Venus Podcast aborda força das mulheres no cooperativismo

Bate-papo celebra Dia Internacional da Mulher e reforça potencial delas para o movimento

 

O SomosCoop marcou presença no Venus Podcast desta sexta-feira (8)  para celebrar, em grande estilo, o Dia Internacional da Mulher. No episódio, duas mulheres de destaque no cooperativismo brilharam: Cáthia Rabelo, presidente da Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom) e membro dos conselhos de Ética e de Mulheres do Sistema Ocemg, e Lígia Mara Jung, conselheira fiscal da Integrada Cooperativa Agroindustrial.

Em um bate-papo cheio de energia, as líderes compartilharam suas experiências sobre o impacto da presença feminina no mundo cooperativista. Foi uma conversa descontraída e esclarecedora, para além da narrativa de suas jornadas, e que teve como objetivo motivar e inspirar outras mulheres a se destacarem no universo cooperativista, além de mostrar a relevância da presença feminina na criação de um ambiente  mais justo e igualitário, em que todos possuem voz e vez nas decisões. 

 Cáthia Rabelo ressaltou que o cooperativismo necessita do talento e da determinação feminina para alcançar novos horizontes. "A mulher possui características únicas que agregam muito ao movimento, como força, ética e transparência. Somos uma peça importante para impulsionar o cooperativismo além das fronteiras", afirmou.

Para Lígia Mara Jung, o cooperativismo proporciona às mulheres a oportunidade de ocupar espaços que historicamente foram dominados por homens em diversos segmentos. "Ser cooperada me deu coragem para assumir posições de liderança, mesmo em ambientes predominantemente masculinos. Nele, encontrei apoio para avançar", contou.

O diálogo, comandando pelas anfitriãs Criss Paiva e Yasmin Ali, evidenciou que a participação de mulheres entre os cooperados é fundamental para a equidade de gênero e para o alcance de resultados que beneficiam toda a sociedade. Para além da representatividade, o episódio mostrou que o cooperativismo pode trazer independência e capacitação para mulheres em situações vulneráveis, por exemplo. 

“Traz um sentimento de pertencimento e de valorização dos nossos potenciais que transforma, efetivamente, trajetórias de vidas”, disse Lígia. “É um modelo de negócios totalmente inclusivo e que merece ser mais conhecido e reconhecido pela sociedade. É uma filosofia que penetra nossas almas”, complementou Cáthia. 

Confira o episódio completo em aqui.

Confira também outros podcasts com mulheres cooperadas e inspiradoras:  

PodCooperar: A história da Leilane  
PodCooperar: A história da Flávia  
PodCooperar: A história da Maria Luiza 
Podcooperar: A história da Maria Eneide  
Braincast: Fabíola Nader Motta - Se você pudesse ter mais voz no seu trabalho  
Braincast: Clara Maffia - Cooperativismo como você nunca viu 
Braincast: Débora Ingrisano - Construindo a Economia do Futuro 
The Swift: Cooperação e Inovação, com Samara Araujo  

Veja também