Dia C: voluntariado cooperativista em ação pelos ODS
Sabia que o cooperativismo tem uma mobilização de voluntariado que ajuda a promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? É o Dia de Cooperar (Dia C), uma data em que cooperativas de todo o Brasil colocam a mão na massa em ações solidárias que impactam diretamente comunidades locais e contribuem para as metas globais definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Este ano, a jornada será realizada no dia 30 de agosto, com ações programadas em várias partes do país.
Criado em 2009, em Minas Gerais, o Dia C se tornou um movimento nacional e hoje é considerado a maior mobilização de voluntariado do cooperativismo brasileiro. Em 2024, as iniciativas beneficiaram mais de 5,5 milhões de pessoas. Foram mais de 11 mil ações, desenvolvidas por 1.020 cooperativas e cerca de 130 mil voluntários.
O impacto do programa ao longo dos anos tem sido tão significativo que o Dia C se tornou símbolo do compromisso das cooperativas com as comunidades e com a melhora da qualidade de vida das pessoas, sejam cooperados ou não.
Alinhados aos 17 ODS da ONU, os projetos envolvem cooperativas de todos os ramos em ações que vão de combate à fome a iniciativas de educação, saúde, inclusão social e geração de renda. A atuação dos voluntários é planejada conforme as necessidades locais e têm impacto contínuo.
Seja arrecadando alimentos (ODS 2), promovendo saúde e bem-estar (ODS 3), levando conhecimento (ODS 4), promovendo o plantio de árvores (ODS 13) ou incentivando o consumo responsável (ODS 12), o Dia C conecta ações locais com responsabilidade global.
“O Dia C é um programa que une, celebra e dá visibilidade às ações de impacto socioambiental das cooperativas brasileiras. São iniciativas que aproximam as cooperativas das comunidades e confirmam o papel do cooperativismo para o bem-estar social e o desenvolvimento local”, destaca a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Débora Ingrisano.
Conexão com os ODS
Dados do Anuário do Cooperativismo 2025 (AnuárioCoop) mostram que o Dia C tem sido uma plataforma para que as cooperativas contribuam para o cumprimento dos ODS com seus valores e princípios. Em 2024, 11.520 iniciativas voluntárias desenvolvidas no âmbito do Dia C contemplaram as metas globais da ONU.
Entre os destaques, estão projetos ligados ao ODS 4, que trata de educação de qualidade, que lideraram o ranking do Dia C do ano passado, com 2.344 ações. Nessa área, estão incluídos projetos de educação financeira e cooperativista, cursos, pontos de leitura, distribuição de livros, entre outros.
Em seguida, aparece o ODS 3, de promoção da saúde e bem-estar, que teve 2.329 iniciativas registradas, como vacinação, aferição de pressão, testes de glicemia, doação de sangue, orientação sobre hábitos saudáveis e promoção de atividades esportivas.
Em terceiro lugar, está o ODS 10, meta para redução das desigualdades, que foi tema de 1,8 mil ações do Dia C em 2024 e promoveu arrecadação de alimentos, ações em instituições sociais, doações para hospitais, entre outros projetos.
Programação nacional
No próximo sábado, 30 de agosto, cooperativas de todo o país realizarão ações do Dia C 2025. Até o ano passado, a data era celebrada no começo de julho, próxima ao Dia Internacional do Cooperativismo, mas foi reprogramada para se conectar com o Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto.
“As ações voluntárias do Dia C são uma forma de mostrar que nosso compromisso com a comunidade vai além dos cooperados e suas famílias. É também uma oportunidade para apresentar a mais pessoas como as cooperativas constroem um mundo melhor de forma coletiva”, destaca Débora Ingrisano.
De Norte a Sul do Brasil, a programação inclui ações ligadas à saúde, bem-estar, educação financeira, segurança alimentar, arte, cultura e cidadania. No Amazonas, por exemplo, o principal evento do Dia C será em Manaus, em uma manhã de prestação de serviços à comunidade no CETI Áurea Pinheiro Braga. Serão oferecidas consultas médicas, atendimento odontológico, oficinas de artesanato, orientação jurídica, recreação para crianças, vacinação, entre outras iniciativas.
Na Bahia, cooperativas de diferentes regiões do estado levarão o Dia C para suas comunidades. Em Porto Seguro, a Cooeps vai oferecer atendimentos gratuitos em saúde física, bucal, mental, nutricional e da mulher, além de atividades integrativas como yoga e treinamento funcional. Em Salvador, o Sicredi Centro-Sul MS/BA vai transformar o dia de uma creche da cidade com a doação de alimentos, materiais de higiene e limpeza e atividades culturais e lúdicas.
Em Vitória (ES), um dos focos do Dia de Cooperar será a campanha “Coopere com a vida, doe sangue”, que vai reunir doadores voluntários no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes). No interior do estado, também estão programadas atividades como corrida de rua e passeio ciclístico para arrecadação de alimentos e oferta de serviços de saúde, cidadania, esporte, educação, recreação e lazer gratuitos.
No Rio Grande do Sul, um dos locais de atuação dos voluntários cooperativistas será a Expointer, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, que acontece em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Na Casa do Cooperativismo, montada especialmente para a exposição, cooperativas farão ativações relacionadas à educação financeira e sustentabilidade, além de distribuição de brindes para os visitantes.
Faça parte
Quer participar do Dia C 2025? Acompanhe as redes sociais do Sistema OCB e das cooperativas da sua cidade e saiba mais sobre as atividades na sua região. Bora cooperar por um mundo melhor!