Dia das Crianças: conheça 7 brincadeiras que ensinam a cooperar
Cooperação também é coisa de criança! E o melhor jeito de ensiná-las sobre a força do coletivo é brincando. Nos jogos, elas aprendem a lidar com regras, conviver em grupo, respeitar o outro, usar a criatividade para buscar soluções para os desafios. Quando as brincadeiras são cooperativas, a lição é ainda mais valiosa: elas descobrem que competir não é a única forma de conquistar objetivos e que, trabalhando juntas, todas podem ganhar. Que tal aproveitar o Dia das Crianças para cooperar?
“Brincar em conjunto e compartilhar objetivos ensinam à criança que, para alcançar resultados, muitas vezes é preciso somar esforços, respeitar o outro e dividir responsabilidades. Essas vivências lúdicas contribuem para a formação de valores como solidariedade, empatia e senso de coletividade, que são a base do cooperativismo”, explica o pedagogo Detley Porto, analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB.
Segundo ele, aprender a cooperar na infância contribui para a formação de adultos mais conscientes, colaborativos e preparados para construir soluções conjuntas para os desafios do dia a dia, seja no ambiente de trabalho ou na vida comunitária. “Quem teve contato precoce com práticas cooperativas tende a desenvolver maior capacidade de atuação em equipe, respeito à diversidade de opiniões, responsabilidade social e engajamento em causas coletivas”, compara.
Neste Dia das Crianças, o SomosCoop, baseado nas dicas do curso Ensinando Cooperativismo para Crianças, disponível na plataforma Jogar+Aprender, indica 7 brincadeiras que ensinam a cooperar:
1- Caça ao tesouro: neste jogo, as crianças são divididas em equipes e um grupo esconde algo para ser encontrado pelos demais. Pode ser um brinquedo, um chocolate ou outro objeto que chame a atenção dos pequenos. O importante é que as crianças se unam para alcançar um objetivo em comum e se divirtam.
2- Corrida de três pernas: em duplas, as crianças correm com as pernas amarradas e só conseguem chegar ao final do trajeto se trabalharem em conjunto, atentas ao ritmo uma da outra. É importante ter empatia, estratégia e respeitar o tempo do colega, senão todo mundo cai. Uma lição de trabalho em equipe e solidariedade.
3- Lençol cooperativo: as crianças seguram um grande lençol pelas bordas e precisam manter uma bola pulando sobre ele sem deixá-la cair. É preciso trabalhar em grupo e estar atento aos movimentos dos colegas para que a brincadeira dure mais.
4 - Pintura coletiva: o grupo recebe uma grande folha de papel ou mural, lápis de cor, canetinhas, tintas e pincéis e começa a desenhar e pintar livremente ou com um tema definido. A ideia é elaborar uma obra de arte em cooperação, sem apagar nem desfazer o que o colega fez, desenvolvendo a criatividade coletiva e mostrando que cada contribuição importa.
5 - História em conjunto: as crianças sentam em uma roda e uma delas começa uma narrativa com uma frase simples. Em seguida, cada participante acrescenta um novo trecho à história, até que todos tenham colaborado ou o grupo decidir que chegou ao fim. Com escuta ativa e colaboração, o jogo valoriza a diversidade de ideias e rende boas risadas.
Diversão digital
Também temos duas recomendações de jogos cooperativos on-line para o Dia das Crianças, afinal, eles já fazem parte do cotidiano das crianças e podem trazer benefícios para o aprendizado, especialmente quando são bem planejados e mediados.
6 - CoopCity: jogo de simulação que representa uma cidade cooperativista na plataforma Roblox. Os jogadores podem fazer parte de cooperativas de vários setores, aprender sobre como funcionam as Assembleias Gerais e conhecer os benefícios da intercooperação. Além de ensinar sobre cooperativismo, o game ajuda a desenvolver conceitos de geografia, história, educação financeira, matemática, planejamento, empreendedorismo, cidadania e sustentabilidade.
7 - Onde Está Eliza?: a personagem Eliza, inspirada em Eliza Brierley — primeira mulher a se associar a uma cooperativa no mundo — conduz crianças e jovens por uma jornada interativa e divertida pelos principais cenários do cooperativismo. O jogo, inspirado nos famosos livros Onde Está Wally, apresenta diferentes níveis em que os participantes devem encontrar Eliza e diversos objetos específicos em cada etapa. Ao localizar cada item, são reveladas explicações acessíveis e envolventes sobre momentos históricos, princípios e modelos de negócio do cooperativismo. Tudo é apresentado de forma lúdica, estimulando a curiosidade e o aprendizado por meio da exploração visual e da narrativa interativa. A proposta une diversão e conhecimento, promovendo o espírito cooperativista desde cedo.
Os games cooperativos estão disponíveis gratuitamente na plataforma Jogar+Aprender, um ambiente digital que reúne ferramentas educacionais para ensinar crianças e jovens sobre o movimento cooperativista no Brasil e no mundo. Além dos jogos on-line, o site oferece materiais didáticos, cursos, vídeos, brincadeiras e jogos tradicionais. Os conteúdos estão alinhados a estratégias educacionais amplas, como educação cooperativista, educação financeira, educação ambiental, cultura da paz, cidadania, bem-estar emocional, entre outros temas.
E tem mais! Em outubro, para comemorar o Dia das Crianças, o Sistema OCB vai disponibilizar desenhos da simpática Coopivara, a mascote do SomosCoop, para que o público infantil possa colorir de forma digital. Acesse a página do Jogar+Aprender na plataforma CapacitaCoop e aproveite!