Featured

5 motivos para a Geração Z conhecer o cooperativismo

A forma como a Geração Z – pessoas nascidas entre 1995 e 2010 – enxerga o mundo está mudando a maneira de consumir, trabalhar e se relacionar com as marcas. Mais conectada, informada e engajada, essa geração vem mostrando que é possível alinhar propósito, sustentabilidade e impacto positivo em cada escolha. Neste caminho rumo a um futuro de decisões cada vez mais conscientes,  o cooperativismo tem muito a oferecer.

De acordo com a pesquisa Geração Z e Millennial 2025, da Deloitte Consulting, 65% dos jovens da Geração Z estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis. Para eles, dinheiro também é uma forma de expressar valores e apoiar causas que acreditam. E a mudança não está apenas nos hábitos de consumo. A pesquisa mostra que 23% deles pesquisam o impacto ambiental de uma empresa antes de aceitar uma oferta de emprego porque querem trabalhar em instituições com propósito, que sejam éticas e transparentes. 

Essas preocupações têm tudo a ver com o cooperativismo: um jeito de fazer negócios que une desenvolvimento econômico, social e sustentabilidade. O coop é um jeito de empreender de forma coletiva e está presente em diversos setores da economia: agronegócio, saúde, serviços financeiros,  educação, geração de energia, transporte, consumo, turismo, além de outros segmentos.

“A Geração Z vem se aproximando do cooperativismo porque compartilha dos nossos princípios e valores. É uma geração que investe seu tempo e dinheiro em causas com propósito”, explica a Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, entidade que representa o setor no Brasil. 

Confira 5 motivos que mostram por que o cooperativismo é a escolha certa para Geração Z – e para todas as faixas etárias: 

1- Respeito ao meio ambiente

As cooperativas são referência em práticas sustentáveis: promovem o uso de energias renováveis, adotam práticas agropecuárias de baixo carbono e recuperação de áreas degradadas e são protagonistas da reciclagem de resíduos e logística reversa no Brasil. 

As coops também têm um papel fundamental na educação ambiental, seja entre seus cooperados ou  nas comunidades onde atuam, contribuindo para um amanhã de mais responsabilidade com o planeta. Além disso, as cooperativas estão comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de 17 metas da Organização das Nações Unidas (ONU) para um futuro mais justo e próspero.

2- Consumo que fortalece a economia local 

Onde tem cooperativa, a comunidade sai ganhando. O coop gera empregos, movimenta a economia e reinveste parte dos resultados no bem-estar coletivo, com ações de impacto socioambiental. 

Um estudo do Sistema OCB e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostra que municípios com presença de cooperativas registram, em média, um incremento de R$ 5,1 mil no Produto Interno Bruto (PIB) por habitante e 28,4 empregos a mais por 10 mil habitantes.

As coops também têm um importante papel na valorização do comércio local, garantindo acesso a crédito a pequenos empreendedores, promovendo a autonomia financeira por meio do trabalho e fazendo o dinheiro circular. 

3- Garantia de origem e qualidade 

Produtos feitos por cooperativas têm história, propósito e responsabilidade. São produzidos com respeito às pessoas e ao meio ambiente, dentro das normas sanitárias, ambientais e trabalhistas.  

Além da procedência garantida, os produtos e serviços coop usam tecnologias sustentáveis, têm preços justos e qualidade reconhecida no mercado. Consumir esses produtos é apoiar quem produz com ética e investir em modelo de negócios mais humano.

4- Dinheiro com propósito 

O cooperativismo tem um segmento dedicado às finanças: as cooperativas de crédito. Mais que uma opção para contas, investimentos ou serviços, elas são a escolha certa para quem quer cuidar do dinheiro de forma segura, consciente e com impacto para a sua comunidade. 

Nas cooperativas de crédito, os clientes são cooperados – donos e sócios ao mesmo tempo – e podem participar das decisões. Além disso, têm direito à participação nos resultados financeiros uma vez por ano. Com a maior rede de agências do país, as cooperativas de crédito garantem inclusão, combinam atendimento humanizado e digital e oferecem educação financeira. 

5 - Foco nas pessoas 

No cooperativismo, as pessoas estão em primeiro lugar. Com base em princípios como participação democrática e interesse pela comunidade, as cooperativas acreditam que prosperar juntos é o caminho para um futuro melhor. As coops valorizam as pessoas quando investem na economia local, combatem a pobreza, promovem inclusão e garantem oportunidades justas de trabalho e renda. 

Mais de 25,8 milhões de brasileiros já escolheram esse jeito de pensar, agir e fazer negócios, segundo dados do AnuárioCoop 2025. Para quem busca propósito, voz ativa e pertencimento, o cooperativismo é o lugar certo. No coop, cada pessoa importa, participa e faz a diferença.

6 - Bora Cooperar

Os produtos cooperativistas têm uma marca: o carimbo SomosCoop, que ajuda os consumidores a identificar nas prateleiras opções que unem qualidade, preço justo e impacto social. 

A marca está em produtos e serviços do coop em todos os setores de atuação. O carimbo pode ser encontrado em embalagens, frotas de veículos, fachadas, redes sociais, na comunicação institucional de cooperativas e outros materiais. 

Se tem o carimbo SomosCoop, pode confiar! 

 

Veja também