Diante da tendência de fortalecimento desse consumo mais consciente e responsável, o carimbo SomosCoop é uma ótima forma de atrair esse novo consumidor, oferecendo-lhe a oportunidade de optar por produtos e serviços que carregam em si princípios mais justos.
De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em todo o País, existem atualmente 6,6 mil instituições cooperativas reunindo mais de 13 milhões de cooperados e atuando nos mais diversos setores econômicos. E agora, os produtos e serviços dessas cooperativas já podem ser reconhecidos por todos os brasileiros por meio do carimbo SomosCoop. Lançado recentemente pelo Movimento SomosCoop, o carimbo serve para sinalizar desde os produtos cooperativos agropecuários até os automóveis de uma cooperativa de transporte, por exemplo. Só que, além dessa função de identificação, o carimbo SomosCoop também ajuda a mostrar a força do cooperativismo. E ainda tem a vantagem de atrair um novo perfil de consumidor, que tende a ter mais autonomia sobre suas escolhas, mais engajado com questões tecnológicas, sociais e ambientais.
Por que usar o carimbo SomosCoop? A força de qualquer marca está relacionada à sua presença e ao seu reconhecimento. Portanto, quanto mais as cooperativas brasileiras utilizarem o carimbo SomosCoop, mais fácil fica para o consumidor reconhecer esse símbolo e melhor se demonstra a força do movimento cooperativista. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, comenta: "Nós já conhecemos o perfil desse novo consumidor, é por isso que lançamos o carimbo do movimento SomosCoop, para que as cooperativas brasileiras apliquem em seus produtos ou serviços. Assim, com esse engajamento, poderemos demonstrar, rapidamente, à sociedade a capacidade do cooperativismo em transformar o mundo em um lugar mais justo e equilibrado".
COMO USAR A IDENTIDADE
O carimbo SomosCoop pode ser aproveitado por cooperativas de todos os ramos, seja para aplicação em produtos manufaturados por cooperativas ou para ajudar a identificar serviços cooperativos. Pode ser usado em uniformes, espaços físicos, em automóveis de cooperativas de transporte, em peças de comunicação com o consumidor, etc. O movimento SomosCoop disponibiliza o carimbo em versão compacta, com tagline e com QR Code. As cooperativas devidamente registradas e regulares podem acessar o site do movimento SomosCoop, para baixar o manual de aplicação e ter acesso a outras informações relativas ao uso do carimbo.
www.somos.coop.br
(Fonte: Revista Goiás Cooperativo ano 5º - nº29 - abril/maio/2019)
Campanha foi lançada pelo Sistema OCB e consiste na utilização de um carimbo em todos os serviços e produtos que identifiquem a origem cooperativista
A Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) é uma das principais engajadas ao Movimento SomosCoop e está incentivando as suas filiadas a se cadastrarem no site, baixarem os materiais e utilizarem o carimbo da campanha em todos os seus produtos e serviços. O objetivo é uni-las em torno de uma marca para dar voz ao setor, falar à comunidade de um jeito simples e descomplicado sobre os benefícios do cooperativismo. A ideia é que as pessoas, na hora de consumir, façam a escolha de forma consciente, optando pela cooperação e pela causa.
Por meio do selo, os consumidores vão saber que por trás de uma mercadoria existe um lastro, uma origem, um sinal de que teve gente que planejou e investiu tempo e afeto na produção de uma fruta, de um grão, de um item industrializado ou no desenho de um aplicativo ou serviço financeiro, médico ou de educação, por exemplo.
A campanha é resultado de um planejamento estratégico do Sistema Organização das Cooperativas do Brasil (composto pela OCB, Sescoop e CNCoop), após a realização de uma pesquisa sobre a percepção sobre o modelo de negócio. O resultado mostrou que muita gente não só desconhecia o cooperativismo, como, algumas vezes, até o confundia com outros modelos econômicos, apesar do setor representar cerca de 30% da população do País.
Foi aí que surgiu, em 2014, o movimento SomosCoop. A palavra Coop está alinhada com a Aliança Cooperativa Internacional e traz em sua representação um elo, que reflete o espírito de colaboração e reforça o vínculo entre o Brasil e os demais países onde o cooperativismo já é uma realidade. A palavra Somos é responsável por despertar o senso de pertencimento nos brasileiros.
O lançamento ocorreu no final de 2017. Em 2018 foi feito um trabalho de sensibilização das organizações estaduais e este ano as cooperativas estão se engajando. A meta é atingir as 6.800 cooperativas que fazem parte do Sistema. A força do SomosCoop vem delas e, por isso, quanto mais cooperativas aderirem e utilizarem o carimbo, maiores são as chances de alcançar os objetivos.
Para aderir ao movimento, basta acessar o site www.somos.coop.br e fazer o cadastro. E aí, é só baixar todas os materiais e utilizá-los sempre que possível.
(Fonte: Confebras)


Há alguns dias, a gente trouxe aqui no site o exemplo da cooperativa Coagrisol (RS), que aderiu ao movimento estampando o SomosCoop em sua página inicial na internet. Em pouco tempo, o movimento ganhou tanta força na região da cooperativa, e agora recebemos esse depoimento que nos enche de felicidade: "A Coagrisol está engajada com esta campanha. Temos convicção de que juntos, e em um momento tão conturbado e de crise de propósitos, poderemos destacar o cooperativismo como um modelo eficiente de negócios. E para nós, da comunicação, ainda mais: UMA MISSÃO DE VIDA".
A mensagem foi enviada pela equipe de comunicação da Coagrisol e traz um relato encantador de todas as ações que a cooperativa vem realizando pra divulgar o SomosCoop e o cooperativismo. Eles entraram de cabeça em 2018, com o objetivo de reafirmar os diferenciais do nosso modelo de negócio.
Entre discursos oficiais, peças gráficas, papelaria de eventos... são inúmeras as aplicações do carimbo SomosCoop. Só em papelaria de eventos já foram mais de 3 mil metros com a logo estampada!
Até em cupons fiscais dos supermercados e lojas a Coagrisol está aplicando o carimbo. "Diariamente, milhares de pessoa visualizam o carimbo no verso das notas que são emitidas em nossos sete supermercados, lojas de móveis e eletro", conta o coordenador de comunicação e marketing da cooperativa, Fernando Martins.
O discurso das lideranças também foi cuidadosamente trabalhado para que os dirigentes falem com firmeza a linguagem do movimento. O SomosCoop virou slogan, junto com a frase já utilizada pela cooperativa: "Somos Coop, Somos Coagrisol, Somos a força da nossa gente!"
Dá uma olhada nessas postagens de redes sociais e alguns materiais impressos:
"Para 2019, queremos implantar o carimbo em nossa frota de caminhões e em nosso cartão. Também planejamos inserir o mesmo em nossa papelaria e intensificar o uso em nossas campanhas em mídia impressa e audiovisual e ainda também nos crachás dos colaboradores e sacolas de nossos supermercados", emenda Fernando.
Que alegria! Muito orgulho em ser coop!
#SomosMuitos #SomosFortes #SomosCoop




A cooperativa Certel desde o ano de 1956 atua com empenho para tirar da escuridão grande parte dos lares no meio rural e em pequenas cidades. Com sua sede em Teutônia (RS), a Certel é hoje uma das maiores Cooperativas de Eletrificação Rural da América Latina.
Um orgulho para nós, do Sistema OCB, saber que a Certel também aderiu ao movimento SomosCoop! Afinal, uma cooperativa com uma missão tão humana, garantindo qualidade de vida e dignidade à milhares de pessoas, é claro que carrega consigo esse DNA da cooperação.
Com o slogan "A força que nos une" atrelado ao "SomosCoop", a Certel assina seus produtos de comunicação, como por exemplo, spots que são usados no programa de rádio da cooperativa, veiculado em 8 emissoras locais. Com essa ação, os associados e clientes da Certel e grande parte dos gaúchos ficam por dentro dos inúmeros benefícios que o cooperativismo traz para as pessoas.
E olha a nossa assinatura aparecendo também no jornal da Certel, que vai para todos os seus associados
#SomosMuitos #SomosFortes #SomosCoop

