O coop já conquistou 18,8 milhões de brasileiros

O coop não para de crescer! Ele se consolida mais e mais a cada dia como a melhor alternativa para comercializar o que cada um produz de melhor! Esse movimento atemporal que envolve negócios e prosperidade de forma abrangente e igualitária já representa 8% da nossa população. Segundo o AnuárioCoop – Dados do Cooperativismo Brasileiro 2022, o “censo” do coop, já somos 18,8 milhões de brasileiros adeptos desta corrente do bem.

https://youtu.be/srOwK_TGHwk

O anuário, divulgado nesta sexta-feira (29), apresenta também outros dados que reforçam a relevância do cooperativismo para o desenvolvimento das pessoas e do nosso país. O número de empregos diretos criados por conta do movimento saltou de 455.095, em 2020, para 493.227, em 2021. A participação feminina foi ampliada e atingiu 49% de representatividade, um aumento de 10% em relação ao período anterior. Nos cargos de liderança, em 2020, elas simbolizavam 17% e, em 2021, cresceram para 20%.  

Somamos agora 4.880 cooperativas e o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, atribui esses resultados prósperos ao comprometimento de todos os envolvidos nos sete ramos do coop (Agropecuário; Crédito; Consumo; Infraestrutura; Saúde; Trabalho, Produção de Bens e Serviços; e Transporte) com o bem comum. Segundo ele, os números expressam o quão sólido é o movimento, que continuará a crescer cada vez mais. 

“Estamos muito felizes com os resultados e queremos compartilhar essa alegria com todas as Unidades Estaduais e cooperativas que colaboraram para alcançarmos mais essa conquista. Após dois anos de crise sanitária, fica ainda mais claro que a preocupação com a comunidade faz parte do DNA das sociedades cooperativas e, por isso, elas assumem papel cada vez mais relevante, se mostrando essenciais para a retomada da economia brasileira nesse cenário atual de pós-pandemia e crise financeira em praticamente todo o mundo. Somos, sim, a alternativa que as novas gerações procuram em prol da solidariedade e da colaboração”, destaca o presidente. 

A superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, exalta da participação das mulheres tanto na distribuição por gênero, quanto na participação em cargos de. “Temos trabalhado muito para ampliar a representatividade feminina em nossas cooperativas e aguardávamos com grande expectativa a divulgação desses índices. Eles demonstram que estamos no caminho certo”, comemora Tânia. 

NÚMEROS DOS RAMOS

Embora o maior número de cooperativas e empregados estejam concentrados no Ramo Agro (com 1.170 coops e 1 milhão de empregados), o Ramo Crédito agrega a maior parte dos cooperados, somando 13,9 milhões de pessoas, em 2021, contra 11,9, em 2020. Confira abaixo a quantidade de cooperativas, cooperados e empregados, por ramo: 

  • Agropecuário - 1.170 coops, 1.024.604 cooperados, 239.628 empregados;  
  • Consumo - 247 coops, 2.053.622 cooperados, 14.806 empregados; 
  • Crédito - 763 coops, 13.956.975 cooperados, 89.381 de empregados; 
  • Infraestrutura - 263 coops, 1.241.100 cooperados, 7.026 empregados; 
  • Saúde - 767 coops, 318.704 cooperados, 126.796 empregados; 
  • Trabalho, Produção de Bens e Serviços - 688 coops, 192.874 cooperados, 9.750 empregados; e 
  • Transporte - 982 coops, 99.279 cooperados, 5.800 empregados. 

Expressividade

Você sabia que, no Brasil, 70% das empresas fecham suas portas antes mesmo de completar 10 anos de atuação? Pois no coop é não é assim. Mais de 2,5 mil cooperativas estão no mercado há mais de 20 anos, o que comprova a solidez e a relevância delas para os negócios brasileiros, tanto no mercado interno quanto no externo. Aproximadamente 500 delas exportam seus produtos de forma constante.  

Quer mais dados relevantes? Em 2021, o ativo total do coop brasileiro atingiu a marca de R$ 784,3 bilhões contra R$ 655,5 bi, em 2020. Já o capital social teve acréscimo de 12%, contabilizando R$ 62,02 bilhões. As sobras do exercício, que são os valores que retornam para os cooperados ou são utilizados para novos investimentos, somaram R$ 36,7 bi, quase 60% superior ao do ano anterior quando totalizou R$ 23 bilhões.  

É por esses e vários outros motivos que não cansamos de repetir: O Coop faz muito e faz bem! 

Uma nova onda

Ganhar altura e chegar cada vez mais longe. Assim como uma onda — que vai e vem no mar, e nunca deixa de existir —, a comunicação do cooperativismo está mais forte para avançar, agora com um novo objetivo: mostrar às pessoas o que é o cooperativismo, e as vantagens do nosso jeito de ser e de fazer negócios, preocupado com a sociedade e compromissado com a transformação do mundo em um lugar melhor para todos. 

Com o mote “O coop faz muito e faz bem”, a nova campanha SomosCoop foi lançada neste mês de junho e tem o intuito de apresentar o cooperativismo e os impactos positivos que ele traz para toda a sociedade. Também quer mostrar que o coop pode ser encontrado em todas as áreas da economia e faz, com excelência, tudo o que se propõe. Mais do que isso: o coop faz muito pelo Brasil, pelas comunidades em que atua e por todos os seus cooperados. 

A campanha, novamente estrelada pelo tenista mundialmente premiado Gustavo Kuerten, será dividida em três grandes ondas, ou seja, três grandes momentos com mensagens distintas para o público, mas que compõem uma unidade entre si. A estratégia deste ano será alicerçada nos seguintes conceitos: 1. O conhecimento do cooperativismo; 2. O impacto e a relevância do coop para a sociedade; e 3. O estímulo à sociedade para consumir de cooperativas. 

De acordo com a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, a primeira onda terá como objetivo explicar o cooperativismo.

No primeiro momento, vamos explicar que o cooperativismo é um jeito diferente de fazer negócio, que está presente em todos os setores da economia e que ele traz impactos positivos para toda a comunidade ”, explica.

Segundo ela, uma pesquisa conduzida pelo Sistema OCB mostra que a divulgação do cooperativismo nacionalmente tem trazido resultados positivos a respeito do conhecimento e do reconhecimento do modelo de negócio coop. Entretanto, ainda há dificuldade no entendimento de alguns conceitos. Por isso, para a campanha deste ano, o objetivo é trabalhar com uma linguagem mais coloquial, simples e objetiva.

A gente está buscando uma simplificação do discurso. Queremos que as pessoas que nunca ouviram falar do cooperativismo entendam, de um jeito simples, o que é o cooperativismo e o que ele faz para melhorar a vida das pessoas”, afirmou Samara. 

A gestora conta que, há até pouco tempo, o cooperativismo era explicado como um modelo de negócio no qual as pessoas se juntam para obter melhores resultados. “Agora, em vez de usar ‘modelo de negócio’, falamos em ‘um jeito diferente de fazer negócio, de forma colaborativa ’”. 

A partir do fim de julho, com o lançamento do Anuário do Cooperativismo — documento que divulga os dados consolidados do setor —, tem início uma segunda onda, baseada em informações sobre a evolução e o impacto do coop brasileiro. Nesta etapa, o desafio é mostrar os números do coop, destacar como estamos presentes no dia a dia das pessoas, fazendo a diferença em suas vidas e na economia do país.

Por fim, na última fase da campanha, no último trimestre de 2022, será a hora de trabalhar o convencimento. Depois de a sociedade entender o que é o cooperativismo e reconhecer sua importância, o cidadão será incentivado a escolher, conscientemente, o consumo de produtos e serviços de cooperativas. 

A pessoa está andando no supermercado e, se ela foi impactada nas outras ondas da campanha, ela entende o que é uma cooperativa, que ela traz impactos positivos, e desenvolvimento econômico e social para todos os envolvidos. Então, durante as compras, ela vai pensar: em vez de comprar esse suco A, eu vou comprar esse suco coop. Em vez de escolher uma instituição financeira que vai remeter os lucros para acionistas fora do país, vou colocar o meu dinheiro numa instituição financeira cooperativa, porque sei que uma parte dos resultados vai voltar para mim e uma outra será reinvestida na minha comunidade”, explica Samara.  

A nova campanha SomosCoop terá inserções em TV e rádio, peças para redes sociais, além de outdoors e busdooors. O Sistema OCB também disponibilizará peças para as Unidades Estaduais, que poderão definir estratégias de mídia de acordo com as características regionais.

BENEFÍCIOS PARA TODOS

O Sistema OCB entende que, ao fazer uma campanha nacional sobre o cooperativismo, também está ajudando as cooperativas na ponta, que podem se beneficiar dessa estratégia para promover o seu próprio trabalho — somando e se aliando a esse esforço de comunicação. 

Quando a gente divulga o cooperativismo, a gente facilita o trabalho de comunicação das cooperativas. Porque grande parte das cooperativas precisa ficar se explicando. Se ela faz uma campanha para divulgar o produto ou serviço dela, metade do tempo ela gasta explicando o que é, como é o modelo de negócio dela”, explica Samara.

Carimbo SomosCoop

Com a campanha SomosCoop, o Sistema OCB desenvolveu um carimbo de livre uso pelas cooperativas. O intuito é que essa marca possa ser incluída nos produtos (na embalagem de um café, por exemplo) e nos serviços (nas carteirinhas dos planos de saúde ou nos crachás de trabalhadores terceirizados), para identificar que aquilo que o consumidor está adquirindo carrega os valores do cooperativismo. 

Centenas de cooperativas já utilizam o carimbo para diferenciar e dar crédito aos próprios produtos. É o caso da Cocamar, cooperativa agroindustrial fundada em 1963, com a união de 44 cafeicultores do interior do Paraná.

Utilizar a marca SomosCoop é uma forma de diferenciar os produtos das cooperativas perante os consumidores, transferindo a eles o seu conceito e prestígio. Se são de cooperativas, têm origem, qualidade e são confiáveis”, afirma o presidente executivo da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Divanir Higino. 

Para a gerente de marketing da Frimesa, Elis D´Alessandro, o público formador de opinião costuma valorizar os produtos que seguem uma linha sustentável — e o cooperativismo pratica tudo isso desde o seu início, já que carrega essas preocupações em seu DNA. 

O carimbo SomosCoop mostra para o público que o nosso produto respeita as questões de sustentabilidade e é socialmente justo, porque as cooperativas estão à frente nesse cuidado com as pessoas, com o meio ambiente e com o desenvolvimento das comunidades. O cooperativismo tem essa cultura de pensar no todo e no resultado para todos”, avalia Elis, acrescentando que o carimbo agrega valor à marca. 

Na Frimesa, cooperativa do setor de alimentos sediada em Medianeira, no Paraná, o carimbo SomosCoop pode ser visto em todas as caixas de expedição — aquelas que chegam aos supermercados — e em produtos como o hambúrguer, o leite e o iogurte. 

Para o diretor-presidente da Cooperativa Agroindustrial Copagril, Ricardo Sílvio Chaplao carimbo facilita a identificação dos produtos, ajuda a criar uma forte ligação cooperativista e a demostrar o orgulho de ser coop.   

Nós usamos o carimbo para que as pessoas consigam identificar nossos produtos e serviços que demonstram a importância do cooperativismo. Queremos que a pessoa saiba que, fazendo essa aquisição, ela gera um impacto positivo. Dentro da Copagril, somos mais de 5 mil associados, a maioria de pequenos produtores rurais no oeste do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul”, explica Chapla. 

Atualmente, o carimbo SomosCoop é usado em praticamente todas as embalagens de produtos de varejo da Copagril, como macarrão, café, arroz, feijão, amido de milho, polvilho, pepino e azeitona.

Resultados concretos

Desde que a campanha SomosCoop passou a ser divulgada nacionalmente, na televisão, no rádio e na internet, aumentou o conhecimento das pessoas sobre o nosso jeito de ser e de fazer negócios. Quer uma prova? 

Antes do lançamento da campanha publicitária de 2020, já com Gustavo Kuerten como embaixador do cooperativismo, o Sistema OCB realizou uma pesquisa para entender a compreensão dos brasileiros sobre o coop. No estudo, realizado em 2018, quando solicitados a “citar o nome de uma cooperativa que você conhece ou já ouviu falar”, apenas 44% dos entrevistados souberam responder. Em 2021, depois da divulgação maciça do SomosCoop, a mesma pergunta foi feita em uma nova pesquisa. Dessa vez, 70% dos entrevistados conseguiram citar o nome de uma cooperativa — um aumento considerável, de 26 pontos percentuais. 

“Nossa campanha de comunicação ajudou, mas as cooperativas também têm um trabalho fundamental de divulgação do cooperativismo. Quando, por exemplo, a Unimed escolhe colocar o carimbo SomosCoop nas carteirinhas de todos os planos de saúde, ela está divulgando o movimento e gerando valor para o coop, e também para a Unimed. É um ganha-ganha. A gente faz um trabalho grande para divulgar o coop e mostrar seus benefícios, mas, com certeza, ele só gera resultado quando o público consegue identificar as cooperativas lá na ponta.”

Esta matéria foi escrita por Lílian Beraldo e está publicada na Edição 38 da revista Saber Cooperar.

Prazer, somos o cooperativismo no Brasil!

Levar o cooperativismo ainda mais longe, de um jeito didático e inspirador. Foi pensando nisso que lançamos o Manifesto SomosCoop. A peça busca sensibilizar a sociedade sobre o potencial de transformação socioeconômico do cooperativismo e soma forças à nova onda da campanha do SomosCoop - o movimento que existe para divulgar o coop à toda sociedade -, que saiu do forno nesse mês de junho e conta ainda com materiais de divulgação para redes sociais e mídia off-line. 

Além da atuação em diferentes frentes de comunicação para disseminar o movimento à toda sociedade e fomentar a escolha de produtos e serviços cooperativistas, o filme é uma peça impactante, emocional e que traz a diversidade que o cooperativismo abarca. Tanto na variedade de sotaques presentes na locução, como na escolha das cenas sobre os diferentes setores da economia nos quais o coop está presente, o intuito é mostrar que o coop está fazendo muito e fazendo bem. 

“Precisávamos de um outro meio para explicar o movimento para todo o país e decidimos criar o Manifesto para falar do cooperativismo de uma forma ainda mais inspiradora. Este não é uma mudança de posicionamento do SomosCoop, mas uma evolução na nossa forma de falar sobre o coop, para reverberar para toda sociedade as nossas potencialidades”, explica a gerente de comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo.  

Confira o Manifesto: 

https://youtu.be/8ctymfoR9KY

O cooperativismo está presente em todos os setores da economia, que segue inovando a cada dia. Diante da realidade atual, onde as novas gerações cobram por uma economia mais justa e solidária, o movimento serve como uma luva, e se revela como uma atual e necessária forma de gerar renda e prosperidade aos envolvidos e às comunidades em que atua, por meio de um ciclo virtuoso

Ao invés de continuar seguindo regras impostas pelas grandes corporações, o modelo é guiado por seus próprios princípios e valores, e angariou pessoas com a intenção de fazer mais e melhor e para todos. Com inovação e respostas rápidas às demandas da sociedade, o jeito humano do coop cativa e convida todos a praticarem a solidariedade, sem deixar de obter ganhos reais para melhorar a vida das pessoas. O segredo do coop está na força da união. 

Viu como o coop faz muito e faz bem? 

Dia Internacional do Cooperativismo: celebre com a gente!

Neste ano de 2022, o Dia Internacional do Cooperativismo é ainda mais especial por ser a 100º celebração da data. A celebração vai acontecer globalmente neste sábado, dia 2 de julho, e faz parte do calendário oficial das Nações Unidas. O tema “As cooperativas constroem um mundo melhor” foi definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) para relembrar o que foi utilizado em 2012, quando comemorou-se o Ano Internacional das Cooperativas.  

O intuito é disseminar, mais uma vez mais, a contribuição singular das cooperativas para fazer do mundo um lugar melhor, mais justo e próspero para todos, como o que vem sendo mostrado há um século. Assim, junto das cooperativas, cooperados e parceiros, estamos nos preparando para celebrar #CoopsDay de um jeito inédito e inovador, para mostrar como as cooperativas fazem um mundo melhor com um modelo de negócio feito de pessoas e para pessoas

Para deixar a comemoração ainda mais especial, lançamos uma comunicação pra lá de divertida em nossas redes sociais (Instagram e Facebook). Afinal, não é porque o nosso movimento existe há mais de 100 anos que ele não pode inovar na linguagem e falar de um jeito diferente, especialmente com os jovens, não é? 

Nós já sabemos que o coop faz o agro, o crédito, a saúde, o consumo, a infraestrutura, o trabalho, transporte e até a produção de bens e serviços ficarem melhores. Certo? Pensando nisso, começamos a imaginar que coisas seriam melhores se trouxessem a ideia do coop em seu DNA. 

Bicicleta, mochila...tem cada ideia lá nas redes sociais do SomosCoop (Instagram e Facebook) que só vendo, e os resultados são surpreendentes! 

E aí, queremos saber de você:  

Que coisa ficaria ainda melhor #SeFosseCoop? 

A partir de sexta, dia 1º de julho, você poderá responder essa pergunta lá nos stories do Instagram SomosCoop. Dê um pulinho lá pra conferir e exercitar a criatividade.  

Ahhh, vamos preparar colagens das ideias inusitadas de coisas que poderiam ser coop para este 100º Dia Internacional do Cooperativismo ficar ainda mais divertido! 

E pra quem curte o tema cooperação:

Estamos preparando um episódio especial do Naruhodo – o podcast para quem tem fome de aprender ciência, curiosidades e desafios – para falar de cooperação com o público jovem e levar o cooperativismo ainda mais longe. O episódio vai ao ar no sábado, dia 2 de julho, e estará disponível nas principais plataformas para você e compartilhar o coop com amigos e familiares. 

Vem com a gente celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo de um jeito diferente e mostrar que as cooperativas constroem um mundo melhor. 

Participe do #CoopsDay! 

Cooperativismo de plataforma

As coops de plataforma são organizações que viabilizam — por meio de sites e aplicativos — interações entre trabalhadores e consumidores de forma eficiente e segura. Elas se diferenciam de outras plataformas comerciais, como o IFood, Uber e o AirBnB, por transformarem os fornecedores e os usuários dos serviços em donos do negócio. Isso permite que eles:  

  • definam uma remuneração justa pelos serviços prestados; 
  • criem fundos de proteção e melhoria da qualidade de vida do associado; 
  • decidam como querem reinvestir e distribuir os recursos recebidos.  

Por essas e outras, pesquisadores apontam o cooperativismo de plataforma como um ótimo caminho a seguir no futuro do trabalho. Para eles, o coop tem potencial para se transformar em uma referência mundial de sucesso na reconstrução das relações trabalhistas do século XXI, cada vez mais precárias por conta da chamada “uberização” da economia.  

E vale destacar: além de todos os benefícios já citados, as cooperativas de plataforma — assim como todo o coop — têm compromisso de apoiar o desenvolvimento das comunidades onde estão situadas. Uma política muito mais justa e sustentável, que garante a aplicação do dinheiro arrecadado no Brasil aqui mesmo, em nosso país.  

Ou seja, no fim das contas, esse é um jeito diferente de melhorar a vida do trabalhador e ajudar a economia a crescer.  

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