Um brinde às mulheres!

Hoje o dia é especial para as mulheres e o SomosCoop também celebra a participação feminina, cada vez maior e mais efetiva, no cooperativismo. Desde suas raízes, as cooperativas têm sido espaços onde as mulheres encontram oportunidades para desenvolver suas habilidades, contribuir para suas comunidades e alcançar independência econômica. Ao unir forças em uma estrutura coletiva, as mulheres encontram apoio mútuo, solidariedade e uma plataforma para compartilhar suas vozes e liderança. E, claro, contribuem, de maneira significativa, para o avanço e a prosperidade do movimento. 

Em todos os ramos de atuação do cooperativismo, as mulheres se destacam como empreendedoras, líderes comunitárias, e agentes de mudança. Seja na agricultura, finanças, habitação, saúde ou qualquer outro segmento, as cooperativas proporcionam um ambiente inclusivo onde as mulheres podem superar desafios, adquirir conhecimento e influenciar decisões. Como um modelo de negócios que busca aprimorar a qualidade de vida de todos à sua volta, o cooperativismo também desempenha um papel vital na promoção da igualdade de gênero. 

Por isso, comemoramos e reconhecemos o impacto significativo da participação feminina no nosso movimento e na construção de uma sociedade mais equitativa e resiliente. Mulheres que lideram e participam ativamente de cooperativas atuam também na promoção da justiça social e na criação de oportunidades para as gerações futuras. E elas estão em todos os elos do movimento. O Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2023 revela que a força feminina já representa 41% dos mais de 20 milhões de cooperados. Além disso, 22% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. Elas são presidentes, diretoras-executivas, gerentes, superintendentes, coordenadoras, membros de conselhos, entre outros.

Incentivar, capacitar e apoiar as mulheres em uma jornada pessoal e profissional de oportunidades para que todas cresçam e se destaquem são princípios seguidos dia a dia pelo cooperativismo. Juntos, em um modelo de negócios onde todos ganham, queremos continuar transformando realidades, gerando prosperidade e impulsionando a construção de um mundo mais justo, equilibrado e feliz. 

 

Saiba Mais:

https://www.somos.coop.br/noticias/lugar-de-mulher-e-onde-ela-quiser?highlight=WyJtdWxoZXIiXQ==  

https://www.somos.coop.br/noticias/presenca-feminina-no-coop-e-destaque-em-reportagem-especial-da-band-tv?highlight=WyJtdWxoZXIiXQ==

https://www.somos.coop.br/nossas-acoes/com-o-coop-elas-vao-alem?highlight=WyJtdWxoZXIiXQ==

Veja também