Fachada da cooperativa fictícia da novela Terra e Paixão
Fachada da cooperativa fictícia da novela Terra e Paixão

Novela Terra e Paixão destaca diferenciais do modelo de negócios coop

Os diferenciais e benefícios do modelo de negócios coop voltou a ser destaque na novela Terra & Paixão, da TV Globo. Em reunião com potenciais novos cooperados, a personagem Lucinda (Débora Falabella) descreve algumas das contribuições que as cooperativas agro trazem para seus associados. “Eu começo explicando que para o pequeno e médio produtor é muito vantajoso estar ligado a uma cooperativa. Isso porque como se diz, a união faz a força e, nesse caso, faz toda a diferença”, afirma.

Lucinda é gerente da CoopAtiva, localizada na cidade fictícia de Nova Primavera, e continua sua apresentação ressaltando outras características relevantes do movimento. “O cooperado vai ter produtos mais acessíveis e vai ter também como escoar sua produção com muito mais facilidade. Ele vai ter o acompanhamento de engenheiro agronômo e de outros profissionais que são indispensáveis para uma boa produção”, relata.

A personagem mostra então uma foto do engenheiro agronômo Hélio (Rafa Vitti) que presta asssessoria aos cooperados e explica detalhes sobre como se associar à cooperativa. “Basta prencher alguns formulários aqui conosco e apresentar as documentações necessárias”, completa.

O Brasil conta com mais de 1,1 mil cooperativas agro com mais de um milhão de cooperados. O ramo também é o que mais emprega, com cerca de 250 mil postos de trabalho diretos. Além disso, as cooperativas agro são responsáveis por mais 50% dos grãos produzidos no país.

Em outra cena, exibida no dia 18/09, o cooperativismo de crédito foi evidenciado pelo personagem Odilon (Jonathan Azevedo), dono da academia da cidade e cantor de sucesso que faz dupla com Kelvin (Diego Martins). Odilon procura a agência do Sicoob para saber se a instituição financeira tem algum diferencial para pequenos empreendedores como ele. A gerente da agência apresenta alguns dos produtos oferecidos pela cooperativa e como é fácil se associar. “Vou indicar o Sicoob para todos os meus alunos”, afirma Odilon.

A relevância do coop também ganhou espaço entre as crianças da novela. No dia 12/09, os personagens mirins Rosa (Maria Carolina Basílio), João (Matheus Assis) e Christian (Felipe Melquiades) apresentam aos pais trabalhos de fim de semestre em evento organizado pela escola. O de Rosa é sobre a agricultura familiar. Já o de João é Christina é sobre o cooperativismo.

“A cooperativa é uma organização social que ajuda pequenos produtores e quando eles têm lucro, eles dividem esse lucro. Já quando eles gastam, todo mundo divide as despesas”, contam os meninos. “A minha mãe é gerente da cooperativa”, acrescenta Christian. “E a minha é uma pequena produtora”, completa João.

Confira outras matérias em que o cooperativismo foi citado na novela: 

https://www.somos.coop.br/noticias/mulheres-na-agricultura-alines-da-vida-real-encontram-apoio-no-cooperativismo

https://www.somos.coop.br/noticias/terra-e-paixao-cooperativa-de-credito-tera-papel-importante-na-novela

 

 

Veja também