Featured

Dia Internacional das Cooperativas de Crédito: histórias de transformação

Imagine um pequeno município no interior do Brasil, onde, por muito tempo, o acesso ao crédito era apenas um sonho distante para famílias que precisavam de apoio para crescer. Lá, as oportunidades eram limitadas, e as portas dos grandes bancos permaneciam fechadas. A chegada de uma cooperativa de crédito, no entanto, mudou essa realidade e, hoje, esse município se desenvolve, prospera e não corre mais o risco de ver sua população se esvaziar em busca de melhores oportunidades.  

Essa é a história de  milhões de brasileiros que, graças ao cooperativismo de crédito, viram suas vidas se transformar. Quando a cooperativa abre suas portas, principalmente em localidades remotas, eles não encontraram apenas um local para obter financiamento, mas uma verdadeira parceira disposta a caminhar ao lado deles. Com o primeiro crédito, novas oportunidades se abrem e o que começa muitas vezes como um sonho individual, torna-se uma conquista da comunidade. 

E este cenário não se repete apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Por isso, nesta quinta-feira (17), comemoramos o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), uma data em que reafirmamos e celebramos o impacto positivo dessas instituições na vida de seus cooperados e das comunidades onde estão presentes. 

Ao contrário das instituições financeiras tradicionais, as cooperativas de crédito não estão focadas apenas em resultados financeiros. Elas pertencem aos próprios cooperados – pessoas comuns, que decidem juntas os rumos e prioridades da cooperativa. É por isso que, em mais de 300 municípios brasileiros, onde não há bancos, as cooperativas de crédito são a única presença financeira, e isso faz toda a diferença. Elas são verdadeiras construtoras de sonhos, gerando inclusão, desenvolvimento econômico e, acima de tudo, oportunidades para todos. 

Com o tema Um mundo através do financiamento cooperativo, o DICC 2024 nos convida a olhar para além dos números e enxergar as histórias por trás de cada decisão financeira. Histórias de vidas transformadas, de comunidades que se fortalecem e de sonhos que se realizam.  

Convidamos assim, todos a refletir sobre o poder dessas instituições. São mais de 120 anos de existência no Brasil, com 17,3 milhões de associados e 9,8 mil unidades de atendimento, configurando a maior rede de postos físicos do país. Em 368 municípios brasileiros, elas são, inclusive, a única instituição financeira presente, sendo um pilar essencial para o desenvolvimento dessas localidades.

A capilaridade e a reciclagem local da poupança também são características que habilitam as cooperativas de crédito como alavancas do desenvolvimento regional. Cidades brasileiras com presença de cooperativas de crédito possuem incremento no Produto Interno Bruto (PIB) per capita de 5,6%, com a criação de 6,2% a mais de empregos e aumento de 15,7% no número de estabelecimentos comerciais, por exemplo.  

Veja também