Somos fortes e fazemos a diferença

O nosso coop transforma e leva pra frente

Mesmo diante dos novos desafios impostos pela atualidade, o cooperativismo continua sendo essencial para o desenvolvimento e crescimento do Brasil. Todos os dias, nossas cooperativas reforçam a relevância do nosso modelo de negócios transformando a realidade de milhares de brasileiros.

Presentes em todos os estados e atuando nos sete ramos, somos mais de 5 mil cooperativas com registro ativo na OCB, promovendo mudança e evolução para a sociedade.

Outro indicador que enche o cooperativismo de orgulho é o da empregabilidade. O número de empregos formais, gerados pelas cooperativas só cresce. Saltou de 425,3, em 2018, para 427.576 até o começo de 2020.

Veio a pandemia...

Mas se engana quem pensa que o cooperativismo afunda fácil. Pelo contrário! No último dia 20/1, números divulgados pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e o Instituto Europeu de Pesquisa em Cooperativas e Empresas Sociais (Euricse) mostram que nossas coops estão entre as 300 melhores na classificação do Monitor Global de Cooperativas.

Esse é um relatório que explora o impacto econômico e social das maiores cooperativas do mundo, e temos o orgulho de reconhecer, nessa lista, os nomes: Coamo, Coopersucar AS, Sicredi, Confederação Nacional das Unimeds, C.Vale e Coop.

De acordo com o documento, as 300 principais cooperativas relatam um faturamento de mais de US$ 2,1 trilhões, com base em dados financeiros de 2018. Essas organizações operam em vários setores econômicos, sendo os setores agrícola (104 coops) e de seguros (101 coops) os que lideram a lista. O setor de atacado e varejo representa o terceiro maior: 57 coops.

Quer ficar por dentro de todos esses números?

ACESSE AQUI o Anuário do Cooperativismo Brasileiro

E AQUI o Monitor Global de Cooperativas (este, em inglês)

Veja também