Um século de reverência ao coop

No 100º Dia Internacional do Cooperativismo vamos celebrar nosso jeito diferente de ser e de fazer negócios

Farol Conteúdo
04/07/2022

Todo ano, o primeiro sábado de julho deixa o mundo um pouco mais cooperativo. Neste 2022, em centenas de países, as cooperativas comemoraram o centésimo Dia Internacional do Cooperativismo (#CoopsDay) — uma iniciativa da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), que visa chamar a atenção da sociedade para o nosso jeito diferente de ser e de fazer negócios, promovendo a solidariedade, a eficiência econômica, a igualdade e a paz mundial. 

A comemoração foi dupla, pois, além de um século do CoopsDay, também se completa uma década em que a Organização das Nações Unidas (ONU) homenageou o nosso modelo de negócios, declarando 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. Na ocasião, o slogan escolhido para as comemorações foi “Cooperativas constroem um mundo melhor”, agora eleito o tema do Dia Internacional do Cooperativismo 2022. 

“Este ano vamos viver o nosso Dia de uma forma muito especial. É a edição centenária desta celebração e isso nos enche de orgulho e responsabilidade. Devemos mostrar ao mundo que nossa doutrina está mais viva do que nunca e que é fundamental para a construção de um mundo melhor. É justamente para isso que o slogan deste ano se orienta. As Nações Unidas deixaram bem claro que esse modelo econômico e social ajuda a construir um mundo onde ninguém fica de fora e onde ninguém é deixado para trás”, declarou o presidente da ACI, Ariel Guarco.

Ariel Guarco, presidente da ACI

Em comunicado enviado às entidades de representação do coop ao redor do mundo, a ACI pediu que todas as cooperativas aproveitassem o dia 2 de julho para mostrar ao mundo que têm orgulho de ser coop. O texto dizia o seguinte:

Vamos contar ao mundo que nós colocamos as pessoas em primeiro lugar, que somos éticos, justos e ótimos para fazer negócios. Reverberar que fazemos parte de um movimento global com mais de um bilhão de membros, que representam 12% da população mundial empregada.” 

Agora que você conhece um pouco mais da história do #CoopDay,  conta para gente: como você comemorou essa data? 

======================================================================

VOCÊ SABIA?

As cooperativas foram homenageadas em 2012 pela Organização das Nações Unidas (ONU) por terem sido responsáveis pela criação de 100 milhões de vagas de emprego em todo o mundo, logo após a crise financeira global de 2008. 

Estudos realizados na época mostraram que as cooperativas ajudaram na recuperação econômica das cidades onde estavam localizadas, além de contribuir ativamente com o cumprimento dos chamados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que vigoraram até 2015. Após o envolvimento de Governos, sociedade civil, academia e vários outros agentes, a partir de 2016, esses desafios foram revistos e transformados nos 17 atuais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  

Outra curiosidade, é que desde 1995, a ACI e as Nações Unidas — por meio do Comitê para a Promoção e Avanço das Cooperativas (COPAC) —  definem conjuntamente o tema para a celebração do #CoopsDay.

======================================================================


Esta matéria foi escrita por Mariana Branco e está publicada na Edição 38 da revista Saber Cooperar. Baixe aqui a íntegra da publicação


Leia outras notícias da revista Saber Cooperar

  • 2020 © Somos Coop. Todos os direitos reservados.