Prevenção é sempre melhor remédio

Projeto de educação da Unimed Brusque reduziu em 80% o número de gravidez na adolescência entre estudantes de uma escola de ensino médio e fundamental

Farol Conteúdo
06/11/2020

Iniciativas aparentemente simples são, sim, capazes de mudar a vida de muita gente. Prova disso é o projeto Viver Bem na Escola, da cooperativa Unimed Brusque, de Santa Catarina, vencedora do Prêmio SomosCoop 2018 na categoria Cooperativa Cidadã.

O objetivo do projeto era promover a conscientização de 650 estudantes do 5º ano ao Ensino Médio da escola Francisco de Araújo Brusque, na área de saúde sexual e reprodutiva. A comunidade escolar participou de palestras e oficinas sobre gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis (DST). Além disso, a Unimed Brusque ofereceu consultas médicas e ginecológicas gratuitas para as alunas da escola e elaborou apostilas na linguagem dos jovens estudantes. Resultado? Em apenas dois anos, a iniciativa conseguiu reduzir em 80% o número de adolescentes grávidas da escola.

“Já pensamos inclusive em ampliar o projeto para outras escolas porque percebemos o impacto positivo que ele tem na vida e no futuro das adolescentes. É uma iniciativa que dialoga com o nosso negócio, ou seja, com a promoção de saúde”, comemorou Camile Bruns, que coordenava a área de Responsabilidade Social da Unimed Brusque na época da premiação.

Um dos segredos do sucesso do programa é a multiplicação de conhecimento entre as próprias alunas. Após aprenderem sobre métodos contraceptivos e DST, elas passam esse conhecimento para as amigas de outras turmas. Tudo de um jeito muito simples e fácil de entender, para garantir a adesão do maior número possível de meninas.

Depois de vencer o Prêmio SomosCoop 2018, a Unimed Brusque intensificou o projeto, ampliando-o para o público masculino. Uma maneira de abrir o diálogo da prevenção da gravidez também com os adolescentes do sexo masculino. Afinal, eles precisam entender que a contracepção não é uma tarefa exclusiva das meninas, que acabam sendo culpabilizadas em caso de gravidez.


Esta matéria foi escrita por Juliana César Nunes e está publicada na Edição 24 da revista Saber Cooperar. Baixe aqui a íntegra da publicação 


 

Leia outras notícias da revista Saber Cooperar

  • 2020 © Somos Coop. Todos os direitos reservados.