Inovação com a marca Coop

Brasília (15/6/20) – Inovar nos negócios é, para alguns, algo natural, mas para a maioria ainda é um desafio. Por isso, o Sistema OCB disponibiliza, nesta semana, o Inovacoop, um site temático, totalmente voltado para o ambiente cooperativista. A plataforma traz exemplos de inovação em processos, produtos, serviços e no modelo de negócios. Traz, também, cursos e conteúdos com foco em estimular a cultura da inovação no cooperativismo. Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o InovaCoop surge num momento em que a reinvenção do negócio pede agilidade. “Desde que surgiram, há quase 200 anos, as cooperativas mostram o quanto são inovadoras por natureza. São empresas, mas diferentes dos tipos mercantis, graças à essência do nosso negócio que é o cuidado com as pessoas e, também, aos seus sete princípios e seus valores universais”, explica o líder cooperativista. Dividido em cinco áreas, o site apresenta dois tipos de conteúdo: parte público e parte exclusivo para cooperativas registradas na OCB, como é o caso de ferramentas e dos cinco cursos a serem oferecidos. Vale destacar que o site oferece um radar da inovação, com boas práticas segmentadas por ramo, tipo de inovação e por região. Também é possível salvar e até compartilhar os cases nas redes sociais. Mais de 20 experiências de coops inovadoras, nacionais e internacionais, já fazem parte da plataforma e novos cases serão inseridos constantemente. “Nossa expectativa é de que as cooperativas que inovam se sintam estimuladas a nos enviarem suas boas práticas. Assim, poderemos disponibilizar esse material às demais, fortalecendo ainda mais o cooperativismo brasileiro”, informa a coordenadora de inovação do Sistema OCB, Samara Araujo. Segundo ela, quanto mais, melhor. “Quem acessar os cases vai encontrar, também, os contatos das pessoas responsáveis pela condução daquela inovação na cooperativa. Isso favorece a intercooperação, que também é um dos nossos objetivos”, declara.  
WEBINAR
O InovaCoop está disponível a partir desta terça (16/6), mas o lançamento oficial está marcado para o dia 18/6, com um evento on-line (webinário) que contará com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas e de Vinícius David, executivo em tecnologia no Vale do Silício, com mais de 10 anos de vivência no mercado americano e vasta experiência em liderança de negócios e de times executivos ao redor do mundo. O tema é Cooperativas Inovadoras, Negócios Transformadores. Começa às 15h e é necessária inscrição pelo link: https://materiais.somoscooperativismo.coop.br/webinario_inovacoop
 
MENTORIA
Durante a live, os participantes concorrerão a uma mentoria exclusiva a ser dada por Vinícius David, com foco no desenvolvimento do negócio.
 
 

Dia C terá celebração nacional on-line

Brasília (12/6/20) – A construção de um hospital de campanha, a condução de um estudo sobre o plasma do sangue de pacientes curados da covid-19, a doação de equipamentos de proteção como máscaras e de aparelhos como respiradores são exemplos de ações realizadas por cooperativas, de norte a sul do país, e que contribuem com a redução dos impactos causados pelo coronavírus. Numa grande onda de solidariedade, elas mostram que todo dia é Dia de Cooperar. E o nome disso é Dia C, uma grande corrente do bem, que ocorre ao longo de todo o ano para mostrar que as atitudes simples movem e transformam o mundo. Até agora, no sistema de registro dessas iniciativas, mais de mil ações já foram cadastradas por 462 cooperativas. Do total de inscrições, 74% estão focadas em reduzir os impactos da pandemia. “As nossas cooperativas realizam, há mais de 10 anos, uma série de ações para transformar a realidade onde estão inseridas, mostrando que, para cuidar das pessoas, basta começar. E, agora, com este cenário de coronavírus, isso se faz ainda mais necessário”, comenta o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. É por isso que no primeiro sábado de julho, junto com o Dia Internacional do Cooperativismo, as coops brasileiras celebram o comprometimento delas com a sociedade local. “Neste ano, por causa da pandemia, essa celebração tradicionalmente realizada em locais públicos será feita de forma digital. Essa também é mais uma ação do movimento cooperativista, já que estimula as pessoas a ficarem em casa, evitando, assim, aglomeração”, ressalta Márcio Freitas. Além disso, vamos celebrar, ainda, o fato de as coops serem essenciais para ajudar o país a atravessar essa crise, pois elas não pararam. Por exemplo: as agro mantiveram a produção no campo para alimentar as cidades; as de transporte continuam levando e trazendo tudo o que é necessário para passarmos por este período; as educacionais estruturaram aulas de diversos conteúdos; as de crédito reduziram suas taxas para assegurar que pessoas físicas e jurídicas conseguissem honrar seus compromissos.  
CELEBRANDO
Por tudo isso, o movimento cooperativista vai celebrar durante um dia inteiro de programação exclusivamente feita nas redes sociais do Sistema OCB e suas unidades estaduais. A celebração começa em várias partes do país, desde a manhã. E, a partir das 15h30 a programação é nacional, direta de um estúdio em Brasília, com transmissão ao vivo, nos nossos canais no YouTube, Facebook e Instagram. O trabalho será feito por uma equipe reduzida, a fim de garantir a segurança dos envolvidos – que seguirão todas as recomendações das autoridades de saúde.  
PROGRAMAÇÃO
  15h30: Abertura – com apresentação de cinco cases de coops 15h50: Apresentação humorística 16:20: Painel do bem – com apresentação de dez cases de coops 16h40: papo com a banda Skank e encerramento 16h50: show do Skank ao vivo  
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SAIBA MAIS SOBRE O DIA C
http://diac.somoscooperativismo.coop.br/ Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7rTxNrLvKVI&t=3s

Sicredi lança movimento em prol da economia local

Para reforçar a importância dos pequenos empreendedores e do cooperativismo como motores da economia brasileira, o Sicredi - instituição financeira cooperativa com mais de 4,5 milhões de associados e atuação em 22 estados e no Distrito Federal – levanta a bandeira da cooperação em um movimento para engajar as pessoas em prol da economia de sua região, com a campanha Eu Coopero com a Economia Local. Por meio de iniciativas de comunicação e a aplicação de um selo que destaca empresas e consumidores engajados na causa, o Sicredi busca estimular o consumo e o desenvolvimento econômico local – o que está atrelado ao propósito da instituição desde sua fundação, em 1902. A estratégia pretende impactar positivamente diversos públicos, desde pequenos comerciantes e produtores rurais, para que se sintam apoiados pela campanha; associados do Sicredi, para que contribuam com a divulgação das mensagens e aproveitem oportunidades de negócio que possam surgir com ela; e consumidores, para que se conscientizem sobre seu papel na movimentação da economia de suas regiões por meio de seu comportamento de consumo. A iniciativa também convida entidades e os meios de comunicação para se engajarem e fortalecer a propagação do movimento. Um hotsite também será criado para servir de fonte de informações sobre a iniciativa e ferramenta de apoio aos empreendedores locais. O espaço disponibilizará conteúdos em vídeo e e-books com dicas de como trabalhar os negócios nos meios digitais e uma plataforma de personificação de peças digitais de divulgação, além de acesso a outras ferramentas que podem auxiliar na gestão do empreendimento. A prioridade de relacionamento com fornecedores locais é uma política do Sicredi por meio da atuação das suas 110 cooperativas de crédito. Só em 2019, foram mais de R$ 550 milhões injetados na economia, por meio de pagamentos a fornecedores locais pela instituição. Para o diretor executivo da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, cooperativa que atua em Campinas (SP) e região, o movimento reforça a missão da instituição que atua para promover o desenvolvimento das comunidades onde atua. “Nossas soluções são voltadas aos associados, donos do negócio e estão conectadas com a geração de renda e desenvolvimento local. A cooperativa gera o que chamamos de ciclo virtuoso, que é a permanência e o reinvestimento dos recursos nas comunidades de atuação. Com essas premissas, faz todo o sentido o reforço sobre a importância da compra em empresas locais”, analisa Eleutério Benin. Fonte: Sicredi

Fecovinho - SOMOS TODOS VINHOS DO BRASIL

O exemplo de intercooperação entre Aurora, Cooprado, Garibaldi, Nova Aliança e São João nos enche de orgulho e nos faz pensar que o coop ainda tem muito o que ensinar para todo o país. Ao comprar o vinho feito pelas mais de 4 mil famílias de cooperados, além de fortalecer a economia local, também valorizamos o que nosso país tem de melhor: as pessoas! Somos união, força e cooperação para um país cade vez melhor!   [video width="640" height="256" mp4="/wp-content/uploads/2020/05/VIDEO-2020-05-14-18-32-02.mp4"][/video]

Delivery como saída para a agricultura familiar

É fato que os tempos atuais estão exigindo inovação e resiliência de todos. Empresários, trabalhadores, famílias estão tendo que se adaptar às condições impostas, mas, mais do que isso, se preparar para a nova realidade que vem por aí. Em Pernambuco, a Cooperativa Agrícola de Assistência Técnica e Serviços (Cooates), do município de Barreiros, tem considerado diferentes opções para garantir que os produtos agrícolas de seus associados sejam levados ao público. Uma das soluções implementadas foi o serviço de delivery, que disponibiliza uma lista com mais de 30 produtos da agricultura familiar, a serem entregues ao consumidor diretamente pela cooperativa. A iniciativa tem sido divulgada nas redes sociais e já recebeu demandas de diversos municípios da Região Metropolitana do Recife. O serviço utiliza o aplicativo WhatsApp para realizar o contato inicial com o cliente e registrar o pedido. A partir daí, o produto é incluído na programação de entregas, que acontecem semanalmente, todas as sextas-feiras. Entre os produtos, a cooperativa oferece: goma de mandioca, fruta pupunha, jaca, graviola, feijão de corda, macaxeira, pimenta malagueta, chás de hortelã, banana comprida, banana prata, fruta-pão, batata doce, ovos de capoeira, laranja crava, laranja mimo, entre outros. Os custos de transporte para a entrega, bem como de embalagens, higienização e EPIs para os cooperados diretamente envolvidos com as operações estão estimados em R$ 30 mil, para um período de três a quatro meses, e será assumido pela cooperativa. “A ideia surgiu da tentativa de encontrar uma saída para os produtores que não estão comercializando, visto que grande parte deles fornece para restaurantes, pousadas e hotéis, o que é impossível durante a pandemia”, afirmou o presidente da Cooates, José Cláudio da Silva. A princípio, 50 agricultores deverão fazer parte da iniciativa. Muitos deles são idosos e se enquadram no grupo de risco, o que torna ainda mais importante a solução por viabilizar renda àqueles que sofrem maior perigo com a exposição. A proposta da cooperativa é comercializar a preço de custo, para garantir que os associados consigam pagar as contas dos próximos três meses. “Não estamos focados, neste momento, em ganhos de preço de mercado, mas em escoar essa produção e garantir que os cooperados paguem suas dívidas sem contrair empréstimos”, frisou José Cláudio. A solução criada pela gestão da cooperativa deverá ter continuidade após a crise, visto que aponta para uma nova oportunidade de comercialização. A divulgação do delivery tem ganhado apoio e conta com parcerias, a exemplo da cooperativa Coopcafa, de Triunfo, que distribuirá o seu açúcar mascavo e rapadura por meio do serviço. “Este é o momento de olharmos para dentro da cooperativa e verificarmos as ferramentas que temos para gerar oportunidades. Temos técnicos, computadores e os agricultores que precisam vender. Nesta crise, temos que nos ajudar e promover ações de interesse coletivo e humanitário”, concluiu o presidente da Cooates. SERVIÇO Delivery Cooates: (81) 3675-1460  

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