Coops de crédito impulsionam negócios

Empoderamento é poder transformar desejos em realidades. É visualizar que é possível alcançar objetivos e buscar viabilizá-los e prosperar coletivamente fazendo o bem para si e para o próximo. Muitas pessoas e comunidades foram e são transformadas constantemente pela presença de uma cooperativa financeira na região. Em lugares mais distante e improváveis, as coops de crédito oferecem serviços que verdadeiramente impulsionam sonhos.

Com atendimento próximo e humanizado, as coops têm a habilidade de orientar as pessoas, cooperadas ou não, de acordo com o propósito de cada uma. Jussara Maria Moreira, por exemplo, sempre quis proporcionar um futuro acadêmico e profissional para sua filha. Há mais de 20 anos ela é cooperada do Sicoob Credivertentes (MG) e em conversa com sua gerente encontrou a melhor forma de financiar os estudos.

“Minha filha se inscreveu em uma universidade em Londres, na Inglaterra, e não sabíamos como fazer para realizar esse sonho de estudar fora. Comentando com minha gerente no Sicoob sobre o medo e a insegurança de dar esse passo ela disse que seria possível sim. E acrescentou que a cooperativa jamais deixaria passar essa oportunidade para minha família. Em resumo, estamos realizando o sonho de uma menina que tinha então 17 anos e que há dois anos estuda onde queria. Eu só tenho a agradecer ao Sicoob que tornou possível esse sonho por meio de abertura de crédito com juros baixos e dentro do nosso orçamento”, conta Jussara emocionada.

Crédito para todos

Experiências despertam em nós novas maneiras de inovar e empreender. Com ajuda da cooperativa Sicredi Pioneira, Fernando Maldaner e seu sócio receberam o empurrãozinho que faltava para começar a almejada cervejaria Edelbrau, em Nova Petrópolis (RS). Os negócios prosperaram e a coop continua como principal instituição financeira do empreendimento.

“Fizemos uma viagem para a Europa e observamos que na Irlanda, Alemanha e Bélgica a cultura de micro cervejarias era muito difundida. Então, em 2011, abrimos a empresa na nossa região, que é tipicamente alemã, mas até então não tinha uma cervejaria. Desde o início contamos com o Sicredi para construir o prédio e comprar equipamentos. Graças a excelência da cooperativa, entre o planejamento e execução, foi possível abrirmos em menos de um ano”, explica Fernando.

Segundo ele, as taxas das cooperativas de crédito são mais atrativas e o processo de liberação dos recursos, mais ágil. “Ao longo desses 11 anos contamos com o Sicredi como importante apoio para o desenvolvimento da nossa cervejaria. Em 2018, financiamos uma placa fotovoltaica que nos permitiu ser a primeira cervejaria brasileira a gerar 100% da energia consumida na nossa fábrica. Recentemente, em 2020, solicitamos novo valor para realizarmos a chamada Experiência Edelbrau, que é uma visitação interativa, única e diferenciada na Serra Gaúcha. Temos muito orgulho de atuar nessa região onde o Sicredi nasceu e ficamos felizes por todo o desenvolvimento que estamos promovendo para nossa comunidade em diversas ações”, complementa.

Empreendedorismo

As famílias que se apoiam têm mesmo grande vantagem diante dos obstáculos do mundo. A história da Anadria da Silva Pereira Azarias e de seu esposo somam afeto e vontade de expandir os negócios. O Sicoob Credivertentes, cooperativa a qual ela é associada, concedeu crédito facilitado para a expansão de sua pousada e do turismo rural na região de Itutinga (MG).

“Somos microempresários no segmento de comércio e hospedagem rural e fizemos financiamento para expandir o nosso empreendimento chamado Chalé Vales das Candeias. Durante a pandemia enfrentamos dificuldades, mas pudemos contar com a colaboração da cooperativa, que fez suspensão provisória das cobranças. Somos cooperados desde 1998 e temos muito orgulho de dizer que foi a primeira e única instituição financeira que procuramos para adquirir cartão de crédito, veículo, imóvel, fazer financiamentos e tantas outras possibilidades que já acessamos. Hoje temos nove chalés, todos construídos com recursos do Sicoob”, enaltece Anadria.

Intercooperação

Empoderar o cooperativismo em todos os seus ramos também é foco das coops financeiras. Em diversas ocasiões, elas intercooperaram, por exemplo, com cooperativas educacionais, do agro e de transporte. A coop gaúcha de infraestrutura e energia Certel tem como propósito melhorar a vida de seus associados e comunidades com serviços de eletrificação de qualidade e baixo custo. Ao acionar crédito com as unidades do Sicredi: Ouro Branco, Integração, Região dos Vales e Botucaraí (Soledade), a Certel pôde melhorar a distribuição de energia da região.

O presidente da coop, Erineo José Hennemann, considera que a parceria foi fundamental para a construção da hidrelétrica. “De forma inovadora geramos energia limpa e renovável, 100% cooperativa e que incrementa o emprego, renda e desenvolvimento regional. A prática da intercooperação foi reconhecida em nível nacional como exemplo de integração de negócios entre cooperativas. Tudo isso porque a poupança dos associados do Sicredi e da Certel viabilizaram a hidrelétrica, que aumentará em 30% a capacidade de geração de energia, além de reduzir a tarifa. Isso prova que o modelo de reaplicação das sobras gera mais benefícios aos associados”.

Crescimento

A cada ano o número de cooperativas de crédito cresce mais em favor dos brasileiros. Nos últimos quatro anos, o número de pontos de atendimento subiu de 4.929 para 7.247, evidenciando o coop financeiro como principal agente de atendimento físico no Brasil. São 818 instituições ligadas ao Sistema OCB, que geram mais de 89 mil empregos diretos. Em 275 municípios, as cooperativas são a única instituição financeira presente. De acordo com o coordenador do Ramo Crédito do Sistema OCB, Thiago Borba, as benesses destas cooperativas vão além da concessão de crédito ou captação de depósitos.

“A particularidade de estar próxima do cooperado e dele ser também dono é o grande diferencial das cooperativas de crédito. Não é por acaso que, por conta de seus diferenciais societários, seguem expandindo e em algumas regiões são as únicas que ofertam serviços financeiros. O cooperado é responsável pela cooperativa, ele participa e ajuda a definir seu futuro, onde serão feitos os investimentos para crescimento e expansão, para onde serão destinados os excedentes”, esclarece.

Borba complementa que o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC), comorado sempre na terceira quinta-feira do mês de outubro, converge com as agendas positivas da OCB e do Banco Central do Brasil (BCB), que coloca para o setor indicações percentuais de crescimento de 20%, até 2030.  “Pelos olhos da própria autoridade reguladora, o cooperativismo de crédito desempenha importante papel de inclusão, justiça financeira e social”, frisa o coordenador.

O superintendente da Fundação Sicredi, Romeo Balzan, evidencia que a inclusão financeira provinda de cooperativas de crédito oportuniza o desenvolvimento da sociedade.  “Abrir novos postos de atendimentos é uma necessidade para levarmos a mais pessoas estes serviços. A presença física gera conexão com a comunidade, o que permite conhecer melhor as necessidades das pessoas de cada região”, defende.

Veja também