Como nasce uma coop?

A criação de uma cooperativa obedece a alguns passos importantes. Veja só: 

  1. Reúna um grupo de pessoas 

Em geral, uma cooperativa é formada por um grupo de, no mínimo, 20 pessoas. No caso das cooperativas de trabalho, 7 pessoas já são suficientes. Quando o grupo estiver formado, procure a unidade do Sistema OCB do seu estado para saber se ele está alinhado aos princípios cooperativistas e se existem outras cooperativas fazendo a mesma coisa. Quem sabe não vale a pena se unir a elas para construir algo ainda maior? 

  1. Crie um plano de negócio 

Antes de abrir um negócio, é fundamental fazer um estudo de viabilidade econômica e social. Pense na expectativa de receita, nos custos envolvidos, de onde virá o investimento para montar a cooperativa. 

  1. Defina as regras da coop 

Definido o plano de negócio, o grupo de fundadores deve elaborar uma proposta de estatuto para a cooperativa. O documento deve conter as informações básicas como o endereço da sede, a distribuição das cotas, a política de entrada e de saída dos cooperados, as regras de eleição da diretoria etc. E como estamos falando em cooperativismo, a proposta deve ser votada e aprovada pela maioria. 

  1. Funde a cooperativa 

A convocação da Assembleia Geral de Constituição é o momento mais importante da estruturação da coop. É nessa reunião que a fundação da cooperativa será formalizada e quando serão eleitos os dirigentes e os componentes do conselho fiscal. Também serão definidos o prazo dos mandatos e o valor do capital social, entre outros assuntos fundamentais, como a redação da ata de constituição. 

  1. Formalize a coop 

Após a Assembleia de Constituição, sua cooperativa já existe, mas ainda não está autorizada a atuar no mercado. Para isso, será preciso realizar o registro junto à Receita Federal e à Junta Comercial do seu município. É o famoso CNPJ, exigido por lei de toda Pessoa Jurídica.  

  1.  Mãos à obra 

Com a coop formalizada, é hora de colocar em prática seguindo o plano de negócio. Com base em uma gestão profissional e competente, sua cooperativa vai gerar renda para os cooperados, melhorando a vida de toda a comunidade. Afinal, cooperativismo é isso: a união de pessoas em busca de um mundo mais justo e com melhores oportunidades para todos. 

Veja também