Presença feminina no coop é destaque em reportagem especial da Band TV

Presença feminina no coop é destaque em reportagem especial da Band TV

A força da mulher dentro do cooperativismo foi tema de reportagem especial do Jornal da Band, exibida nesta quinta-feira (26). A equipe foi até a sede da Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru (Coomapem), de Manaus, que produz frutas e fibras que abastecem os comércios do Amazonas, de Roraima e de São Paulo, e é presidida por uma mulher, Eliana Medeiros. Ela contou que o quadro da coop era formado apenas por homens e que hoje a cooperativa congrega 70 associadas e 249 cooperados.

“O cooperativismo me deu a oportunidade de crescer como pessoa, como mulher e como ser humano. Eu vi a oportunidade na cooperativa de trazer a mulher para o trabalho e tirá-la da condição de filha ou esposa do cooperado para ser cooperada também. Nosso papel é mostrar que a mulher também ajuda sua família com o esforço do seu trabalho”, declarou Eliana.

Outro destaque da reportagem foi presidente da Cooperativa dos Prestadores de Serviços Autônomos de Lagoa Santa (Coopresa), em Minas Gerais, que há mais de 20 anos anos vem prestando serviços e componentes para aviação. Até o ano de 2019, a coop tinha apenas uma mulher, Lívia Duarte, entre os 25 associados. Hoje, é ela quem preside a cooperativa e lidera 400 mecânicos homens e mulheres.

Livia recomendou mais participação feminina para alcançar cada vez mais cargos de chefia. “Elas precisam ser ativas nas assembleias, nos processos da cooperativa, porque ninguém vai atingir um cargo de liderança, um cargo executivo dentro de uma cooperativa sem a formação, independente de ser um homem ou uma mulher”.

Segundo dados do AnuárioCoop 2022, apresentados na reportagem,  as mulheres representam 40% dos mais de 18 milhões de cooperados. O segmento em que elas estão mais presentes são os de Saúde (46%), Consumo (45%), Crédito (43%), Serviços (43%), Infraestrutura (30%), Agropecuária (16%) e Transporte (8%). Em cargos de liderança, elas representam 24% e, na área de produção e serviços, 38% das funções de gerência.

A matéria ressalta ainda a criação dos núcleos femininos dentro das cooperativas com o objetivo de estimular, cada vez mais, a participação delas em cargos executivos dentro das coops.

Não deixe de conferir a reportagem na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=5mlYNmM2B1M&feature=youtu.be&ab_channel=BandJornalismo
 
 
 

Veja também