O que você tem para celebrar em um ano de desafios e incertezas?

Fábiola Nader Motta Gerente de Relações Internacionais do Sistema OCB Que 2020 foi um ano, […]

Farol Conteúdo
23/02/2021

Fábiola Nader Motta

Gerente de Relações Internacionais do Sistema OCB

Que 2020 foi um ano, no mínimo, desafiador tanto para as pessoas quanto para as organizações, todo mundo sabe. Em meio a uma pandemia sanitária, tivemos que lidar com dificuldades econômicas, com o isolamento social e muitos, de um dia para o outro, precisaram inovar nos processos, produtos e serviços.

Com tantas vidas perdidas, negócios fechando e preocupações com o futuro, muitas vezes parece errado fazer qualquer comemoração pública de resultados em 2020. Nossa equipe passou por essa dúvida. Tínhamos previsto para novembro a 12ª edição do nosso prêmio para as melhores cooperativas do ano. 

E nos perguntamos: tem clima para isso?! Não sabíamos se a premiação seria bem recebida, se teria inscrições suficientes ou se as pessoas iam querer comemorar qualquer coisa que seja nesse ano tão diferente…

Resolvemos arriscar. Porque precisamos identificar e celebrar o que está dando certo, as iniciativas que foram colocadas em prática e como as cooperativas se organizaram para ter resultados mesmo em um cenário de dificuldades. E, principalmente, porque assim também reconhecemos cada pessoa que está por trás dessas conquistas, inovando, superando adversidades e se esforçando para rapidamente rever prioridades e caminhos.

E como a nossa aposta valeu a pena! O retorno foi o melhor possível. 2020, acreditem, foi nosso recorde no número de cases apresentados no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano – 595, de 320 cooperativas, em 22 estados. Antes, no formato presencial, em torno de 300 pessoas participavam da cerimônia de premiação. Nesta semana, no formato virtual, mais de 3.800 pessoas assistiram ao evento no nosso canal do YouTube! Fora a emoção de ler as iniciativas apresentadas: pscicólogos que criaram uma plataforma de baixo custo para atender virtualmente mantendo a qualidade do serviço; construção de lavatórios sustentáveis nas comunidades; teleatendimento gratuito para tirar dúvidas sobre a Covid-19; marketplace para divulgação de produtos e serviços da comunidade.

Então a lição que ficou é: vale a pena comemorar! Somos seres humanos que precisamos de conexão, reconhecimento e celebração. Mesmo nos momentos mais difíceis – talvez especialmente deles – precisamos celebrar nossos resultados positivos e conhecer exemplos para nos inspirar. 

Tire um tempo para identificar quais foram suas conquistas e não esqueça de reconhecer, agradecer e dividir com quem esteve junto com você. Isso motiva todos a continuar, ainda que navegando em um cenário de incertezas.

Leia outras notícias da revista Saber Cooperar

  • 2020 © Somos Coop. Todos os direitos reservados.