5 motivos que provam: cooperativas de crédito criam um mundo mais próspero
As cooperativas de crédito atendem a mais de 20 milhões de brasileiros com soluções financeiras que apoiam o empreendedorismo, fomentam o desenvolvimento local e geram prosperidade nas comunidades onde atuam.
Pelo mundo, 75 mil cooperativas do setor reúnem mais de 411 milhões de cooperados em 104 países. Todos os anos, essa atuação é reconhecida no Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), que este ano será comemorado em 16 de outubro. A data é celebrada globalmente desde 1948 em homenagem ao papel do segmento para o desenvolvimento social e econômico e seu protagonismo como agente transformador.
Este ano, o tema do DICC é “Cooperação por um mundo próspero”, destacando o impacto positivo das cooperativas de crédito e a diferença que elas fazem para os cooperados, as comunidades e o planeta.
Veja 5 motivos que mostram porque as cooperativas de crédito criam um mundo mais próspero:
1- Geram emprego e renda
As cooperativas de crédito geraram mais de 121,8 mil empregos no Brasil somente no ano passado, segundo dados do AnuárioCoop 2025. Além disso, a presença de uma coop de crédito em um município está associada ao aumento de 25,3 empregos formais por mil habitantes.
Ao contrário dos bancos tradicionais, elas têm ampliado sua presença pelo país e alcançaram a maior rede de atendimento do setor, com 10 mil postos espalhados de Norte a Sul. Em 469 municípios brasileiros, as cooperativas são a única instituição financeira presente, garantindo inclusão financeira e promovendo o desenvolvimento regional.
2 - Combatem a pobreza e promovem inclusão
Cidades com cooperativas de crédito registram queda de 8,1% na média de famílias pobres no Cadastro Único e redução de 46,5% nos repasses do Bolsa Família, de acordo com estudo do Sistema OCB e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
Além disso, a presença de coops financeiras está relacionada a outros indicadores positivos de desenvolvimento, como o aumento de matrículas no ensino superior e maior massa salarial por habitante. Onde tem cooperativa de crédito, há mais qualidade de vida, mais prosperidade e mais oportunidades de crescimento.
3- Oferecem crédito verde
As cooperativas de crédito apoiam a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo com o chamado crédito verde, linhas de financiamento destinadas a projetos com impacto ambiental positivo.
Elas garantem recursos e apoiam projetos de energias renováveis, construção sustentável, agricultura de baixo carbono, entre outras iniciativas que dialogam com a agenda ESG (de ações ambientais, sociais e de governança) e a inovação verde. Além disso, oferecem condições justas para pequenos negócios que tenham foco em sustentabilidade, como agricultores familiares.
4- Estimulam a economia
Onde tem coop de crédito, há um incremento de R$3,9 mil no Produto Interno Bruto (PIB) por habitante, segundo dados do AnuárioCoop 2025. O PIB serve para medir o desempenho econômico de uma região, representando a soma de todos os bens e serviços finais produzidos na localidade.
A presença de uma cooperativa de crédito em um município também está associada ao aumento da arrecadação nos âmbitos municipal e federal, do volume de exportações e do saldo comercial. Elas movimentam dinheiro, fazem a economia girar e beneficiam pequenos negócios, tornando as comunidades mais prósperas.
5- Incentivam o empreendedorismo
O cooperativismo de crédito é um grande aliado dos empreendedores brasileiros. Eles são a maioria entre os cooperados Pessoa Jurídica e contam com linhas de crédito e condições exclusivas para investirem no sonho de ter o próprio negócio.
Um dos diferenciais do cooperativismo de crédito para esse público é o relacionamento próximo com os cooperados, fortalecendo a confiança de empreendedores que, muitas vezes, encontraram barreiras nos bancos tradicionais. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), essas cooperativas estão entre as principais operadoras de recursos do Fundo de Amparo à Micro e Pequena Empresa (Fampe), além de outras soluções de crédito que beneficiam donos de pequenos negócios.
Confira o vídeo da campanha do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito 2025: