Inteligência artificial no campo

Uma cooperativa de frutas e legumes foi a grande ganhadora do Prêmio de Rastreabilidade e Informação ao Consumidor. Conheça a história

Farol Conteúdo
29/08/2022

Já pensou contar com uma plataforma digital que utiliza da inteligência artificial para lhe oferecer um suporte completo de todo o processo de cultivo de sua produção? Desde a semeadura até a comercialização, como o melhor momento de colheita e fornecimento do produto ao cliente, alerta prévio de doenças e pragas, compartilhamento de informações entre os diversos produtores da mesma cultura, e a rastreabilidade. Pois essa é uma realidade para os produtores associados às Cooperativas de Frutas e Legumes da Bélgica, que utilizam a plataforma Care4Growing. A coop foi a ganhadora do Prêmio de Rastreabilidade e Informação ao Consumidor. 

A inovação conta com ao menos 100 funcionalidades diferentes, incluindo um assistente virtual, com capacidade analítica para otimizar o trabalho produtivo na cadeia de suprimentos e oferecer o melhor produto ao consumidor, com base em um banco de dados que conta hoje com informações de mais de 3 mil produtores. 

“A digitalização está trazendo uma evolução e revolução na agricultura e horticultura, e pode ser comparada com a introdução do trator. A Care4growing fornecerá o roteiro e apoio adequado ao agricultor e à organização de produtores para lidar com isso”, anunciam os idealizadores em seu site. 

As cooperativas esperam atrair um número ainda maior de produtores dentro da plataforma, expandindo o banco de dados usado pela inteligência artificial, o que poderá aumentar ainda mais a capacidade funcional da ferramenta. A ideia é integrar todos os players envolvidos no ecossistema do mercado de frutas e vegetais do país. 

“A Care4Growing forma um verdadeiro ‘ecossistema digital’, que expandirá seus serviços com novas funcionalidades para beneficiar o produtor e seus parceiros. Uma cooperação única que muda radicalmente a forma como todo o setor opera”, explica o anúncio da tecnologia.

O líder do projeto belga Care4Growing, Steven Boen, falou com exclusividade para à Saber Cooperar sobre a experiência de investir em inovação de forma intercooperativa. A plataforma foi criada a partir de um estudo de estratégia das três maiores cooperativas de frutas e legumes da Bélgica, ainda em 2019. 

Segundo ele, as maiores vantagens de intercooperar são a economia financeira e a oportunidade de crescimento e avanço simultâneos entre todos os agricultores. “Vocês podem fazer muito mais e melhor juntos do que sozinhos. Se tornam mais inteligentes juntos e adquirem novos insights juntos, ampliando seu conhecimento e aprendendo uns com os outros”, enfatiza. 

Programada em 2020, a Care4Growing foi disponibilizada aos produtores no início de 2021. “Trata-se de um sistema de gestão de culturas, que proporciona aos produtores uma vasta gama de ferramentas para o cultivo. A plataforma fornece proativamente informações aos produtores sobre o que estão cultivando”, explica Boen. 

De lá para cá, nem tudo foi fácil. A falta de conhecimento e habilidade com novas tecnologias dos cooperados foi um dos desafios, além das dificuldades em atender às exigências da própria plataforma.

“Foi preciso explicar às pessoas como funciona um projeto de TI [tecnologia da informação] e que este é um processo de melhoria constante e evolutivo. Também foi necessário configurar uma arquitetura de TI que pudesse gerenciar qualquer coisa, com segurança muito rígida, para que as pessoas certas pudessem acessar os dados certos. Para configurar uma plataforma com diferentes partes, todas precisam estar na mesma página. Para compartilhar a mesma visão, objetivos e prioridades e tomar todas as decisões em conjunto.”

Boen dá um recado às cooperativas brasileiras que querem fazer a diferença aliadas à tecnologia: “Vocês podem se adaptar facilmente ao futuro. Aprendam juntos a fazer negócios digitais”.


Esta matéria foi escrita por Janaína Camelo e está publicada na Edição 38 da revista Saber Cooperar. Baixe aqui a íntegra da publicação


Leia outras notícias da revista Saber Cooperar

  • 2020 © Somos Coop. Todos os direitos reservados.