Mulher atual

Aumentar a participação feminina no cooperativismo é o propósito de vida dessa liderança da Castrolanda

Farol Conteúdo
06/05/2022

A história de Débora Cristiane Noordegraaf, 50 anos, com o agro e o cooperativismo começou há quase três décadas, no Paraná. O interesse do marido pela suinocultura envolveu toda a família e levou o casal para o cooperativismo. A Castrolanda Cooperativa Agroindustrial ajudou a transformar os sonhos dos Noordegraaf em realidade.

Fiz um curso na cooperativa, que se chamava Mulher Atual e era voltado para autoconhecimento, bem-estar e saúde. Estávamos em um grupo de seis mulheres e ficamos tão maravilhadas com esse curso que resolvemos mostrar nosso interesse em realizar mais cursos”, lembra a hoje coordenadora da Comissão Mulher Cooperativista da Castrolanda. 

Débora Cristiane Noordegraaf

Depois da primeira formação, Débora seguiu em busca de mais capacitação para ela e para outras mulheres, tanto na área técnica do agronegócio como na parte de liderança, oratória e posicionamento gerencial. A Comissão da Mulher, criada há 12 anos, passou a organizar iniciativas de difusão dos princípios do cooperativismo nas escolas de ensino fundamental e médio, o que tornou a Castrolanda pioneira na implementação das cooperativas escolares. Essas ações contribuíram para que as mulheres cooperadas hoje sejam 30% do quadro social da cooperativa.

Vemos que as mulheres estão mais atuantes, buscando conhecimento, se capacitando. Quando você começa a entender o que é a cooperativa e como ela funciona, a tendência é querer se capacitar mais, e isso só traz benefícios para nós, mulheres, e para a Castrolanda”, avalia Débora.

De olho na sustentabilidade da cooperativa, a coordenadora da Comissão da Mulher sonha trazer mais cooperadas e formar novas lideranças femininas dentro da Castrolanda.

Fico muito feliz e grata pelo reconhecimento a nível nacional, isso nos incentiva a seguir com nossas ações.”


Esta matéria foi escrita por Juliana Nunes e está publicada na Edição 37 da revista Saber Cooperar. Baixe aqui a íntegra da publicação


Leia outras notícias da revista Saber Cooperar

  • 2020 © Somos Coop. Todos os direitos reservados.