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ONU reconhece importância do cooperativismo

Entidade declarou 2025 como Ano Internacional das Cooperativas

O cooperativismo brasileiro vem crescendo ano a ano, tanto que já soma mais de 20,5 milhões de cooperados e gera mais de 524 mil empregos diretos, segundo dados do Anuário do Cooperativismo 2023. No mundo, são mais de três milhões de cooperativas e 1,2 bilhão de cooperados. Para fortalecer e apoiar ainda mais o crescimento do movimento, a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a resolução Cooperativas no Desenvolvimento Social, que é uma importante declaração reconhecendo o papel vital das cooperativas no progresso das comunidades ao redor do mundo. 

A decisão definiu o ano de 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, com a intenção de reforçar a relevância dessas organizações em impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável, especialmente em grupos vulneráveis como mulheres, pessoas com deficiência e povos indígenas. 

Essa resolução não é apenas uma formalidade. Ela ressalta a capacidade transformadora das cooperativas na promoção da justiça social e na redução da desigualdade. O texto busca incentivar os estados membros, as Nações Unidas e todas as partes interessadas, a aproveitarem o ano de 2025 para promover as cooperativas e fomentar o modelo de negócios como a melhor alternativa para um futuro mais inclusivo, justo e equilibrado.  

Por isso, durante esse período, as cooperativas devem receber maior visibilidade e apoio. A ONU incentivará 195 países membros a adotarem medidas de fortalecimento e promoção das cooperativas em suas realidades locais. Para isso, serão promovidas ações de cooperação técnica e transferência de conhecimento dos representantes das organizações.  

O texto da declaração destaca ainda a importância de os governos seguirem as recomendações apresentadas no relatório de 2023 do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre o papel das cooperativas no desenvolvimento social. A ideia é fortalecer o ecossistema empreendedor delas, permitindo a criação de empregos, erradicação da pobreza e da fome, educação, proteção social, inclusão financeira e criação de opções de moradia a preços mais acessíveis.   

Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, órgão de representação máxima do cooperativismo no Brasil, considera que a decisão mostra a força do modelo de negócios e sua importância cada vez maior para a garantia do trabalho e renda. “O mundo mudou e os propósitos do cooperativismo, que se concentram no bem-estar das pessoas e na busca por um mundo mais sustentável, são exemplos que merecem ser reconhecidos e adotados de forma mais efetiva,” afirma. 

Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que a ONU dedica um ano para as cooperativas. Em 2012, eles fizeram o mesmo e isso ajudou as cooperativas a crescerem ainda mais. O tema escolhido foi Cooperativas Constroem um Mundo Melhor, e mostrou que o movimento foi responsável pela criação de 100 milhões de vagas de emprego em todo o mundo, logo após a crise financeira global em 2008.  

A Aliança Cooperativa Internacional (ACI), órgão que representa as cooperativas no mundo todo, também celebra a adoção da resolução e incentiva todas as partes interessadas na promoção e avanço das cooperativas a implementá-las. “O Brasil, com sua diversidade econômica e social, apresenta um terreno fértil para o desenvolvimento e crescimento do movimento cooperativista, refletindo não apenas na economia, mas também na inclusão social e no desenvolvimento sustentável das comunidades”, ressalta Ariel Guarco, presidente da entidade. 

Ariel Guarco explica ainda que as cooperativas brasileiras respondem às necessidades locais e contribuem para a economia do país de maneira robusta e sustentável. “O cooperativismo no Brasil é um modelo de sucesso que demonstra como a colaboração e a união de esforços podem gerar resultados significativos, promovendo a geração de renda, a distribuição de riquezas de forma mais equitativa e o fortalecimento das relações comunitárias,” disse.  

 

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#CoopsDay escolhe futuro sustentável como tema de 2024

O Dia Internacional do Cooperativismo 2024 (#CoopsDay) vai trazer um tema inspirador: Cooperativas constroem um futuro melhor para todos. Essa escolha reafirma o papel das cooperativas na construção de um amanhã mais sustentável, com destaque para o compromisso em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. Também está alinhado com os objetivos da próxima Cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o futuro, que busca soluções colaborativas para um mundo melhor. O #CoopsDay será celebrado em 6 de julho, como acontece anualmente, no primeiro sábado do mês. 

Ao adotar práticas de desenvolvimento inclusivo e sustentável, as cooperativas se tornam agentes ativos na preservação do meio ambiente e aliadas na luta contra as mudanças climáticas. Por meio de uma governança democrática, elas promovem a integração de pessoas de diferentes origens, promovendo a compreensão e o respeito mútuo. 

O relatório do Secretário-Geral da ONU de 2023 sobre Cooperativas no Desenvolvimento Social reconheceu o histórico das cooperativas na promoção do desenvolvimento econômico e social, inclusive para grupos marginalizados. Segundo o documento, elas demonstram resiliência em tempos de crises sociais e econômicas, sendo vistas como parceiras fundamentais na promoção do desenvolvimento sustentável. 

A celebração do #CoopsDay 2024 também marca o 30º Dia Internacional das Cooperativas reconhecido pelas Nações Unidas e o 102º Dia Internacional Cooperativo. Nessa data, formuladores de políticas públicas, organizações da sociedade civil e o público em geral podem compreender melhor a contribuição das cooperativas para um futuro mais justo e sustentável para todos. 

O cooperativismo brasileiro se mantém engajado em valores como o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar, os princípios ESG (ambientais, sociais e de governança), a inclusão financeira e a construção de um futuro melhor para todos. As celebrações do #CoopsDay e do Ano Internacional das Cooperativas em 2025, proclamado pela ONU, reforçam o compromisso das cooperativas brasileiras com o bem-estar da sociedade e do planeta. 

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SomosCoop lança campanha: O cooperativismo é um bom negócio

Todo ano, o Sistema OCB cria uma campanha para o movimento SomosCoop, que destaca a importância do cooperativismo no Brasil. Este ano, a partir dos resultados da última Pesquisa de Imagem, o tema escolhido reforça a mensagem de que o modelo de negócios cooperativista é uma boa escolha. A campanha  será lançada nesta quarta-feira (24). 

Embora o cooperativismo seja reconhecido pela sociedade, nem sempre é visto como uma oportunidade de negócio. Por isso, o objetivo é apresentar o movimento como uma solução viável, que traz impactos positivos nas vidas dos brasileiros e em suas comunidades. O mote deste ano busca engajamento do público em torno da ideia central: O cooperativismo é um bom negócio. Bora cooperar? 

A expressão bom negócio, na mensagem central, destaca as vantagens, a viabilidade desse modelo de negócio e os benefícios que o cooperativismo oferece à sociedade como um todo. A ideia é mostrar os benefícios econômicos e simplificar o entendimento sobre o cooperativismo para todos os públicos, com abordagem dos sete ramos: agro, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, transporte e trabalho, produção de bens e serviços.

Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, destaca que a campanha vai além de evidenciar os benefícios do cooperativismo. Para ela, o cooperativismo é uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país. "Queremos apresentar para um número cada vez maior de pessoas que o cooperativismo é uma opção de negócio vantajosa e, sem dúvida, uma escolha inteligente para todos. O coop é um negócio ganha-ganha”.

A divulgação da campanha passa por produção de vídeos, publicações nas redes sociais, ações com influenciadores e divulgação por meio de spots para rádios.  Dessa forma, a campanha não apenas informa, mas também engaja e inspira pessoas para se envolverem com o cooperativismo, entenderem sua importância e seus benefícios para a sociedade.

Na quinta-feira (25), haverá uma ação coordenada com as cooperativas. Não perca a oportunidade de acompanhar a campanha em todas as redes sociais do SomosCoop:

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Cooperativas são campeãs em exportações: descubra em quais setores

Do Brasil para várias partes do mundo. Os produtos das cooperativas brasileiras estão atravessando fronteiras e marcando presença em diferentes continentes. Ásia, Europa e América do Norte aparecem entre os principais mercados consumidores dos produtos coop. E as cooperativas agro é que dominam a pauta exportadora do cooperativismo.

A qualidade da marca coop está chegando em lugares como China, Alemanha, Estados Unidos, Países Baixos e Japão. Para mostrar a representatividade das exportações das cooperativas, fizemos um recorte das vendas registradas por coops que contam com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), 207 no total.

Acordo de Cooperação – Esta assessoria faz parte de um acordo de cooperação entre o Sistema OCB e a ApexBrasil para promover os produtos do cooperativismo brasileiro internacionalmente. Uma parceria firmada em 2020 e renovada em 2023. A realização de rodadas de negócios também faz parte deste trabalho, e já tem uma nova edição marcada para maio, oportunidades interessantes de negociação entre coops e potenciais compradores. (veja mais no tópico PEIEX Coop)

“Cada vez mais, as cooperativas ganham eficiência no processo de produção com qualificação e investimento em inovação e práticas sustentáveis. Estes são, com certeza, fatores importantes, que têm contribuído para que os produtos cooperativistas cheguem a novos países. E o trabalho feito com a ApexBrasil nos ajuda na missão de abrir novos caminhos para o cooperativismo no mercado exterior”, comenta o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.  

Exportações das cooperativas em 2023

Só no último ano, esse grupo de cooperativas contabilizou US$ 8,4 bilhões em exportações diretas, sem contar os valores registrados via comerciais exportadoras. São produtos vendidos in natura e, também, com maior valor agregado. Em segmentos específicos, por exemplo, as coops também tiveram uma participação significativa no total exportado pelo Brasil.

Nas vendas de leite condensado, o setor cooperativista respondeu por 71% das vendas nacionais. Os números fazem parte da atualização do Anuário do Cooperativismo Brasileiro (Anuário Coop), cuja nova edição deve ser divulgada ainda no primeiro semestre. 

2022 – Já em 2022, as negociações somaram US$ 7,3 bilhões, segundo dados do Anuário Coop 2023. Deste total, China, Alemanha, Estados Unidos, Países Baixos e Japão, os quatro países citados logo no início do texto, responderam por quase metade das negociações – US$ 3,5 bilhões.

 

 

Principais destinos dos produtos com a marca coop

*China – US$ 1,6 bilhão

*Alemanha – US$ 576,9 milhões

*Estados Unidos – US$ 563,8 milhões

*Países Baixos – US$ 426,9 milhões

*Japão – US$ 401,3 milhões

 

Sabia que essas mesmas coops foram responsáveis por 2,2 % de tudo que foi vendido pelo Brasil ao exterior em 2022? Naquele ano, as exportações do país chegaram a US$ 335 bilhões, segundo levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. E quando olhamos para os embarques do agronegócio brasileiro, a participação cooperativista é ainda maior. Em 2022, 6,8% das vendas do país contabilizaram US$ 75,1 bilhões e foram feitas por cooperativas.

Produtos em destaque nas vendas ao exterior 
Agora vamos falar dos produtos que responderam pela maior parte da pauta de exportação das cooperativas no mesmo período. O segmento de proteína animal é o que rendeu maior retorno financeiro às coops, totalizando US$ 3,6 milhões, valor dividido entre as exportações de carnes de aves e carne suína. Na sequência, aparece o café não torrado, seguido por dois produtos derivados da soja – óleo de soja e soja triturada.

 

 Top 5 produtos exportados pelas cooperativas (milhões US$)

*Carnes de aves – US$ 2.262

*Café não torrado – US$ 1.656

*Carne suína – US$ 841

*Óleo de soja – US$ 755
*Soja triturada – US$ 577   

 

E nas exportações brasileiras – O assunto ainda é produto, mas agora olhando para a participação das cooperativas nas exportações do Brasil. Reunimos os produtos com maior contribuição coop nos embarques nacionais para outros países. Diferentes tipos de cortes de carne suína aparecem entre os destaques. Suco de uva e carnes de aves também estão na pauta com percentuais interessantes.

 

 Participação de destaque do cooperativismo (milhões US$)

*Toucinho suíno – 86,2%

*Suco de uva – 63,3%

*Miúdos de suínos – 51,3%

*Pedaços de suínos – 43,7%

*Conservas de aves – 34,2%     

 

Estados com maior percentual de cooperativas exportadoras 
E onde estão as cooperativas que mais exportam no país? Nessa amostra com 207 coops que estão levando seus produtos para outros lugares no mundo, cerca de 64% delas estão concentradas no eixo Sul – Sudeste do país. Nesta ordem, os estados que mais se destacam são: Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina. Juntos, eles contabilizam US$ 6,5 bilhões do total exportado pelas coops.

E olha só que interessante: segundo o Anuário Coop 2023, os municípios que contavam com a presença de cooperativas apresentavam um acréscimo médio de US$ 344 por habitante nas exportações. 

 

 UFs que lideram as exportações do coop

*Paraná – US$ 3,3 bilhões (44,8%)

*Minas Gerais – US$ 1,8 bilhão (20,8%)

*Santa Catarina – US$ 1,4 bilhão (18,9%) 

 

Qualificação das cooperativas para exportação
Uma das missões do Sistema OCB é apoiar as cooperativas na conquista de novos mercados, tanto dentro do Brasil quanto em outros países. Uma das maneiras de fazer isso acontecer é pelo relacionamento institucional e pela atuação conjunta com organizações públicas e privadas, no cenário nacional e internacional.

Nesse sentido, destacamos a parceria estratégica do Sistema OCB com a ApexBrasil, que ganhou ainda mais força em 2020, com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica. O termo foi renovado em 2023 para uma segunda edição, com vigência até 2025. Em destaque neste novo período: o fomento a iniciativas que promovam a igualdade de gênero ou que tenham foco em produtos da biodiversidade amazônica e do Cerrado

E no escopo do acordo, está o PEIEX Coop – Programa de Qualificação para Exportação com foco no cooperativismo, uma metodologia desenvolvida pela agência, que passou a fazer parte das ações com as cooperativas em 2021.

Objetivo – A ideia é preparar as coops para a prospecção de negócios no mercado internacional. E os resultados mostram que investir em conhecimento, gestão e planejamento aumenta e muito a competitividade das cooperativas. Somando a esse processo de capacitação, participações em missões e feiras internacionais, com a oportunidade de realização de rodadas de negócios, abrem novas portas para os produtos coop em outros países.

Como funciona o PEIEX Coop?
A cada ciclo, é ofertado um número de vagas para qualificação das cooperativas, que podem procurar as organizações estaduais do Sistema OCB e manifestar o interesse em participar do programa. As ações de capacitação têm uma duração média de 4 meses.  Mais de 50 cooperativas já foram beneficiadas diretamente pelo PEIEX Coop. Destas, 14 já concluíram o programa e 37 estão avançando em seus planejamentos e devem finalizar seus planos de exportação até agosto deste ano. 

A proposta, segundo a coordenadora de negócios do Sistema OCB, Pamella Lima, é estimular as cooperativas a iniciarem o processo de exportação, preferencialmente de forma direta. “A ideia é que elas estejam preparadas para exportar sem precisar da  intermediação de traders,  o que as coloca em uma posição mais vantajosa para obter lucros. O programa desenvolve conhecimentos internos nas cooperativas, capacitando-as a atuar de forma autônoma no comércio internacional”, destaca.

>> Com isso, as cooperativas não apenas aumentam sua capacidade exportadora, mas também aprimoram seus aspectos gerenciais internos, tornando-se mais competitivas no mercado nacional e aptas para o mercado internacional. 

*Atendimento personalizado – As cooperativas selecionadas recebem uma consultoria online individualizada, realmente personalizada, com a orientação de especialistas em comércio exterior. Esses profissionais acompanham as coops em todas as etapas do processo de exportação. A ideia é, por meio de entrevistas e diagnósticos, avaliar desafios e oportunidades, considerando os produtos de cada cooperativa e os mercados em potencial.

*Planejamento estratégico – Feito isso, é hora de pensar em estratégias e ações operacionais, com tempo para realização de cada um delas e metas a serem atingidas. Passos importantes para começar, de fato, a exportar. Antes do plano de exportação, é iniciado um plano de trabalho, que inclui um diagnóstico com 28 tópicos de capacitação, momento em que a cooperativa seleciona um produto para exportação e define um mercado (exemplo: Alemanha).

*Promoção Internacional – Depois de tudo pronto, é hora de fazer contatos estratégicos com potenciais parceiros comerciais. Isso acontece na fase de promoção internacional. Pensando em expandir sua atuação para novos mercados, as cooperativas terão a oportunidade de participar de eventos internacionais, como feiras e missões, além de rodadas de negócios. E para apresentarem seus produtos e diferenciais, é importante que as coops tenham materiais de divulgação atualizados para diferentes idiomas, como inglês, espanhol e português.

Reserva de vagas – Para participar dessas iniciativas, as cooperativas também contam com o apoio da ApexBrasil, a partir da parceria com o Sistema OCB. "São reservadas vagas para as coops que têm interesse em se capacitar para compreender o processo de exportação, 11% do total disponibilizado pela agência em suas ações de promoção comercial.

Rodada de negócios – A partir do Acordo de Cooperação firmado entre o Sistema OCB e a ApexBrasil, as cooperativas brasileiras também têm a oportunidade de participar de negociações com representantes comerciais de vários lugares do mundo. Desde 2020, já foram realizadas duas edições, no formato online, totalizando US$ 3,9 milhões em negociações. E já tem uma nova rodada agendada para os dias 16 e 17 de maio, desta vez presencial, na sede da agência, em Brasília (DF). Serão 30 coops e 10 compradores internacionais interessados na comercialização de alimentos e bebidas. Trata-se do Exporta Mais Brasil Cooperativas.  

Rumo a Portugal
E o que pensam as cooperativas sobre o PEIEX Coop e seus resultados? Nós conversamos com o presidente do Conselho de Administração da Cooperativa dos Produtores de Orgânicos do Vale do Jaguaribe (Optar Orgânicos), José Arcino. Falamos sobre a participação da coop cearense no programa e as perspectivas para um futuro próximo. Depois de passar por todas as etapas de qualificação, contando com o apoio da ApexBrasil e do Sistema OCB, a Optar Orgânicos fechou um plano estratégico de exportação priorizando inicialmente a acerola, com destino ao mercado europeu, em especial Portugal.

Agora, a cooperativa está em busca de linhas de fomento para investir em uma unidade de beneficiamento. “Nosso objetivo é agregar valor à produção. Podemos trabalhar, por exemplo, com suco ou concentrado de acerola. Isso aumenta a nossa pauta para exportação. A ideia é investirmos nisso para, depois, iniciar a comercialização internacional, começando por Portugal, conforme definimos no plano de negócios. A nossa intenção é começar a exportar, efetivamente, em 2025”,  comenta. 

PEIEX Coop – E nesse sentido, José Arcino destaca: “Participar do PEIEX Coop foi fundamental. Tivemos apoio em todo o processo e conseguimos entender bem o que é preciso para começar a exportar, quais são as exigências de cada país e os fatores que temos de considerar na hora de buscar um novo mercado. Isso faz toda a diferença na hora de negociar”, diz.  

Optar Orgânicos – A cooperativa foi fundada em 2019, em Russas, uma cidade localizada no interior do Ceará, e conta hoje com 36 cooperados. Além da acerola, que é o carro-chefe da produção, os associados trabalham também com coco e açaí. 

 

Serviço:

Se a sua cooperativa ainda não exporta ou quer potencializar as vendas no exterior, nós temos outra dica interessante para você. No site NegóciosCoop, reunimos conteúdos especializados sobre inteligência de mercado, estratégias comerciais, inovação, tendências, comportamento do consumidor e muito mais. Acesse agora e confira. 

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Consumidor consciente compra de cooperativas

O que o novo  consumidor leva em conta na hora de fazer uma compra? E você? Na hora de escolher um produto ou serviço, o que avalia além da qualidade e do preço? Estudos indicam que o novo consumidor quer fazer a diferença no mundo. Justamente por isso, ele está olhando com carinho para marcas que têm um verdadeiro compromisso com as pessoas e com a sustentabilidade. 

Para eles, mais do que preço, é importante saber a origem do produto, o material utilizado na produção, se a empresa tem ações voltadas para a diversidade e a inclusão e também se a empresa impacta positivamente a comunidade onde atua. 

Pensando em te ajudar a entender melhor o perfil do consumidor do futuro, explicamos as 6 principais tendências de consumo para 2024.  Segue o fio!   

1. Confiança é prioridade para o novo consumidor

Essa é uma das tendências apontadas por especialistas no assunto. A gente já sabe que o  consumidor moderno valoriza o fator “confiança”, e esse processo deve ganhar ainda mais força. Para se ter ideia, em 2023,  52% dos consumidores compraram apenas de empresas e marcas em que confiavam plenamente. Essa informação é do Top Global Consumer Trends 2024, um relatório da Euromonitor

Para o novo consumidor, uma conexão realmente verdadeira e duradoura só se estabelece a partir da confiança. E para chegar a esse ponto, ele tem que ver valor no que a marca fala e faz, diferenciais e coerência são fundamentais. Aqui vale um destaque: nesse quesito, as coops têm uma vantagem. Para elas, confiança é um ativo no mercado. Elas são referência nesse assunto e estão totalmente alinhadas com as buscas do novo consumidor. Uma oportunidade e tanto para conhecê-las e colocá-las na sua lista de marcas favoritas, fica a dica.  

Diferenciais coop – Além da qualidade dos seus produtos e serviços, as cooperativas trazem diferenciais de um modelo de negócios que tem, naturalmente, um olhar para questões importantes, como: sustentabilidade, diversidade, inclusão, transparência e atendimento ao cliente. Existe, portanto, um mercado potencial para as coops e, ao mesmo tempo, oportunidades interessantes para os consumidores.

2. Visão otimista sobre o futuro, mas com cautela no presente

Como está o seu sentimento em relação ao futuro? Sabia que um estudo da MicKinsey, empresa especializada em projeção de cenários, revelou que o consumidor brasileiro está mais otimista e confiante quanto ao futuro? E mais, esse sentimento positivo pode influenciar também nas suas decisões de compra. De agosto de 2022 a março de 2023, quando foi realizada a pesquisa, o índice chegou a 43%, o maior desde 2016. Isso quer dizer que o otimismo está em alta mesmo! 

Mas calma, quando se fala em presente, o sentimento já é mais de cautela. Sabe por quê? O consumidor quer gastar menos, economizar e, ao mesmo tempo, fazer boas compras. Um movimento que já vem de antes, e a perspectiva é de que se estenda para os próximos meses. Quando o estudo foi realizado, nove em cada dez brasileiros já estavam buscando formas de reduzir os gastos em diferentes categorias.  

E as negociações no momento das compras também estarão em alta. O objetivo é fechar bons negócios, segundo relatório da Euromonitor. Afinal, quem não quer diminuir os custos e, ainda, ficar feliz com uma boa compra, não é mesmo? O levantamento mostra que o consumidor, que ele chama neste caso de “hacker de valor”, estará mais seletivo. Um percentual de 44% planeja economizar mais dinheiro este ano. Então já viu: o caminho vai ser ajustar a mentalidade financeira e o orçamento às necessidades e aos desejos. Se vai ser uma tarefa fácil, só o tempo vai dizer, mas, com esses indicativos, já dá para ficar, no mínimo, mais reflexivo.    

>>> Valor – O que está em jogo aqui não é só a redução de gastos, claro. Por isso, na hora de comprar, outras questões importantes também serão levadas em conta. O consumidor vai procurar por marcas que estejam, de alguma forma, alinhadas aos seus princípios e a experiências anteriores. E na verdade, essa percepção pode até mesmo variar de uma geração para outra ou dentro de uma mesma faixa etária. É um ponto para ser observado.

Dica de ouro
Não sei se você já comprou um produto ou serviço de cooperativa, mas vale a pena conferir, porque as coops têm um senso de responsabilidade social e ambiental muito forte. E elas fazem questão de colocar isso em prática em todos os seus processos, inclusive na produção. 

Essa também é uma dica boa para as próprias cooperativas. Mostrar esse tipo de diferencial nas suas campanhas de comunicação pode também ajudar o consumidor no momento de decidir por uma marca ou outra. E como as coops têm mesmo um jeito diferente de atuar, de fazer negócios, não vai dar outra, elas vão chegar no topo da lista do consumidor brasileiro, isso se já não estiverem lá.
    
3. Escolhas mais conscientes e sustentáveis

A gente comentou há pouco que o consumidor vai cuidar do orçamento em 2024 e nos próximos anos, mas também vai ficar de olho em outras frentes que ele considera relevantes. Pois é, as tendências mostram que fazer escolhas mais conscientes, como o consumo sustentável e a preferência por produtos locais, também estará em destaque. Olha só outro fator positivo para quem é consumidor e, também, para as coops. 

Para você, a valorização da produção e do comércio local continuam sendo fatores de peso na hora de comprar? E a sustentabilidade? Esses são pontos que também aparecem fortes nos estudos sobre tendências. As pautas que fazem parte da Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança – tradução da sigla em inglês) são um exemplo, segundo o relatório Ipsos Flair Brasil 2024

Os consumidores querem que as organizações avancem na agenda sustentável e compartilhem o que estão fazendo, de forma transparente e com seriedade. Sabia que as coops contribuem de forma direta para o crescimento das comunidades onde estão presentes, além de somar para o desenvolvimento de todo o país? As cooperativas já trazem na sua essência um olhar atento para essas questões e querem adotar cada vez mais práticas sustentáveis e responsáveis em seus processos de produção, de gestão e de governança.

De olho na origem – E aí, consumidor, saber sobre a origem dos produtos é um ponto importante quando você vai fazer uma nova compra? Você faz questão de saber como acontece o processo produtivo, qual material é utilizado, se tem impacto para o meio ambiente e para a comunidade? Pois fique sabendo que em 2024 cada vez mais pessoas vão considerar esses fatores na hora de decidir por um item ou outro. Então, com certeza, esse é um ponto de atenção para diferentes marcas que estão no mercado. Os certificados de procedência, por exemplo, irão contribuir para valorizar os produtos, e as coops têm investido muito nisso.

4. Consumidores querem fazer a diferença

Saber que você ajudou a preservar o meio ambiente e a trazer impactos positivos para a sociedade traz um sentimento de satisfação, não é? De acordo com o estudo da Euromonitor, mais de 60% dos consumidores se esforçaram para isso em 2023 na hora de comprar algo novo, e a tendência é de que esse movimento cresça ainda mais este ano. (Top Global Consumer Trends 2024

O consumidor quer mesmo é fazer a diferença no mundo. Tanto é que o relatório indica que esse olhar direcionado para a sustentabilidade pode ser visto de diferentes maneiras, como na escolha por uma energia limpa. De acordo com a Forbes, “as energias renováveis estão prestes a ultrapassar um terço da geração global de energia em 2024. Essa conquista histórica, impulsionada pelo crescimento sem precedentes de energia solar e eólica, marca um ponto de virada na luta contra as mudanças climáticas”. 

Reutilizar para não gerar mais impactos
E se o objetivo é impactar positivamente, evitar o descarte incorreto de produtos na natureza, mais do que nunca, terá a atenção dos consumidores. Portanto, atitudes que fomentem a economia circular continuarão na lista de prioridades. Reutilizar, reciclar e fazer reparos no lugar de comprar novos produtos. Essa é a proposta. Ponto positivo para a prática da logística reserva e do reaproveitamento de materiais. E nesse campo também têm destaque para o cooperativismo. As coops de reciclagem fazem um trabalho importante nesse sentido, elas são um pilar fundamental para a coleta e o reaproveitamento dos resíduos sólidos que retornam ao ciclo produtivo.

5. Tecnologia para facilitar, mas sem perder o contato humano 

Que o mundo está cada vez mais conectado, isso é fato. E o reflexo dos avanços tecnológicos podem ser vistos também na jornada do cliente, desde o processo de pesquisa até o momento da compra. Certamente você já utilizou algum tipo de recurso dessa natureza para te ajudar. E a ideia é essa mesmo, mas em um processo de mão dupla, que seja interessante para os consumidores e as marcas ao mesmo tempo.

>>> Assim fica bom para todo mundo: usar a tecnologia, inclusive ferramentas da inteligência artificial (IA), mas sem perder a conexão humana. Um atendimento próximo e personalizado faz toda a diferença, e nas coops isso é prioridade. As pesquisas confirmam exatamente esse movimento. De acordo com o relatório Top Global Consumer Trends 2024, mais de 40% dos consumidores se sentiriam confortáveis em receber uma recomendação feita por assistentes de voz. Mas, ao mesmo tempo, não sentiriam o mesmo no caso de respostas a perguntas mais complexas via chatbot. Agora um alerta: é preciso cuidar da segurança no uso de dados, seguindo a legislação sobre o tema, a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.  

6. Histórias que conectam 

Quem não gosta de ouvir boas histórias e de recordar boas memórias. Essa tradição, que muitos herdaram dos avós, pode render ótimas conversas e, também, novas conexões entre os consumidores e as marcas. De tradição, passou a ser uma técnica  usada de diferentes maneiras e em vários segmentos, e a perspectiva é de que ela seja cada vez mais utilizada. Nós estamos falando do  storytelling

Segundo aponta o relatório Ipsos Flair Brasil 2024, os consumidores estão mais abertos e querem construir um relacionamento mais forte e emocional com as marcas. E por aí, como está esse processo? Com quais marcas você deseja se conectar ou fortalecer os laços em 2024?

>>> Influenciando positivamente - E não para por aí, essas histórias também podem ser contadas a partir de parcerias entre marcas e influenciadores. Para isso, é fundamental identificar pessoas que realmente tenham conexão com os valores da empresa ou, no nosso caso, da cooperativa. Os jovens da Geração Z, por exemplo, sempre buscam por dicas dessa maneira. E utilizar os canais digitais também pode ser uma boa, com destaque para as mídias sociais. 

 

 Carimbo SomosCoop
A dica que vamos compartilhar agora vai diretamente para quem deseja se conectar a marcas sustentáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas. Esse recado é para você, consumidor, que considera todos esses fatores na hora de fazer uma pesquisa e decidir comprar algo novo. Tudo isso, você encontra nos produtos e serviços das cooperativas, como comentamos em alguns momentos do texto, mas agora você vai saber como identificá-los. É só procurar pelo carimbo SomosCoop

Sabe o que isso significa na prática? Você estará adquirindo um produto ou serviço de pessoas que se uniram para trabalhar juntas e ganhar mais força no mercado, ganhando em escala e competitividade. As coops têm como base um modelo de negócios que faz questão de promover, ao mesmo tempo, desenvolvimento econômico e inclusão social. E o cuidado com o meio ambiente também está entre as pautas prioritárias das cooperativas. O cooperativismo traz impactos positivos para todos - para quem produz, para quem vende, para quem trabalha e para quem consome. Então fique de olho e procure sempre pelo carimbo SomosCoop.  

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