Quando a cooperação vence a seca

Moradora do sertão, Quitéria muitas vezes deixava a plantação morrer para dar águas aos filhos. Uma história que só mudou graças a uma cooperativa

Farol Conteúdo
26/11/2020

 

Foram seis anos sem ver uma gota de água cair do céu. Seis anos de seca, de escolhas difíceis e de superação no interior da Paraíba. Quitéria dos Santos, 36 anos, chegava a chorar quando tinha de escolher a qual planta daria água e qual delas deixaria morrer. Prioridade — para essa e para tantas outras mulheres do sertão — é dar de beber e comer aos filhos. Só que esses mesmos filhos dependem do dinheiro gerado pela produção da terra; uma produção que depende da água para prosperar.

A história de Quitéria só começou a mudar quando ela conheceu uma cooperativa determinada a driblar São Pedro: a Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Auto Promoção (Coonap). Junto com a comunidade, essa coop desenvolveu técnicas para transformar água salobra (com muitos sais minerais) em água potável e instalou sistemas de reciclagem da água nos assentamentos da região. Desde então, Quitéria nunca mais teve de escolher a quem dar água. Resultado? A produção cresceu e, hoje, parte dela é vendida ao governo.

Vale destacar: a tecnologia desenvolvida pela Coonap levou água para cerca de 150 pessoas. São 37 famílias de agricultores familiares que passaram a ter água potável para atividades cotidianas. Além de melhorar a segurança hídrica, a iniciativa proporcionou vários benefícios socioeconômicos e ambientais.

Tivemos a participação ativa dos nossos 25 cooperados e um apoio essencial da Universidade Estadual da Paraíba, que trouxe a tecnologia de dessanilização e adaptou à realidade dos assentamentos”, conta Jonas Marques, presidente da Coonap-PB. “É uma tecnologia de baixo custo e muita efetividade. Contribui principalmente para a autonomia dos agricultores familiares. Mostra que podemos fazer acontecer por nós mesmos.”


———————————————————————————————————————————————————————

FICHA TÉCNICA
Cooperativa: Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Auto Promoção (Coonap)
Projeto vencedor: Dessalinizador Solar de Baixo Custo
Ramo: Trabalho
Estado: Campina Grande, Paraíba
Beneficiados diretos: 37 famílias de agricultores familiares

———————————————————————————————————————————————————————

 


Esta matéria foi escrita por Guaira Flor e está publicada na Edição 24 da revista Saber Cooperar. Baixe aqui a íntegra da publicação 

Leia outras notícias da revista Saber Cooperar

  • 2020 © Somos Coop. Todos os direitos reservados.