Campanha foi lançada pelo Sistema OCB e consiste na utilização de um carimbo em todos os serviços e produtos que identifiquem a origem cooperativista

A Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) é uma das principais engajadas ao Movimento SomosCoop e está incentivando as suas filiadas a se cadastrarem no site, baixarem os materiais e utilizarem o carimbo da campanha em todos os seus produtos e serviços. O objetivo é uni-las em torno de uma marca para dar voz ao setor, falar à comunidade de um jeito simples e descomplicado sobre os benefícios do cooperativismo. A ideia é que as pessoas, na hora de consumir, façam a escolha de forma consciente, optando pela cooperação e pela causa.

Por meio do selo, os consumidores vão saber que por trás de uma mercadoria existe um lastro, uma origem, um sinal de que teve gente que planejou e investiu tempo e afeto na produção de uma fruta, de um grão, de um item industrializado ou no desenho de um aplicativo ou serviço financeiro, médico ou de educação, por exemplo.

A campanha é resultado de um planejamento estratégico do Sistema Organização das Cooperativas do Brasil (composto pela OCB, Sescoop e CNCoop), após a realização de uma pesquisa sobre a percepção sobre o modelo de negócio. O resultado mostrou que muita gente não só desconhecia o cooperativismo, como, algumas vezes, até o confundia com outros modelos econômicos, apesar do setor representar cerca de 30% da população do País.

Foi aí que surgiu, em 2014, o movimento SomosCoop. A palavra Coop está alinhada com a Aliança Cooperativa Internacional e traz em sua representação um elo, que reflete o espírito de colaboração e reforça o vínculo entre o Brasil e os demais países onde o cooperativismo já é uma realidade. A palavra Somos é responsável por despertar o senso de pertencimento nos brasileiros.
O lançamento ocorreu no final de 2017. Em 2018 foi feito um trabalho de sensibilização das organizações estaduais e este ano as cooperativas estão se engajando. A meta é atingir as 6.800 cooperativas que fazem parte do Sistema. A força do SomosCoop vem delas e, por isso, quanto mais cooperativas aderirem e utilizarem o carimbo, maiores são as chances de alcançar os objetivos.

Para aderir ao movimento, basta acessar o site www.somos.coop.br e fazer o cadastro. E aí, é só baixar todas os materiais e utilizá-los sempre que possível.
(Fonte: Confebras)