástico para minimizar os danos ambientais causados pelo descarte incorreto desse material na natureza. “Dizemos que quanto mais quilos de Oryzite você coloca no mercado, menos quilos de plástico você libera no meio ambiente e, ao fazê-lo, reduz a pegada de carbono”, explica a cooperativa. O material tem potencial para substituir o plástico em diversas indústrias, como a automotiva, logística, de embalagens e móveis.

Fonte: site Oryzite a [re] defined material


O Oryzite tem sido utilizado com sucesso no processo de embalagem da própria cooperativa e reduziu, em até 85%, o uso do plástico comum. O impacto dessa mudança teve resultado prático: 145.600.000kg de CO2 a menos na atmosfera.


A fabricação do novo produto é um exemplo claro de economia circular e de bioeconomia. Afinal, o Oryzite é produzido a partir dos resíduos da produção de arroz, o que garante o aproveitamento total do grão.
Além de agregar valor a um subproduto, a produção usa menor quantidade de recursos, que reflete em menos resíduos. O plano estratégico tem chamado atenção da indústria, que vê na inovação uma solução para tornar suas plantas produtivas mais sustentáveis.

______________________________________________________________________________

EM NÚMEROS

______________________________________________________________________________


Esta matéria foi escrita por Janaína Camelo e está publicada na Edição 38 da revista Saber Cooperar. Baixe aqui a íntegra da publicação


Leia outras notícias da revista Saber Cooperar

  • 2020 © Somos Coop. Todos os direitos reservados.