Evento cooperativista mostra que comunicar também é cooperar
Durante três dias, Brasília foi o palco de uma verdadeira imersão no universo da comunicação cooperativista. A Semana de Competitividade 2025 reuniu cerca de 800 comunicadores, lideranças e profissionais do cooperativismo de todo o Brasil em uma programação vibrante, cheia de aprendizados, conexões e inspiração.
Com mais de 30 palestras, quatro trilhas temáticas, quatro laboratórios práticos e até uma experiência gamificada, o evento, promovido pelo Sistema OCB, órgão de representação máxima do cooperativismo no Brasil, mostrou que comunicar bem é uma das estratégias mais poderosas para fortalecer as cooperativas, engajar pessoas e transformar comunidades.
Um cooperativismo que comunica com alma
A abertura foi marcada por um discurso inspirador do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que convidou todos a comunicarem os benefícios e ações do cooperativismo com emoção e coragem: “Vamos mostrar a todos por que o cooperativismo constrói um mundo melhor. A nossa capacidade de transformação é enorme”, declarou.
Logo depois, um dos momentos mais esperados um bate-papo mediado pela jornalista Glenda Kozlowski, com os creators Dani Colombo, Mari Kruger e Betto Auge. Juntos eles debateram a importância sobre comunicar com propósito.É isso que conecta as pessoas e dá sentido às marcas cooperativas.
Glenda também anunciou em primeira mão a estreia da quarta temporada do SomosCoop na Estrada. A websérie viaja, nesta jornada, por sete estados do Norte e Nordeste e mostra, com sensibilidade e beleza, como o cooperativismo muda vidas — mesmo nos contextos mais desafiadores. É o tipo de conteúdo que emociona, inspira e faz pensar.
A programação teve ainda a plenária SomosCoop: o movimento que conecta e transforma, conduzida por Fabíola Nader Motta, gerente-geral do Sistema OCB. Ela apresentou a história e a estratégia por trás do movimento SomosCoop, Fabíola revelou os próximos passos da campanha nacional do cooperativismo e reforçou o papel do carimbo SomosCoop como ferramenta de identidade e orgulho para o setor.
Na sequência, o especialista em branding Fred Gelli fez uma provocação importante: qual é a vantagem competitiva que só o cooperativismo tem? “O propósito.” Segundo Fred, o diferencial não está no produto, mas no ‘porquê’. E isso o cooperativismo tem de sobra.
Trilhas, prática e lançamentos para fortalecer a comunicação
O segundo e o terceiro dia do evento foram marcados por uma imersão profunda nos desafios e oportunidades da comunicação cooperativista. Quatro trilhas temáticas — Planejamento e Dados, Branding, Comunicação Institucional e Marketing — conduziram os participantes por reflexões estratégicas, enquanto os laboratórios práticos colocaram a mão na massa, com atividades voltadas para o desenvolvimento de campanhas, gestão de crise, uso de dados e engajamento.
Além dos conteúdos aplicados, o evento também foi palco de importantes lançamentos. Entre eles, o livro Comunicação e Marketing no Cooperativismo, uma coletânea de artigos, boas práticas e cases reais, e a nova trilha de capacitação Comunicação e Marketing no Cooperativismo, disponível na plataforma CapacitaCoop. Ambas as iniciativas reforçam o compromisso do Sistema OCB com a formação contínua dos profissionais da área.
Outro destaque foi o anúncio da Rede Comunica Coop, uma comunidade colaborativa que nasce com o objetivo de integrar, fortalecer e valorizar os comunicadores do cooperativismo em todo o país.
Coopera também com o planeta
E não dá para fechar sem falar da pegada verde do evento. Todas as emissões de carbono — mais de 200 toneladas — foram compensadas via Programa REDD+Vale do Jari. A coleta seletiva, a redução de materiais impressos e o uso de soluções digitais também fizeram parte do compromisso ambiental da Semana. Como destacou Alex Macedo, coordenador de Meio Ambiente do Sistema OCB: “A sustentabilidade no cooperativismo não é discurso. É prática concreta, conectada com as próximas gerações”.
Inspiração que veio de dentro
Os depoimentos dos participantes mostram a força do evento. Raíssa Costa, do Sicoob Central Norte, resumiu bem. “Nunca imaginei viver um momento assim. Está sendo extraordinário.” Já Vanessa Zandonade, da Coopermota (SP) destacou o impacto coletivo. “É emocionante ver 800 pessoas reunidas para falar de comunicação no cooperativismo. A gente percebe o quanto somos potentes”,
O gestor de Comunicação da Comunicoop (RJ), Paulo Montenegro, também elogiou. “Foi muito importante vivenciar essa dimensão do nosso movimento e explorar todas as suas nuances com tanta profundidade”. E, Maria Lidiane, da Coomarca (SC), completou. “Foi um evento muito completo. As plenárias, trilhas, ativações e estandes trouxeram aprendizados valiosos. A Sala Sensorial, por exemplo, foi uma experiência única para mim. Percebi o quanto é importante não ficarmos apenas no discurso, mas transformar essas reflexões em ações práticas. Saio daqui com uma bagagem muito positiva, com informação, conhecimento e motivação para ajudar a propagar ainda mais o cooperativismo.