Enfrentando a pandemia

A crise global causada pelo coronavírus também atingiu Sunchales

Farol Conteúdo
30/07/2021

Segundo Raul Colombetti, da Casa Cooperativa, se por um lado a pandemia trouxe dificuldades, ela também reafirmou o papel dos valores cooperativistas e da economia social para enfrentar as adversidades. 

Sunchales passou os primeiros meses da pandemia sem registrar nenhum caso de coronavírus, mas desde o começo do lockdown foram organizadas coletas e doações, principalmente das grandes cooperativas, para fortalecer o sistema de saúde local para enfrentar o vírus, inclusive com a criação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  Em outra frente, a Cooperativa de Águas passou a oferecer facilidades para pagamento de contas e impostos.  

O ano de 2020 demonstrou que nós, entidades da economia social, temos muito o que fazer e acompanhar neste processo que estamos atravessando, pensando em novas formas de fazer cooperação”, diz Colombetti. 

Para Ariel Guarco, da Aliança Cooperativa Internacional, apesar de terem sido tão atingidas quanto as empresas convencionais pela brusca parada da atividade econômica durante a pandemia, as cooperativas demonstraram mais resiliência e compromisso com as comunidades no enfrentamento da crise. Segundo ele, o modelo cooperativista deve servir de inspiração para a recuperação mundial pós- coronavírus. “Devemos apostar em modelos empresariais em que o motor não seja o egoísmo, e sim a ajuda mútua. Temos que colocar em funcionamento a ajuda mútua e a democracia para que as comunidades direcionem seu trabalho e seus recursos à construção de uma economia que cuide das pessoas e do meio ambiente. A boa notícia é que isso é possível. Isso é o que fazemos nas cooperativas, é o que fazem 1,2 bilhão de pessoas associadas às 3 milhões de cooperativas existentes no mundo. Esse é o momento de valorizar nossas propostas e nossa experiência.” 


Esta matéria foi escrita por Luana Lourenço, Correspondente da Saber Cooperar na Argentina e está publicada na Edição 33 da revista Saber Cooperar. Baixe aqui a íntegra da publicação


Leia outras notícias da revista Saber Cooperar

  • 2020 © Somos Coop. Todos os direitos reservados.