O QUE É O COOPERATIVISMO
O cooperativismo é um modelo de negócio feito por pessoas e para as pessoas. Um jeito de empreender colaborativo em que o cooperado é o dono do negócio, a gestão é democrática e o foco vai muito além do desenvolvimento econômico. Assim, as pessoas crescem coletivamente e há geração de oportunidades por toda parte.
Números Coop
No Brasil e no mundo todo, o cooperativismo é cada vez mais relevante
No Mundo
No Brasil
Com a ajuda do Sistema OCB, da Empraba e da Emater, uma coop de horticultores não só transformou a vida de cidadãos de Botsuana, um país afriacano com 2 milhões de habitantes, mas virou referência na região.
As coops desse ramo nasceram aqui e, hoje, somos referência mundial. São 786 coops e mais de 200 mil cooperados que mostram a nossa força no cuidado com a saúde de tantos brasileiros.
Coops educacionais não param de crescer, já são 265 coops e 60 mil cooperados garantindo uma alternativa de ensino com qualidade, preços justos e valores cooperativistas em todos os cenários.
As coops de infraestrutura levam luz a milhões de comunidades, onde outras concessionárias não chegam. Com esse e outros serviços, são peças chaves para o desenvolvimento do país.
Veja onde o coop está
O cooperativismo está em diversos setores entregando soluções que facilitam o nosso dia a dia. São 7 ramos que fortalecem os brasileiros e a economia do país, já que, em todos eles, o desenvolvimento econômico e social andam juntos.
O Ramo Agropecuário traz comida para a sua mesa. O Crédito tem soluções financeiras. O Transporte nos leva de um lugar para outro. Já o Trabalho, Produção de Bens e Serviços tem o serviço especializado que você procura.
Precisa de um plano de saúde? Você encontra em coops do Ramo Saúde. Tem supermercados, farmácias e muitos mais no Ramo Consumo. E tem serviços essenciais, como energia, no Ramo Infraestrutura.
Viu como tudo ao seu redor é coop?
Seja um
empreendedor coop
Diferente de outros modelos de negócios, uma coop é uma forma colaborativa de empreender. As decisões são tomadas por todos os cooperados com uma gestão democrática, além de trazer, em seu DNA, diferenciais econômicos e sociais.
Assim como outras empresas, uma cooperativa também tem fins econômicos, a diferença aqui é que os resultados financeiros não são de um único ou de poucos donos, todo o excedente financeiro volta para os cooperados de forma proporcional e justa.
As principais decisões são feitas na Assembleia Geral, composta por todos os cooperados. É eleito um Conselho de Administração para cuidar da visão estratégica e um Conselho Fiscal que vai garantir que o interesse de todos esteja sempre em primeiro lugar. Além disso, uma Gestão Executiva toma as decisões administrativas do dia a dia.
Passo a passo para
montar uma coop
-
Formar um grupo: o número mínimo de pessoas são 7 para coops de trabalho ou produção e 20 para as demais
-
Criar um plano de negócios
-
Elaborar uma proposta de estatuto aprovada pela maioria
-
Convocar a Assembleia Geral e formalizar a fundação
-
Registrar na Receita Federal e na Junta Comercial do município
-
Solicitar o seu registro na OCB em uma das unidades estaduais
-
Pronto! Agora basta começar a colocar em prática