DICC: Vamos discutir a relação?

Um e-book para quem quer ter um relacionamento longo e duradouro com o dinheiro.

Você já parou para pensar quem está no comando da sua vida quando o assunto é dinheiro: razão ou  emoção? 

A preocupação com o bem estar social e econômico das pessoas, está no DNA do cooperativismo. Temos uma longa tradição de oferecer educação financeira para os nossos cooperados. Não é à toa que as coops de crédito são as maiores participantes e contribuem de forma decisiva em eventos como a Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), promovida anualmente pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF).

Na 7ª edição da Semana ENEF, realizada em 2020, as cooperativas de crédito realizaram 2.290 ações e 545 campanhas, equivalentes a 86% do total de iniciativas de todo o país. Além disso, foram responsáveis por 53% do público alcançado.

Agora, o Sistema OCB dá mais um passo para ajudar os brasileiros na busca por uma vida financeira saudável. Com este e-book, vamos mostrar que a boa gestão do seu dinheiro começa com o autoconhecimento. Pouco adianta ser craque em técnicas de gestão financeira, entender tudo sobre juros ou saber negociar na hora de uma compra se não reconhecer as emoções e os modelos que influenciam suas decisões.

Baixe o e-book, gratuitamente, aqui!

E se quiser se aprofundar ainda mais, o Sistema OCB disponibiliza, em sua plataforma CapacitaCoop, o curso Gestão de Finanças Pessoais (GFP) - desenvolvido pelo Banco Central do Brasil e disponível para toda a sociedade. O curso apresenta conceitos básicos de gestão de finanças pessoais e estimula a reflexão sobre temas do cotidiano das pessoas de forma lúdica, além de oferecer informações e ferramentas para gerir suas finanças.

O curso aborda os seguintes módulos/temas: nossa relação com o dinheiro, orçamento pessoal ou familiar, crédito e endividamento, consumo planejado e consciente, poupança e investimento, prevenção e proteção e consumindo serviços financeiros.

Acesse a plataforma www.capacita.coop.br e se inscreva, gratuitamente!

Aurora: mais Coop do que nunca!

A super conhecida marca de alimentos AURORA - uma central formada por 11 cooperativas dos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul - aquela, que você encontra sempre que vai so supermercado próximo à sua casa... ela, mesma: está de nome novo!

AURORA agora é AURORA COOP. A nova marca institucional da Cooperativa Central Aurora Alimentos traduz o universo cultural e econômico e traz o COOP em destaque para realçar os princípios e valores do modelo de negócio cooperativista, que se mantêm fiéis e inalterados na Aurora, desde a sua fundação, em 1969.

"A Aurora é a mesma cooperativa, com a mesma essência alicerçada no cuidado com as pessoas e na sustentabilidade de uma cadeia que envolve mais de 100 mil famílias. Esse sistema coordenado promove o desenvolvimento regional, a sucessão e permanência das famílias no campo com qualidade de vida, e o acesso essencial a alimentos seguros e de qualidade a milhares de famílias", divulgou a diretoria da Aurora em nota oficial em seu site na última terça-feira, 28/10.

Com 52 anos de atuação no mercado brasileiro e forte presença internacional, a Aurora Alimentos é hoje o terceiro maior conglomerado industrial do segmento de proteína animal no País. É uma cooperativa central que emprega 40 mil trabalhadores diretos e pertence a 11 cooperativas agropecuárias, as quais reúnem cerca de 70 mil famílias no campo.

"Para nós é motivo de orgulho dobrado: comemorar o sucesso da Aurora, essa cooperativa exemplo que temos em nosso meio, e saber que o 'nosso coop' vai chegar com muito mais destaque, força e entusiasmo para milhões de brasileiros", comentou a diretoria do Sistema OCB, também em nota.

Cooperativismo na Globo



Tudo o que as cooperativas fazem de bom pelo Brasil, além dos diferenciais desse modelo, foi pauta do programa matinal É de casa, da Globo, deste sábado (25/9). Os apresentadores Patrícia Poeta e André Marques destacaram que o cooperativismo é feito por e para pessoas e que as cooperativas transformam, para melhor, a vida de milhares de brasileiros.

E, por meio de um vídeo, o atleta que se tornou embaixador do movimento SomosCoop em nível nacional, o tenista Gustavo Kuerten, respondeu as perguntas mais recorrentes quando o assunto envolve as cooperativas brasileiras. Quer saber quais são? Então, clica aqui.

Revista Languiru está no ar

Já imaginou saber a origem do morango que você está consumindo? E a localização da propriedade que cultivou a beterraba que acaba de chegar no depósito do supermercado? A partir de agora, essas e outras informações estão ao alcance dos clientes dos Supermercados Languiru.

Este é o assunto de destaque da mais nova edição da revista Languiru Agronegócios que já está no ar. A reportagem traz a informação de que o setor de Hortifrúti do Departamento Técnico da cooperativa está finalizando mais uma etapa do sistema de rastreabilidade que permite acompanhar a produção de legumes, verduras e frutas em propriedades de associados da Cooperativa Languiru.

Vale destacar que esse projeto iniciou em 2019 para adequar os produtores que integram o Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo à legislação.

Legal, não é mesmo?! Essa é mais uma prova de que – muito mais do que atender à legislação – a Languiru e as outras cooperativas do Brasil se preocupam com a saúde e bem-estar dos associados.

Além deste assunto, você também confere uma entrevista exclusiva com o presidente regional das Américas da empresa Claas, Leif Magnusson. Para ele, “a tecnologia será inevitável no futuro, e os agricultores devem adotar uma abordagem proativa”.

A Languiru é uma das cooperativas que já aderiram ao Movimento SomosCoop e sente tanto orgulho disso, que estampa o logotipo do movimento em suas peças de marketing. Se a sua coop ainda não faz parte, conheça e vem transformar o Brasil num lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.

Clique aqui para ler a revista.

Coocafé encerra com sucesso a 10ª edição da Feira de Negócios

Os anos passam e novos desafios surgem. Chegar ao ápice do sucesso em uma ação e mantê-la com a mesma excelência depende muito do empenho e dedicação de todos. E assim podemos definir a equipe Coocafé: empenhada e dedicada. Mais uma vez a cooperativa venceu desafios, ultrapassou barreiras e encerrou mais uma edição da Feira de Negócios, com resultados históricos.

A 10ª Feira de Negócios Coocafé Digital / Delivery foi realizada nos últimos dias 2 a 7 de agosto. Novamente em formato híbrido, com atendimento virtual através do hot site, específico para a ação, e também do app do cooperado; e na modalidade presencial, as unidades comerciais da cooperativa deram todo suporte aos associados, sempre seguindo as orientações e regras de prevenção à Covid. Segundo o superintendente técnico-comercial da Coocafé, Waldir Francese Filho, a participação dos cooperados superou as expectativas. A quantidade de atendimentos e o volume de negócios foram surpreendentes. E realmente os cooperados aderiram à ideia e participaram em peso da Feira, aprovando o evento, como ressaltam o cooperado Coocafé de Ibatiba/ES, José Maria Pereira e sua esposa: “essa feira que a Coocafé vem realizando ao longo dos anos tem ajudado muito o produtor. Fizemos bons negócios nessa edição da feira”.

O diretor de produção e comercialização da cooperativa, Pedro Araújo, em entrevista à rádio Mania FM 95,5, reforçou que “nossa equipe trabalha sintonizada, a gente só vende aquilo que o nosso cooperado precisa, aquilo que tem custo-benefício para o produtor”.

Parcerias

As parcerias são fundamentais para a realização de um evento como a Feira de Negócios. Já são 10 anos compartilhando esse evento com empresas sérias, que estão sempre buscando ofertar tecnologia, inovação e produtos de qualidade para viabilizar bons negócios aos associados, ao encontro da visão e missão da cooperativa, que é oferecer soluções integradas e estar sempre comprometida com o desenvolvimento. Ao todo, foram mais de 40 parceiros comerciais e institucionais. Além da exposição dos produtos no showroom das lojas Coocafé e presença de alguns parceiros durante a realização do evento, todos também puderam expor seus produtos em estandes virtuais no hot site da feira.

A participação das empresas possibilitou também, novamente, a contribuição com a responsabilidade social realizada através do evento, que todos os anos repassa o investimento dos parceiros para instituições sociais da região de atuação da cooperativa. Mais de 11 instituições foram beneficiadas.

Comunicação com os públicos

No novo normal, a comunicação precisa estar afiada e a propagação do evento faz diferença. Mais uma vez a Coocafé fez ampla divulgação no período antecedentes à Feira, rádios da região, TV, portais regionais, estaduais e nacionais, outdoor’s. A cooperativa investiu também no Marketing Digital, através das redes sociais, e-mail marketing direcionado aos púbicos e influenciadores digitais. Uma das ações que fizeram mais sucesso foi a humanização da persona que representa os cooperados da Coocafé – o João Gourmet.

A TV Coocafé tornou possível essa comunicação interna ser mais efetiva e uniforme. A rádio Mania FM, parceira da Coocafé também em outras ações, realizou a cobertura do evento com entrevistas com a diretoria e superintendência. Além dessas ações, outras mídias foram utilizadas para convidar os cooperados a participarem do evento.

Unidos por um só propósito

Como diz o político e escritor britânico, Benjamin Disraeli, “o segredo do sucesso é a constância do propósito”. Esse pensamento faz com que a Coocafé destaque o quanto a essência de um cooperativismo construído a várias mãos está cada vez mais enraizada em suas ações. Ao encerrar com sucesso e o sentimento de dever cumprido, o diretor presidente, Fernando Cerqueira, disse que a cooperativa realizou uma excelente feira.

“Agradeço a Deus primeiramente que nos permitiu realizar esse evento e a todos os colaboradores que se empenharam. Aos parceiros que nos apoiaram e, principalmente, aos cooperados que participaram e fizeram essa feira acontecer”.

O evento contou com o apoio dos parceiros do Planejamento Estratégico de Marketing: Sicoob Credicaf, Yara Brasil Fertilizantes, Grupo Vittia, Syngenta, Palinialves, Fertilizantes Heringer, Alltech, Café Brasil, ICL e FMC.

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