Enquanto o mundo
espera um futuro melhor,
as cooperativas já estão fazendo acontecer
Conheça como o cooperativismo já vive hoje um amanhã mais sustentável.
Notícias
Na COP30, cooperativas mostram como o setor contribui para a ação climática
Cooperar para incluir: o papel do cooperativismo na inclusão de pessoas com deficiência
5 motivos para comprar produtos de cooperativas
Agricultura familiar ganha força com o cooperativismo
Aperte o cinto e vem!
Pegamos a estrada para mostrar que um futuro melhor já é realidade por todo o Brasil. Embarque com a gente nessa e veja o que as coops estão fazendo.

O que é o cooperativismo
Um jeito diferente
de fazer negócios
O cooperativismo é um modelo de negócio baseado no trabalho coletivo, que está presente em todos os setores da economia. Uma atividade que gera trabalho e renda para as pessoas e leva prosperidade para as comunidades.
O cooperativismo une desenvolvimento econômico e social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo. Essa é a força do nosso movimento!
2025: Ano Internacional das Cooperativas
A Organização das Nações Unidas (ONU), com o tema "Cooperativas constroem um mundo melhor", declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, afirmando que nosso modelo de negócios apresenta soluções para os desafios globais impulsionando o desenvolvimento das comunidades. Uma oportunidade para que o mundo inteiro conheça mais sobre o cooperativismo e reconheça seu valor.
Destaques
Confira como será a presença do coop na COP30
Quando o assunto é futuro sustentável, o cooperativismo brasileiro tem muito a compartilhar. E agora, o mundo vai ver de perto! De 10 a 21 de novembro, o movimento marca presença na COP30, em Belém (PA), com uma programação intensa: mais de 20 painéis e ações oficiais em espaços como a Blue Zone, Green Zone, AgriZone e Casa do Seguro. O cooperativismo brasileiro chega à conferência do clima para mostrar como o modelo de negócios centrado nas pessoas e na colaboração já é parte da solução para os desafios climáticos ao unir desenvolvimento econômico, inclusão social e preservação ambiental. A força e o protagonismo do movimento em conectar a economia real aos compromissos globais com inovação, sustentabilidade e inclusão estará em evidência. A programação conta com debates sobre bioeconomia, financiamento verde, agricultura regenerativa, transição energética justa, segurança alimentar e inclusão produtiva. O público também terá acesso a exposições e experiências interativas que apresentam produtos, iniciativas e projetos de cooperativas de todas as regiões do Brasil. Oficinas, degustações e atividades culturais prometem aproximar o visitante do jeito cooperativo de cuidar do planeta. Ainda durante a conferência, o cooperativismo irá reforçar o Manifesto do Cooperativismo Brasileiro para a COP30, documento construído com entidades estaduais e cooperativas de todo o país, que apresenta propostas para ampliar o acesso ao financiamento climático, promover a transição energética justa, fortalecer a bioeconomia, impulsionar a agricultura de baixo carbono e garantir que comunidades rurais e tradicionais sejam protagonistas do processo de adaptação climática. E, para completar, a COP30 será palco de uma celebração especial: o Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU. Confira a programação completa da participação das cooperativas no site oficial do movimento dedicado ao evento: https://somoscooperativismo.coop.br/cop30.5 motivos para a Geração Z conhecer o cooperativismo
No Coop! A escolha certa para prosperar juntos
5 motivos que provam: cooperativas de crédito criam um mundo mais próspero
Bora cooperar
por um mundo melhor
O cooperativismo é um jeito diferente de fazer negócios cheio de oportunidades para todos.
Se você quer comprar ou vender, empreender ou investir, trabalhar ou consumir, o cooperativismo é sempre um bom negócio.
Pra quem é o cooperativismo?
O cooperativismo é para quem se preocupa com o desenvolvimento sustentável e busca uma sociedade mais justa e com melhores oportunidades para todos. Escolher o cooperativismo é escolher um modelo de negócios que traz vantagens para toda comunidade.

Confira abaixo
Pra quem compra
Produtos e serviços de qualidade, com preço justo e responsabilidade socioambiental, que colaboram para um ciclo virtuoso de desenvolvimento local.
Pra quem busca trabalho
Trabalhar em uma cooperativa é estar em um ambiente de desenvolvimento mútuo e cooperação, atuando com propósito.
Pra quem busca empreender coletivamente
Todas as pessoas que são cooperadas são donas do negócio, participam democraticamente das decisões e têm direito à participação nos resultados da cooperativa.