Uma cidade dentro da escola

Cooperativa catarinense é referência nacional em educação com projeto de minicidade cooperativista

Farol Conteúdo
06/11/2020

Imagine uma cidade construída no interior de uma escola! Com prefeitura, mercado, banco, uma cooperativa e tudo o que uma comunidade deve ter. Pois essa minicidade existe, dentro do Colégio CEM (Cooperativa Educacional Magna), fundado por 36 professores da região de Concórdia, em Santa Catarina.

O projeto teve início em maio de 2007, com o objetivo de fazer os alunos experimentarem na prática a vida em comunidade. Para tanto, criou-se uma pequena cidade com pólos de vivência em áreas como cultura, política, finanças e comércio. Lá, os quase 500 alunos da instituição são estimulados a aplicar os princípios da cidadania e da cooperação em atividades que envolvem todas as disciplinas curriculares. O projeto deu tão certo que virou referência nacional em metodologia psicopedagógica.

A presidente da cooperativa, Elizeth Pelegrini, conta que o projeto permitiu uma maior integração entre associados, estudantes e a comunidade escolar, com excelentes resultados.

Nós temos a oportunidade de vivenciar todos os dias o cooperativismo na nossa instituição. Os alunos podem colocar em prática o que aprendem em sala de aula e aplicar isso ao longo da vida. O potencial de difusão do cooperativismo é enorme”, comemora Pelegrini.

Uma das iniciativas já realizadas com os alunos: envolvê-los na vivência do processo eleitoral. Eles puderam participar de uma campanha interna para eleger quem seriam os responsáveis pela administração da cidade. As instalações e as atividades curriculares foram adequadas para que as iniciativas dos pequenos gestores pudessem sair do papel, guiadas por valores do cooperativismo como criatividade e consciência crítica.

 


Esta matéria foi escrita por Juliana César Nunes e está publicada na Edição 24 da revista Saber Cooperar. Baixe aqui a íntegra da publicação 


 

Leia outras notícias da revista Saber Cooperar

  • 2020 © Somos Coop. Todos os direitos reservados.