x

O QUE É O COOPERATIVISMO

O cooperativismo é um modelo de negócio feito por pessoas e para as pessoas. Um jeito de empreender colaborativo em que o cooperado é o dono do negócio, a gestão é democrática e o foco vai muito além do desenvolvimento econômico. Assim, as pessoas crescem coletivamente e há geração de oportunidades por toda parte.

Números Coop

No Brasil e no mundo todo, o cooperativismo é cada vez mais relevante

No Mundo

Mais de 1,2BILHÃO de pessoas
3MILHÕES de cooperativas

No Brasil

14,6MILHÕES de cooperados
6,8MIL cooperativas
425,3MIL postos de trabalho
Saiba Mais
O cooperativismo tem valores e princípios que fazem um mundo melhor acontecer. Com cooperação, equilíbrio e transformação, os impactos positivos são ainda maiores. O coop não é um movimento voltado apenas para os cooperados, mas para a construção de uma sociedade mais justa.

Com a ajuda do Sistema OCB, da Empraba e da Emater, uma coop de horticultores não só transformou a vida de cidadãos de Botsuana, um país afriacano com 2 milhões de habitantes, mas virou referência na região.

As coops desse ramo nasceram aqui e, hoje, somos referência mundial. São 786 coops e mais de 200 mil cooperados que mostram a nossa força no cuidado com a saúde de tantos brasileiros.

Coops educacionais não param de crescer, já são 265 coops e 60 mil cooperados garantindo uma alternativa de ensino com qualidade, preços justos e valores cooperativistas em todos os cenários.

As coops de infraestrutura levam luz a milhões de comunidades, onde outras concessionárias não chegam. Com esse e outros serviços, são peças chaves para o desenvolvimento do país.

Veja onde o coop está

O cooperativismo está em diversos setores entregando soluções que facilitam o nosso dia a dia. São 7 ramos que fortalecem os brasileiros e a economia do país, já que, em todos eles, o desenvolvimento econômico e social andam juntos.

 

O Ramo Agropecuário traz comida para a sua mesa. O Crédito tem soluções financeiras. O Transporte nos leva de um lugar para outro. Já o Trabalho, Produção de Bens e Serviços tem o serviço especializado que você procura.

 

 

 

Precisa de um plano de saúde? Você encontra em coops do Ramo Saúde. Tem supermercados, farmácias e muitos mais no Ramo Consumo. E tem serviços essenciais, como energia, no Ramo Infraestrutura.

Viu como tudo ao seu redor é coop?

Seja um
empreendedor coop

Diferente de outros modelos de negócios, uma coop é uma forma colaborativa de empreender. As decisões são tomadas por todos os cooperados com uma gestão democrática, além de trazer, em seu DNA, diferenciais econômicos e sociais.

Assim como outras empresas, uma cooperativa também tem fins econômicos, a diferença aqui é que os resultados financeiros não são de um único ou de poucos donos, todo o excedente financeiro volta para os cooperados de forma proporcional e justa.

As principais decisões são feitas na Assembleia Geral, composta por todos os cooperados. É eleito um Conselho de Administração para cuidar da visão estratégica e um Conselho Fiscal que vai garantir que o interesse de todos esteja sempre em primeiro lugar. Além disso, uma Gestão Executiva toma as decisões administrativas do dia a dia.

Passo a passo para
montar uma coop

  • Formar um grupo: o número mínimo de pessoas são 7 para coops de trabalho ou produção e 20 para as demais

  • Criar um plano de negócios

  • Elaborar uma proposta de estatuto aprovada pela maioria

  • Convocar a Assembleia Geral e formalizar a fundação

  • Registrar na Receita Federal e na Junta Comercial do município

  • Solicitar o seu registro na OCB em uma das unidades estaduais

  • Pronto! Agora basta começar a colocar em prática

Para esses e todos os outros passos, a sua coop ainda conta com o apoio institucional do Sistema OCB e das suas três casas: a OCB, que vai representar política e institucionalmente a sua coop, o Sescoop, que vai capacitar os cooperados para desafios de gestão e governança, e a CNCoop, que defende os interesses das coops sindicalmente.