Featured

Combate ao câncer de mama é um trabalho cooperativo

Cuidar está no DNA das cooperativas de saúde. Responsáveis pelo atendimento de mais de 27 milhões de brasileiros, segundo dados do AnuárioCoop 2025, elas reforçam, no Outubro Rosa, seu compromisso com milhares de mulheres que enfrentam o câncer de mama, oferecendo prevenção, diagnóstico e apoio especializado. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais incidente entre mulheres no Brasil, com estimativa de 73.610 novos casos por ano entre 2023 e 2025. Além disso, também é a principal causa de morte por câncer entre elas. 

Apesar dos números expressivos, a boa notícia é que, quando diagnosticado e tratado precocemente, o câncer de mama tem altas chances de cura. Embora o diagnóstico seja individual, a jornada de tratamento e superação se fortalece com o apoio dos familiares, amigos, profissionais de saúde e de todos. E aí entra o papel fundamental da cooperação. 

Diagnosticada com a doença em 2023, aos 23 anos, a jornalista Nicole de Lima Cesar, beneficiária da Unimed São José do Rio Preto, percebeu que havia algo errado quando fez um autoexame. Ao perceber um nódulo na mama direita, relatou à sua ginecologista em uma consulta de rotina e foi encaminhada para exames. 

Ela passou por um ultrassom e uma biópsia até receber o laudo de confirmação do câncer, que, apesar de estar em crescimento acelerado, tinha grandes chances de cura. Nesse momento, Nicole estava em uma transição de emprego que poderia tê-la deixado desassistida, mas a continuidade de seu plano de saúde na Unimed São José do Rio Preto garantiu acesso rápido e de qualidade aos exames e tratamentos necessários.

“A Unimed entrou como um divisor de águas nesse processo. Passei por uma consulta longa com a oncologista e o tratamento começou em abril de 2024. Tive acesso a psicólogos, nutricionistas e todos os profissionais da saúde que me ajudaram. Eles foram impecáveis em cada detalhe, desde as conversas até o pós-operatório. A assistência que recebi foi completa – humana, ágil e de altíssima qualidade”, lembra. 

Com o apoio da família, dos amigos e de toda a equipe da Unimed São José do Rio Preto, Nicole está curada. “Hoje, um ano após a última quimioterapia e dez meses depois da cirurgia, estou em remissão. Curada. Renovada. Uma nova mulher”, comemora. 

Prevenção que salva

Assim como Nicole, milhares de mulheres em todo o país podem aumentar as chances de cura do câncer de mama se detectarem a doença em estágio inicial. Por isso, o Outubro Rosa ganha destaque como uma mobilização de prevenção, troca de informações e solidariedade. 

Recentemente, o Ministério da Saúde passou a recomendar a realização de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos,  mesmo sem sintomas, em decisão conjunta com o profissional de saúde. Para mulheres de 50 a 69 anos, a orientação é o rastreio obrigatório a cada dois anos. No entanto, 24,2% das brasileiras nessa faixa etária nunca realizaram o exame, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, índices que são ainda mais preocupantes nas regiões Norte (42,1%) e Nordeste (33,7%). 

Mudar esse cenário exige ações conjuntas, campanhas de conscientização como o Outubro Rosa, acolhimento e acessibilidade para garantir acesso ao tratamento. A Unimed São José do Rio Preto tem desenvolvido diferentes iniciativas para garantir que a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama façam parte do dia a dia das mulheres. A coop investe em parcerias com redes credenciadas para agilizar processos, garante o encaminhamento ágil de casos suspeitos e oferece cuidados multiprofissionais, com equipes de psicologia, enfermagem e serviço social.

“Com essas iniciativas, buscamos não apenas encurtar o tempo de resposta e oferecer diagnósticos mais ágeis, mas também proporcionar acolhimento integral às nossas pacientes. Durante todo o ano, promovemos ações contínuas de conscientização e acompanhamento”, explica o  presidente do Conselho de Administração da Unimed São José do Rio Preto, Marcelo Lucio de Lima. 

Para reforçar as ações durante o Outubro Rosa, a cooperativa preparou uma nova edição da exposição Cores da Vida, que apresenta história de mulheres que venceram o câncer de mama com o apoio da Unimed. Além disso, terá um programa especial sobre o tema no Unicastpodcast produzido pelo sistema de cooperativas, que já abordou temas como Agosto Lilás e Setembro Amarelo.

Para o gestor, o Outubro Rosa é uma oportunidade para reforçar o papel do cooperativismo de saúde para a prevenção e o tratamento de mais mulheres brasileiras.  

“O Outubro Rosa é fundamental porque chama a atenção para uma doença que representa cerca de 30% de todos os diagnósticos de câncer em mulheres no Brasil. A campanha funciona como um grande lembrete coletivo e salva vidas”, destaca. 

Veja também