Educação financeira para crianças e adolescentes

É o que cooperativas de São José dos Campos estão fazendo, incentivando desde abertura de conta poupança até concurso cultural

Ensinar a criança sobre a importância de poupar, investir e pensar na construção de um futuro sólido e seguro financeiramente tem sido prioridade no dia a dia de milhares de famílias, principalmente em tempos de crise e o atual cenário econômico do país. É nesse sentido que duas cooperativas de créditos da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) têm estimulado a educação financeira desde cedo aos pequenos.

Foto: Divulgação

Em São José dos Campos, o Sicoob Cressem (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Municipais do Vale do Paraíba e Litoral Norte) tem promovido a importância da educação financeira entre as crianças, incentivando cooperados a abrirem uma conta poupança para seus filhos.

“Com o tema sonhando grandão desde pequenininho, o Sicoob criou o Outubro das Crianças para lembrar os cooperados a lidar com o assunto desde a infância de seus filhos, dar dicas de economia e estimular a abertura de conta poupança”, disse a gerente do Centro do Convivência do Sicoob Cressem, Adriana Jorge.

Ela explica que as novas contas poupança abertas para o público infantil menor ou igual a 16 anos, até o dia 31 de outubro, com saldo superior a R$ 200, gera pontos no Programa Coopera. O resultado será divulgado no dia 30 de novembro. “Acreditamos que ensinar os pequenos sobre o uso do dinheiro com responsabilidade é saudável para o futuro”, afirmou.

Na mesma direção e campanha de incentivo está a COOPEREMB (Cooperativa de Crédito Mútuo dos Empregados da Embraer). Durante todo o mês de outubro, a cooperativa realiza concurso cultural de desenho para divulgar a Poupança Kids e ações para estimular a nova geração a ter uma vida financeira mais saudável.

“É importante conversar com os filhos sobre o assunto. Pergunte a criança sobre como ela pretende gastar o dinheiro da mesada, por exemplo. Conversem sobre os desejos imediatos e os sonhos para o futuro. O importante é ensinar poupar para poder investir no futuro. É essa a mensagem que queremos passar para a nova geração”, disse o presidente do Conselho de Administração da COOPEREMB, Wilson Gonçalves Lopes.

Para abertura da Conta Poupança Kids, é só comparecer um dos postos ou agência de atendimento da COOPEREMB em São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Mogi das Cruzes, Botucatu e Araraquara. “É preciso levar alguns documentos como a certidão de nascimento com CPF ou RG com CPF (da criança), comprovante de endereço em nome dos pais, além do CPF”, contou.

Fonte: Rodrigo Machado (PILARES)

Veja também