Coop pernambucano é destaque no Enem

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 colocou em evidência o cooperativismo pernambucano. A aluna Carina Moura, do Colégio 3º Milênio – cooperativa de professores com sede em Limoeiro e Vitória de Santo Antão –  foi a única a tirar nota máxima na redação do certame, em Pernambuco, com pontuação 1.000. A coop vem se consolidando ao longo dos anos também na aprovação de alunos em vestibulares do estado.

“Fiquei muito feliz com o resultado do exame, porque isso traz uma representatividade muito grande principalmente para o pessoal do interior. Tenho ouvido de muitas pessoas que estou inspirando elas. Tenho consciência de que sofremos preconceito de outros estados e, desta forma, estamos quebramos essa barreira. O Nordeste é sim capaz e também um celeiro intelectual. Este ano tivemos 10 notas mil em todo o nordeste, isto é um marco”, comemorou a estudante.

Embora tenha alcançado a nota máxima, Carina revelou que já teve receio em relação a redação do Enem. “Sempre gostei muito de Português e Literatura, mas sobre a redação, confesso que tinha medo. Como na primeira e na segunda etapa do exame não precisava, eu sabia que tinha que me preparar para a esta última fase e comecei o ano muito focada. Estudei, fiz os simulados da escola e fui perdendo o medo, ficando mais confiante. Hoje gosto muito de escrever”, contou a aluna que tem a intenção de cursar Medicina.

O começo

Carina é natural de Frei Miguelinho, município de Pernambuco com 15.137 mil habitantes. Segundo ela, a educação sempre foi uma prioridade dentro de sua casa e os pais sempre se esforçaram para colocá-la em uma boa escola para que ela tivesse mais oportunidades.

“Durante o 8º e 9º ano do ensino fundamental eu ia e voltava de Limoeiro, o que foi bastante cansativo porque saia muito cedo e chegava muito tarde. Com a pandemia, fiz meu 1º e 2º ano do ensino médio de forma remota. No 3º fui morar em Limoeiro, em um pensionato religioso, umas das melhores decisões que tomei.  Escolhemos o Milênio por ser uma escola de referência e, no final, me senti muito acolhida. Além do ensino excelente, o colégio tem uma rede de apoio de psicólogos e você acaba se tornando parceira dos professores. É como se fossemos do mesmo time e o vestibular o maior desafio da equipe”, relatou a estudante.

O professor cooperado de redação, Ricardo Albuquerque, integra o quadro de docentes há mais de dez anos. Ele afirmou que o modelo cooperativo é uma oportunidade que faz a diferença na educação. “São mais de 30 cabeças pensantes com ideias diferentes. Essa diversidade faz com que haja uma evolução com resultados positivos para todas as áreas, além da de linguagens. As pessoas se doam para que os objetivos sejam alcançados”, disse o professor.

O presidente da cooperativa, Luís Augusto Amorim, atribui o destaque dos alunos nos certames à dedicação dos estudantes aliada ao modelo diferenciado de educação que a cooperativa oferta.

O aluno Matheus Motta, também do Colégio 3º Milênio de Limoeiro, alcançou a maior nota em matemática do Estado no exame, com 977 de pontuação. Outros alunos da coop, do 2ª ano e do pré-Enem, tiveram pontuação na redação média de 940 pontos. Cabe ressaltar que as notas variam de 0 a 1.000.


Quer saber como funciona uma coop educacional? Assista o episódio do SomosCoop na Estrada:

 
 
 
 
 

Veja também