Cooperativismo agro ganha destaque em reportagem especial da TV Cultura

O modelo de negócios cooperativista e sua participação expressiva no agronegócio nacional foi tema de reportagem especial do programa Agrocultura, da TV Cultura, exibida no último domingo (29). A reportagem de Bruno Faustino trouxe histórias de crescimento e inovação dentro das cooperativas e a inclusão social e financeira de seus cooperados, além de entrevista com a superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella.

 “O cooperativismo é um modelo de negócios diferenciado, porque é pautado por pessoas, propósito, princípios, valores, resultados compartilhados, senso de comunidade, transparência e sustentabilidade. O nosso principal objetivo é a construção de um mundo melhor, focado em um bem coletivo. O cooperado é também o dono da cooperativa e participa das decisões. Não visamos o lucro, mas as sobras [como são chamados os excedentes de cada ano], que são distribuídas entre os associados. O cooperativismo promove progresso econômico e social”, declarou Zanella.

A reportagem evidenciou que metade do que se produz no campo brasileiro é oriundo do trabalho de cooperativas e que 72% delas são da agricultura familiar. Em São Paulo, ele conversou com a cafeicultora da Coopercuesta, Daniella Romano Pelosini. Ele explicou que desde 1977 sua família atua no agro. “Antes trabalhávamos com gado de leite e paralelamente com o cultivo de café. Descobrimos que tínhamos vocação para produzir cafés especiais e começamos a investir de forma mais organizada na produção do grão. Hoje temos cerca de 200 mil pés e produzimos em torno de 2 mil sacas/mês. O produto tem boa comercialização e com mercado crescente”, contou.

Sobre o cooperativismo, Daniella lembrou um provérbio africano que aprendeu com uma amiga.

“Se você quer ir rápido, vai sozinho. Se você quer ir longe, vai junto. Eu acredito nisso profundamente e é o que fazemos aqui lindamente. É engrossar a voz, é juntar pessoas e aumentar a produtividade. Esse ir junto é que é importante”.

A história do agricultor da Coopram (ES), Paulo Cesar Soncini, ilustrou como o cooperativismo impulsiona a profissionalização de seus cooperados. A coop atua na produção de alimentos saudáveis como doces, conservas, queijos, embutidos e cafés. Soncini explicou que o pai comprou a propriedade, mas só após seu falecimento a família se mudou para a fazenda. "Hoje, além da agricultura, entramos no ramo de agroindústria e ecoturismo. Trabalhamos com mel há mais de 12 anos, fornecendo inclusive para a merenda escolar. Nossa cooperativa conta com vários apicultores e essa parceria é muito vantajosa para todos. A cooperativa compra o mel, envasa e distribui. Então, nós precisamos da cooperativa e a cooperativa precisa de nós. Sem ela ficamos muito fracos e isolados”.

A piscicultura também foi contemplada na reportagem. Reinaldo Tonela, associado da Copacol (PR), ressaltou que a atividade tem se modernizado e a tendência é continuar inovando. "Estamos há dez anos neste ramo e vemos que a cada aumento de tecnologia há também aumento de resultado. Sou associado há mais de 15 anos e a cooperativa vai crescendo e levando o associado junto, isso é importante”.

Não deixe de conferir a reportagem completa:

 
 
 

Veja também